26 de abril de 2016

solar4

Teve início segunda-feira (25) o curso de Instalação e Manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico, promovido pelo curso de Física do Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Patos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Até o próximo dia 6 de maio, 24 alunos, divididos em duas turmas, desenvolverão atividades que envolvem tecnologia do uso da energia solar voltada para a obtenção de energia elétrica.

De acordo com o professor Valdeci Mestre, além do princípio de funcionamento dessa tecnologia, sua utilização e manutenção do sistema fotovoltaico, os alunos estão tendo aulas sobre os estudos que englobam painéis solares, principais características dos raios solares, estudo dos reguladores de carga. Ele ainda afirmou que esse curso é fundamental para a formação dos graduandos, uma vez que muitas empresas que utilizam essa tecnologia estão se instalando na região do Sertão da Paraíba.

solar1

“Pela grande incidência de raios solares nessa região, esse tipo de tecnologia vem sendo utilizada cada vez mais por empresas internacionais que trabalham com o Sistema Solar Fotovoltaico. Recentemente, na cidade de Malta, serão investidos mais de R$ 300 milhões e nós precisamos preparar nossos alunos para o mercado da melhor maneira possível. Além disso, estão em curso muitas obras públicas com instalação de painéis solares em casas populares e automação de bombas para utilização de água de poços e rios”, explicou o professor Valdeci.

As aulas do curso de Instalação e Manutenção de Sistema Solar Fotovoltaico estão sendo ministradas pelo professor do Senai, Kleiton Oliveira Santos. A atividade é destinada apenas aos estudantes aprovados nas disciplinas Física Geral III e Ótica Geométrica, que tenha obtido CRE acima de 7,0.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

O post Estudantes de Física do Câmpus de Patos participam de curso sobre Sistema Solar Fotovoltaico apareceu primeiro em UEPB.