Universidade Estadual forma novos 86 profissionais na área de Ciências Exatas do Câmpus de Patos

23 de setembro de 2014

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Câmpus de Patos, colocou no mercado de trabalho novos 86 profissionais dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas (Química, Física e Matemática), Licenciatura em Computação e Bacharelado em Administração, além de docentes da primeira turma de Licenciatura Pedagogia/Parfor – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, durante solenidade de Colação de Grau do período 2014.1, realizada na noite desta sexta-feira, no Auditório do Câmous VII.

O vice-reitor Etham Barbosa foi o presidente da cerimônia, que contou, ainda, com a presença do diretor do Câmpus VII, professor Odilon Avelino da Cunha; da diretora adjunta, professora Cheyenne Ribeiro; da professora Adalgisa Rasia, coordenadora Geral do Parfor/UEPB; da secretária adjunta de Educação de Patos, Rita de Cássia Feitosa; da professora Francileide Lucena, diretora do IFPB de Catolé do Rocha; e do coronel Cunha Rolim que representou o comandante geral da Polícia Militar, Euler Chaves.

imagem-3668O juramento das turmas foi feiro pelo estudante Jucélio Soares dos Santos, do curso de Licenciatura em Computação, enquanto que o formando Gustavo Cassimiro Silva, do curso Bacharelado em Administração, foi o Orador Oficial das turmas concluintes.

Paraninfo geral das turmas, o professor Dante Flávio Oliveira Passos fez um discurso emocionante. Ele falou de lutas, sonhos e desafios e enfatizou que a evolução da humanidade sempre foi marcada por lutas e batalhas. Destacou a importância da fé e da formação de uma consciência crítica dos novos profissionais para intervir na realidade onde se encontram inseridos. Ele também ressaltou a importância do conhecimento e aconselhou os formandos a persistirem na busca pela qualificação.

imagem-3617O diretor do Câmpus VII, professor Odilon Avelino da Cunha, também ressaltou a importância do momento e disse que o sentimento de todos era de sensação do dever cumprido. Ele observou que os novos profissionais levam para o resto de suas vidas um pouco da UEPB pelo que conseguiram de aprendizado, mas também deixaram marcas para a Instituição. Como incentivo, professor Odilon observou que o mais importante para os novos graduados é ser um ser humano melhor e tentar transformar a sociedade por meio do conhecimento.

etham2Presidente da solenidade, o vice-reitor Etham Barbosa disse que a Universidade se esforçou para garantir uma formação de qualidade para todos. Ele também destacou a importância dos novos graduados estarem atentos às grandes transformações do tempo, impostas pelo avanço da tecnologia. “Por causa da globalização e abertura de mercado, o progresso chegou rapidamente nas cidades. Patos experimentou esse fenômeno mundial com as marcas do progresso visíveis em toda parte. As mudanças de época são vertiginosas e chegam com muitas perspectivas, exigindo qualificações de seus profissionais. Não existem mais fronteiras políticas e econômicas”, frisou.

A solenidade de Colação de Grau oi encerrada com a conferência do grau acadêmico. Representantes de cada turma colaram grau em nome dos colegas, conferido pelos coordenadores de cada curso.