18 de julho de 2016

Dentro das ações de conscientização de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do projeto Univer-Cidade e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, realiza no de 8 a 12 de agosto, o curso “Ecologia Política no contexto do desenvolvimento”.

A atividade será realizada no Câmpus VII, sediado em Patos, no Sertão do Estado. A abertura será no Auditório do Sebrae, com debate sobre água e saúde pública envolvendo UEPB, Secretaria de Saúde do Estado, Rede Waterlat, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As inscrições para os interessados serão realizadas no período de 25 de julho a 5 de agosto, no site do PPGDR (http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgdr/) e pelo email da direção do Câmpus VII (direcao@ccea.uepb.edu.br). A iniciativa terá como pano de fundo temático a determinação social das arboviroses (dengue, zika e chicungunya) e, além da parte prática, contará com ações pontuais a serem realizadas em Sumé e em João Pessoa.

Segundo o professor Cidoval Morais, o curso oferece uma revisão introdutória à ecologia política entendida como o estudo interdisciplinar dos conflitos sociais em relação à os processos ecológico-ambientais, no marco do debate sobre o desenvolvimento. “O enfoque adotado é o da ecologia política crítica, que procura aprofundar a coordenação interdisciplinar tanto ao interior das ciências sociais, em particular a Sociologia, a Geografia, a Antropologia, a Economia Ecológica e a Ciência Política, assim como também entre estas e a história social e ambiental e as contribuições das ciências naturais, físicas e tecnológicas” explicou o professor.

O curso oferece uma revisão introdutória da trajetória e do estado atual do campo interdisciplinar da ecologia política. Está desenhado para prover um enfoque balanceado aos debates teóricos centrais que têm acontecido nas últimas duas décadas, particularmente na Europa e América do Norte. Procura também aportar a discussão sobre as tendências, possibilidades e desafios que enfrentam os países da América Latina em relação a produção de conhecimento científico sobre as inter-relações entre os processos ecológicos e sociais.

Mesmo integrando o quadro de componentes curriculares eletivos do PPGDR, o curso é aberto a alunos de graduação, agentes de saúde, vigilância sanitária, agentes de desenvolvimento, lideranças de movimentos sociais, pesquisadores e interessados na relação saúde e desenvolvimento. Para estes será emitido certificado de participação. Já para os que pretendem cursar como disciplina haverá uma atividade extra, com trabalho de conclusão.

A ideia é que o curso seja realizado nos demais câmpus da UEPB e nas instituições parceiras. Um dos destaques do curso, será o professor Jose Esteban Castro. Colaborador do PPGDR, ele ministrará, ainda, palestra no dia 10 de agosto, à noite, em João Pessoa, e realizará uma visita técnica com a equipe do Univer-Cidade às obras de transposição do Rio São Francisco. De 15 a 17 de agosto, ele estará em ação em Sumé, também pelo projeto, em parceria com a UFCG.

Outras informações: (83) 3421-1475 / 3421-3251.

Texto: Severino Lopes

O post Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Projeto Univer-Cidade realizam curso sobre ecologia política apareceu primeiro em UEPB.