CH

CH

Centro de Humanidades

Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB

12 de novembro de 2019

Na última quarta-feira (6), foi a vez do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receber uma etapa da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. Promovido pela Instituição, através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), em parceria local com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Guarabira, o evento foi prestigiado por um grande público. Nos períodos da manhã e da tarde, a iniciativa teve como sede o Auditório do Centro de Humanidades (CH), onde ocorreram palestras, oficinas e apresentações com o Grupo Acauã da Serra, oriundo da UEPB. No turno da noite, houve exibições artísticas na Praça João Pessoa.

O pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, explicou ser uma honra para ele estar em Guarabira, terra fértil em talentos da cultura popular. “Em um momento delicado como o que o Brasil vive agora, viemos unir forças aqui para defender os saberes tradicionais e costumes do Nordeste, a nossa música e os nossos instrumentistas”, apontou. Concordando com Andrade, a diretora do Campus, Ivonildes Fonseca, destacou o quão adverso se mostra o cenário nacional. “Nesse contexto, precisamos ter em mente que a arte salva. Ela é um elemento fundamental para agregar pensamentos semelhantes, para manter-nos centrados em ações positivas”, asseverou.

Para o coordenador local da ação, Percinaldo Toscano, as expectativas para o Encontro eram as melhores. “É o terceiro ano que participamos e sempre com muita alegria por trazer essas práticas para a nossa região. Os artistas locais agradecem a homenagem”, disse. O secretário de Cultura e Turismo do município, Tarcísio Pereira, relatou como uma satisfação a parceria realizada. “É um evento que dignifica a cidade. Ficamos felizes por colaborar e nosso desejo é que toda a comunidade aproveite a programação”, enfatizou.

Como mestre de cerimônias, a ocasião dispôs do cantor Massilon Gonzaga. As declamações foram efetivadas por Neto Ferreira, Lino Sapo, J. Lima e Vicente Barbosa. Já as oficinas e palestras se deram através de Luizinho Calixto, considerado um especialista nos oito baixos, e Xico Nóbrega, versando sobre a vida e a obra de Jackson do Pandeiro.

Estudantes do Centros Educacionais Osmar de Aquino e Dom Hélder Câmara, escolas públicas de Guarabira, foram prestigiar as atividades. Dentre os que também integraram esta etapa do Encontro, figuravam os professores do Centro Artístico Cultural da UEPB, João Batista, Caio César, Bruno Giovanni, Erivan Ferreira e Roberto de Almeida; o músico Joao Calixto; a percussionista Sabrina Gomes; a curadora da área de Cordel do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Joseilda Diniz; o secretário do Centro de Humanidades (CH), Baltazar Filho, e a diretora adjunta do Câmpus, Cléoma Toscano, entre outros.

Profissão: sanfoneiro

Um dos inscritos era Ivan Martins, há mais de 45 anos sanfoneiro de profissão. Dono de uma carreira admirável, ele informou que em breve lançará seu primeiro CD. O trabalho terá sete faixas, todas autorais. Ivan já tocou com Benito de Paula, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano e foi componente da Banda Anjos e Demônios. Ainda em 2017 fez uma turnê pela França.

Outra sanfoneira famosa que esteve no Encontro foi Olga Soares, de 66 anos. Natural de Alagoa Grande, ela fez um depoimento tocante sobre sua trajetória. “Desde criança, tenho o acordeom como meu companheiro. Meu pai era músico. Foi um homem visionário. Ele acreditou no meu potencial. Um dia ele perguntou aos meus sete irmãos e a mim, quem gostaria de estudar música e só eu mostrei interesse. Eu tinha apenas 9 anos e disse que queria uma sanfona”, narrou. Segundo Olga, por isso, o pai virou motivo de chacota entre os amigos, pois naquela época era incomum uma mulher ser do meio artístico. “O preconceito sempre existiu. Qualquer musicista terminava sendo considerada fácil, uma pessoa desavergonhada. Mas meu pai não se importou. Ele resistiu a todas as críticas e me incentivou o tempo todo”, concluiu.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa e Uirá Agra

O post Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico

Array ( [post_title] => Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico [post_content] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na noite desta terça-feira (17), na Casa de Festas Maison D’Mel, em Guarabira, a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2019.2 dos cursos de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III. A cerimônia foi presidida pelo reitor em exercício, professor Flávio Romero Guimarães, e contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, além de autoridades locais.

Ao todo, colaram grau 243 formandos que, agora, passam a estarem aptos ao mercado de trabalho na área de formação que escolheram. No momento do juramento, eles foram representados pela concluinte Alice dos Santos Correia, do Curso de Letras/Português. O Orador Oficial foi o formando Henrique Almeida de Andrade, do Curso de Geografia que, em seu discurso, enalteceu o sentimento de gratidão aos professores, funcionários e colegas de turma da UEPB, além de pais, amigos e familiares pelo apoio ao longo da jornada acadêmica.

“Enquanto percorremos a trilha de cada um dos nossos cursos, aprendemos cada vez mais a sermos gratos. A partir da conclusão das nossas graduações, devemos ser gratos a nós mesmos também, por todo sacrifício e obstáculo vencidos. Nesse momento de finalização de uma etapa importante das nossas vidas, nos tornamos aptos para mostrar a todos o resultado desses anos de estudo e esforço. Se já éramos cidadãos antes de entrarmos na Universidade, agora somos cidadãos com o dever de espalhar educação e justiça em tempos tão sombrios”, destacou Henrique.

Homenageada pelas turmas, a paraninfa Marceleuze de Araújo resgatou um pouco da história do Centro de Humanidades e destacou a magnitude do Câmpus III da UEPB. “Me refiro principalmente à grandeza do material humano que constitui o espírito desse Câmpus, representado pelos seus professores, alunos e funcionários. Numa situação em que a universidade pública vive um momento de perseguição, ataque, negação de seu valor e difamação, reconhecemos a necessidade de reafirmar nossos valores e permanecermos unidos”, frisou.

Marceleuze enfatizou, ainda, que “pelo trabalho, pelas pesquisas, pela intercolaboração e pela vivência universitária de cada um e de todos, bem como pela alquimia do grande mestre tempo, temos hoje este espaço de saber e resistência, que é o Centro de Humanidades Omar Aquino. Nessa hora, vejo que tudo fez sentido e sou levada a exaltar: Viva a universidade pública! Viva a UEPB”.

A professora Ivonildes Fonseca, diretora do Centro de Humanidades, também discursou na solenidade, e destacou a importância do ritual de passagem que é a Colação de Grau, marcando a conclusão de um curso superior e reconhecendo a qualificação de cada formando para exercer uma profissão. “Para estarem aqui, o processo de preparação foi longo. Sabemos que foram muitas e diversas dificuldades enfrentadas e, com garra pela vida, vocês saem daqui com a chancela da Universidade Estadual da Paraíba. Não queremos uma sociedade estruturada por desigualdades, reprodutora de preconceitos e destruidora de sonhos. Que vocês tenham consciência da posição que ocupam e sejam luz. Se cuidem, cuidem das pessoas, cuidem da Paraíba, de Guarabira, do Brasil e levem a UEB para cada canto que for”, ressaltou a diretora.

O professor Altamir Dias, pró-reitor adjunto de Graduação, parabenizou os formandos pelo momento de conquista e salientou que, com a Colação de Grau, a UEPB prestava contas à sociedade paraibana, apresentando-lhe novos profissionais de excelência formados na Instituição. Ele enfatizou a necessidade dos formandos não perderem a capacidade de indignar-se com as injustiças, com as desigualdades, com a falta de horizontes, mas também de alimentar a esperança, de sustentar a expectativa no futuro sem anular o presente, de manter sempre sonhos por realizar. “Os desafios serão muitos, mas se hoje, em júbilo, celebram a superação dos obstáculos que a graduação lhes impôs, é certo que mais saberão superar, reverenciando sempre o nome da UEPB e cultivando o orgulho nos corações dos mestres que em nossa Universidade tiveram”, destacou.

Presidente da solenidade, o reitor em exercício, professor Flávio Romero Guimarães, ressaltou que o povo nordestino é, historicamente, talhado na luta e na resistência, sendo essa a raiz identitária da nossa gente, e frisou que cada pessoa pode mudar o presente e o futuro a partir da construção dos seus sonhos. “Cito uma frase de Mário Quintana, poeta e cronista brasileiro: ‘Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a maior inspiração das nossas vidas. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz’. Então todos nós, formandos, formandas, pais e familiares em geral, cônjuges, parceiros, que cada um de nós, mesmo diante das dificuldades, numa crise civilizatória sem precedentes, possamos identificar nas pequenas coisas, os motivos grandes da construção dos nossos futuros e dos nossos sonhos. Que Deus abençoe a todos”, disse.

Após os discursos, foram conferidos os graus acadêmicos. Maurício Torquato, do Curso de Direito; Érica Cabral da Silva, do Curso de Geografia; Antônio Henrique de Goés Neto, do Curso de História; Marina Oliveira Silva, do Curso de Letras/Português; Lilian kasey da Silva, do Curso de Letras/Inglês; e Kamilly da Costa Cardoso, do Curso de Pedagogia representaram seus colegas concluintes ao receberem o grau acadêmico.

Também foi entregue a “Láurea Acadêmica” aos formandos com o melhor aproveitamento acadêmico de cada curso, dentre os concluintes 2019.2, como reconhecimento pela dedicação e desempenho realizado ao longo da sua graduação. Receberam a honraria os formandos Maria Gabrielle Celestino Dias, do Curso de Direito; Pedro Vinícius França Nascimento, do Curso de Geografia; Angélica Rita de Araújo, do Curso de História; Francisco Edinaldo de Pontes, do Curso de Letras/Inglês; Gerlane Rodrigues Trajano, do Curso de Letras/Português; e Mayara Ferreira da Silva, do Curso de Pedagogia.

Compuseram a mesa da solenidade, ao lado do reitor em exercício, a professora Ivonildes Fonseca, diretora do Centro de Humanidades; Cleoma Maria Toscano, diretora adjunta do Centro de Humanidades; Altamir Dias, pró-reitor adjunto de Graduação; Marceleuze de Araújo, Paraninfa Geral das turmas; José Pereira da Silva, pró-reitor de Extensão; Naiara Ferraz, coordenadora do Curso de História; Luciana Silva do Nascimento, coordenadora do Curso de Pedagogia; William Sampaio, coordenador do Curso de Letras; Jossano Mendes, coordenador do Curso de Direito; Leandro Paiva, chefe do Departamento de Geografia; e Carlos Antonio Belarmino, chefe adjunto do Departamento de Geografia.

Acesse também: UEPB solicita que concluintes 2019.2 enviem mídias e dados das turmas para atualização do Portal das Placas

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Paizinha Lemos

O post Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na noite desta terça-feira (17), na Casa de Festas Maison D’Mel, em Guarabira, a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2019.2 dos cursos de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III. A cerimônia foi presidida pelo reitor em exercício, Leia Mais...

O post Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-12-18 10:16:07 [post_date] => 2019-12-18 10:16:07 [post_modified_gmt] => 2019-12-18 10:16:07 [post_modified] => 2019-12-18 10:16:07 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54096 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4344e5631edfffd10c81e012c9502a86 [1] => 2bdbaeb3b10993531de5511d82994ebe ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico

Array ( [post_title] => Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico [post_content] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na noite desta terça-feira (17), na Casa de Festas Maison D’Mel, em Guarabira, a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2019.2 dos cursos de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III. A cerimônia foi presidida pelo reitor em exercício, professor Flávio Romero Guimarães, e contou com a presença de amigos e familiares dos formandos, além de autoridades locais.

Ao todo, colaram grau 243 formandos que, agora, passam a estarem aptos ao mercado de trabalho na área de formação que escolheram. No momento do juramento, eles foram representados pela concluinte Alice dos Santos Correia, do Curso de Letras/Português. O Orador Oficial foi o formando Henrique Almeida de Andrade, do Curso de Geografia que, em seu discurso, enalteceu o sentimento de gratidão aos professores, funcionários e colegas de turma da UEPB, além de pais, amigos e familiares pelo apoio ao longo da jornada acadêmica.

“Enquanto percorremos a trilha de cada um dos nossos cursos, aprendemos cada vez mais a sermos gratos. A partir da conclusão das nossas graduações, devemos ser gratos a nós mesmos também, por todo sacrifício e obstáculo vencidos. Nesse momento de finalização de uma etapa importante das nossas vidas, nos tornamos aptos para mostrar a todos o resultado desses anos de estudo e esforço. Se já éramos cidadãos antes de entrarmos na Universidade, agora somos cidadãos com o dever de espalhar educação e justiça em tempos tão sombrios”, destacou Henrique.

Homenageada pelas turmas, a paraninfa Marceleuze de Araújo resgatou um pouco da história do Centro de Humanidades e destacou a magnitude do Câmpus III da UEPB. “Me refiro principalmente à grandeza do material humano que constitui o espírito desse Câmpus, representado pelos seus professores, alunos e funcionários. Numa situação em que a universidade pública vive um momento de perseguição, ataque, negação de seu valor e difamação, reconhecemos a necessidade de reafirmar nossos valores e permanecermos unidos”, frisou.

Marceleuze enfatizou, ainda, que “pelo trabalho, pelas pesquisas, pela intercolaboração e pela vivência universitária de cada um e de todos, bem como pela alquimia do grande mestre tempo, temos hoje este espaço de saber e resistência, que é o Centro de Humanidades Omar Aquino. Nessa hora, vejo que tudo fez sentido e sou levada a exaltar: Viva a universidade pública! Viva a UEPB”.

A professora Ivonildes Fonseca, diretora do Centro de Humanidades, também discursou na solenidade, e destacou a importância do ritual de passagem que é a Colação de Grau, marcando a conclusão de um curso superior e reconhecendo a qualificação de cada formando para exercer uma profissão. “Para estarem aqui, o processo de preparação foi longo. Sabemos que foram muitas e diversas dificuldades enfrentadas e, com garra pela vida, vocês saem daqui com a chancela da Universidade Estadual da Paraíba. Não queremos uma sociedade estruturada por desigualdades, reprodutora de preconceitos e destruidora de sonhos. Que vocês tenham consciência da posição que ocupam e sejam luz. Se cuidem, cuidem das pessoas, cuidem da Paraíba, de Guarabira, do Brasil e levem a UEB para cada canto que for”, ressaltou a diretora.

O professor Altamir Dias, pró-reitor adjunto de Graduação, parabenizou os formandos pelo momento de conquista e salientou que, com a Colação de Grau, a UEPB prestava contas à sociedade paraibana, apresentando-lhe novos profissionais de excelência formados na Instituição. Ele enfatizou a necessidade dos formandos não perderem a capacidade de indignar-se com as injustiças, com as desigualdades, com a falta de horizontes, mas também de alimentar a esperança, de sustentar a expectativa no futuro sem anular o presente, de manter sempre sonhos por realizar. “Os desafios serão muitos, mas se hoje, em júbilo, celebram a superação dos obstáculos que a graduação lhes impôs, é certo que mais saberão superar, reverenciando sempre o nome da UEPB e cultivando o orgulho nos corações dos mestres que em nossa Universidade tiveram”, destacou.

Presidente da solenidade, o reitor em exercício, professor Flávio Romero Guimarães, ressaltou que o povo nordestino é, historicamente, talhado na luta e na resistência, sendo essa a raiz identitária da nossa gente, e frisou que cada pessoa pode mudar o presente e o futuro a partir da construção dos seus sonhos. “Cito uma frase de Mário Quintana, poeta e cronista brasileiro: ‘Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a maior inspiração das nossas vidas. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz’. Então todos nós, formandos, formandas, pais e familiares em geral, cônjuges, parceiros, que cada um de nós, mesmo diante das dificuldades, numa crise civilizatória sem precedentes, possamos identificar nas pequenas coisas, os motivos grandes da construção dos nossos futuros e dos nossos sonhos. Que Deus abençoe a todos”, disse.

Após os discursos, foram conferidos os graus acadêmicos. Maurício Torquato, do Curso de Direito; Érica Cabral da Silva, do Curso de Geografia; Antônio Henrique de Goés Neto, do Curso de História; Marina Oliveira Silva, do Curso de Letras/Português; Lilian kasey da Silva, do Curso de Letras/Inglês; e Kamilly da Costa Cardoso, do Curso de Pedagogia representaram seus colegas concluintes ao receberem o grau acadêmico.

Também foi entregue a “Láurea Acadêmica” aos formandos com o melhor aproveitamento acadêmico de cada curso, dentre os concluintes 2019.2, como reconhecimento pela dedicação e desempenho realizado ao longo da sua graduação. Receberam a honraria os formandos Maria Gabrielle Celestino Dias, do Curso de Direito; Pedro Vinícius França Nascimento, do Curso de Geografia; Angélica Rita de Araújo, do Curso de História; Francisco Edinaldo de Pontes, do Curso de Letras/Inglês; Gerlane Rodrigues Trajano, do Curso de Letras/Português; e Mayara Ferreira da Silva, do Curso de Pedagogia.

Compuseram a mesa da solenidade, ao lado do reitor em exercício, a professora Ivonildes Fonseca, diretora do Centro de Humanidades; Cleoma Maria Toscano, diretora adjunta do Centro de Humanidades; Altamir Dias, pró-reitor adjunto de Graduação; Marceleuze de Araújo, Paraninfa Geral das turmas; José Pereira da Silva, pró-reitor de Extensão; Naiara Ferraz, coordenadora do Curso de História; Luciana Silva do Nascimento, coordenadora do Curso de Pedagogia; William Sampaio, coordenador do Curso de Letras; Jossano Mendes, coordenador do Curso de Direito; Leandro Paiva, chefe do Departamento de Geografia; e Carlos Antonio Belarmino, chefe adjunto do Departamento de Geografia.

Acesse também: UEPB solicita que concluintes 2019.2 enviem mídias e dados das turmas para atualização do Portal das Placas

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Paizinha Lemos

O post Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na noite desta terça-feira (17), na Casa de Festas Maison D’Mel, em Guarabira, a solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2019.2 dos cursos de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III. A cerimônia foi presidida pelo reitor em exercício, Leia Mais...

O post Concluintes 2019.2 de Direito, História, Pedagogia, Letras e Geografia do Câmpus III colam grau acadêmico apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-12-18 10:16:07 [post_date] => 2019-12-18 10:16:07 [post_modified_gmt] => 2019-12-18 10:16:07 [post_modified] => 2019-12-18 10:16:07 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54096 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4344e5631edfffd10c81e012c9502a86 [1] => 2bdbaeb3b10993531de5511d82994ebe ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => concluintes-2019-2-de-direito-historia-pedagogia-letras-e-geografia-do-campus-iii-colam-grau-academico )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira

Array ( [post_title] => PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira [post_content] =>

A Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (PROAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa à comunidade acadêmica e a população em geral que implantou novas linhas telefônicas nos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira, para ampliar e facilitar o contato com a Instituição.

Em Guarabira, além dos números já existentes, o público poderá também entrar em contato com o Centro de Humanidades através do (83) 9 8753-8089. Já em Lagoa Seca, o novo contato é o (83) 9 8753-7229, ambos da operadora Oi. A ampliação dos contatos se deu em virtude dos rompimentos constantes dos cabos de linhas telefônicas fixas que cobrem a região e prejudicavam o atendimento nos referidos setores.

Texto: Márcia Dias

O post PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (PROAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa à comunidade acadêmica e a população em geral que implantou novas linhas telefônicas nos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira, para ampliar e facilitar o contato com a Instituição. Em Guarabira, além dos números já existentes, o público poderá também entrar em Leia Mais...

O post PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-12-11 12:02:23 [post_date] => 2019-12-11 12:02:23 [post_modified_gmt] => 2019-12-11 12:02:23 [post_modified] => 2019-12-11 12:02:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53851 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 555c3169661ad42350e4d4d4f35b6b73 [1] => 555c3169661ad42350e4d4d4f35b6b73 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 10 [2] => 3 [3] => 39 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira

Array ( [post_title] => PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira [post_content] =>

A Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (PROAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa à comunidade acadêmica e a população em geral que implantou novas linhas telefônicas nos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira, para ampliar e facilitar o contato com a Instituição.

Em Guarabira, além dos números já existentes, o público poderá também entrar em contato com o Centro de Humanidades através do (83) 9 8753-8089. Já em Lagoa Seca, o novo contato é o (83) 9 8753-7229, ambos da operadora Oi. A ampliação dos contatos se deu em virtude dos rompimentos constantes dos cabos de linhas telefônicas fixas que cobrem a região e prejudicavam o atendimento nos referidos setores.

Texto: Márcia Dias

O post PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (PROAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa à comunidade acadêmica e a população em geral que implantou novas linhas telefônicas nos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira, para ampliar e facilitar o contato com a Instituição. Em Guarabira, além dos números já existentes, o público poderá também entrar em Leia Mais...

O post PROAD informa sobre novos números para atendimento ao público dos câmpus de Lagoa Seca e Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-12-11 12:02:23 [post_date] => 2019-12-11 12:02:23 [post_modified_gmt] => 2019-12-11 12:02:23 [post_modified] => 2019-12-11 12:02:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53851 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 555c3169661ad42350e4d4d4f35b6b73 [1] => 555c3169661ad42350e4d4d4f35b6b73 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 22 [1] => 10 [2] => 3 [3] => 39 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => proad-informa-sobre-novos-numeros-para-atendimento-ao-publico-dos-campus-de-lagoa-seca-e-guarabira )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga resultado do exame de proficiência em Inglês

Array ( [post_title] => Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga resultado do exame de proficiência em Inglês [post_content] =>

O Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou o resultado do exame de proficiência em Língua Inglesa. Foram divulgados os nomes dos candidatos que obtiveram nota a partir de 7,0 (sete), índice mínimo para aprovação. Confira a lista de aprovados clicando AQUI.

O post Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga resultado do exame de proficiência em Inglês apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] => O Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou o resultado do exame de proficiência em Língua Inglesa. Foram divulgados os nomes dos candidatos que obtiveram nota a partir de 7,0 (sete), índi... [post_date_gmt] => 2019-12-03 08:05:17 [post_date] => 2019-12-03 08:05:17 [post_modified_gmt] => 2019-12-03 08:05:17 [post_modified] => 2019-12-03 08:05:17 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53623 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4403f29bcef0243251eec71512cc80ed [1] => 4403f29bcef0243251eec71512cc80ed ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga resultado do exame de proficiência em Inglês

Array ( [post_title] => Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga resultado do exame de proficiência em Inglês [post_content] =>

O Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou o resultado do exame de proficiência em Língua Inglesa. Foram divulgados os nomes dos candidatos que obtiveram nota a partir de 7,0 (sete), índice mínimo para aprovação. Confira a lista de aprovados clicando AQUI.

O post Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga resultado do exame de proficiência em Inglês apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] => O Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou o resultado do exame de proficiência em Língua Inglesa. Foram divulgados os nomes dos candidatos que obtiveram nota a partir de 7,0 (sete), índi... [post_date_gmt] => 2019-12-03 08:05:17 [post_date] => 2019-12-03 08:05:17 [post_modified_gmt] => 2019-12-03 08:05:17 [post_modified] => 2019-12-03 08:05:17 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53623 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4403f29bcef0243251eec71512cc80ed [1] => 4403f29bcef0243251eec71512cc80ed ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-resultado-do-exame-de-proficiencia-em-ingles )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social

Array ( [post_title] => Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social [post_content] =>

O Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, está promovendo o 1º Curso de Extensão – A Atuação do Educador Social no âmbito das Políticas Sociais, direcionado aos estudantes do CH e educadores sociais que atuam nas políticas de assistência social, com destaque para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

A atividade tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e metodológicos visando uma atuação qualificada dos educadores nos espaços das políticas sociais. O curso surgiu por iniciativa dos professores Marcelo Saturnino da Silva e Verônica Pessoa da Silva, os quais atualmente estão desenvolvendo pesquisa sobre a temática, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UEPB (Cota 2019-2020). Segundo os idealizadores, a iniciativa foi bem recepcionada pelos alunos do Curso de Pedagogia, bem como pelas equipes técnicas, especificamente, dos CRAS dos municípios de Guarabira e Pilões.

As aulas foram iniciadas no mês de outubro e seguem até final de novembro, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 16h, abordando as temáticas “Estado, Sociedade e Políticas Públicas”, “Questão Social e Política Social”, “A política social no Brasil contemporâneo: entre o favor e o direito”, “A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e sua operacionalização”, “A atuação do educador social no âmbito das políticas sociais” e “Diretrizes teórico-metodológicas para uma atuação educativa qualificada no âmbito das políticas sociais”.

O post Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, está promovendo o 1º Curso de Extensão – A Atuação do Educador Social no âmbito das Políticas Sociais, direcionado aos estudantes do CH e educadores sociais que atuam nas políticas de assistência social, com Leia Mais...

O post Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-25 15:35:54 [post_date] => 2019-11-25 15:35:54 [post_modified_gmt] => 2019-11-25 15:35:54 [post_modified] => 2019-11-25 15:35:54 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53347 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 91eca7b490e34e9a12e603a6cb0af9d8 [1] => 91eca7b490e34e9a12e603a6cb0af9d8 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social

Array ( [post_title] => Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social [post_content] =>

O Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, está promovendo o 1º Curso de Extensão – A Atuação do Educador Social no âmbito das Políticas Sociais, direcionado aos estudantes do CH e educadores sociais que atuam nas políticas de assistência social, com destaque para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

A atividade tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e metodológicos visando uma atuação qualificada dos educadores nos espaços das políticas sociais. O curso surgiu por iniciativa dos professores Marcelo Saturnino da Silva e Verônica Pessoa da Silva, os quais atualmente estão desenvolvendo pesquisa sobre a temática, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UEPB (Cota 2019-2020). Segundo os idealizadores, a iniciativa foi bem recepcionada pelos alunos do Curso de Pedagogia, bem como pelas equipes técnicas, especificamente, dos CRAS dos municípios de Guarabira e Pilões.

As aulas foram iniciadas no mês de outubro e seguem até final de novembro, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 16h, abordando as temáticas “Estado, Sociedade e Políticas Públicas”, “Questão Social e Política Social”, “A política social no Brasil contemporâneo: entre o favor e o direito”, “A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e sua operacionalização”, “A atuação do educador social no âmbito das políticas sociais” e “Diretrizes teórico-metodológicas para uma atuação educativa qualificada no âmbito das políticas sociais”.

O post Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, está promovendo o 1º Curso de Extensão – A Atuação do Educador Social no âmbito das Políticas Sociais, direcionado aos estudantes do CH e educadores sociais que atuam nas políticas de assistência social, com Leia Mais...

O post Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-25 15:35:54 [post_date] => 2019-11-25 15:35:54 [post_modified_gmt] => 2019-11-25 15:35:54 [post_modified] => 2019-11-25 15:35:54 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=53347 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 91eca7b490e34e9a12e603a6cb0af9d8 [1] => 91eca7b490e34e9a12e603a6cb0af9d8 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-humanidades-da-uepb-promove-curso-de-extensao-sobre-atuacao-do-educador-social )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês

Array ( [post_title] => Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês [post_content] =>

Estão abertas até a próxima quarta-feira (20) as inscrições para o exame de proficiência em Língua Inglesa ofertado pela Coordenação de Proficiência em Língua Inglesa do Departamento de Letras, localizado no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Guarabira. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço uepbproficiencia20192@gmail.com, com o assunto “Proficiência em Língua Inglesa” e no conteúdo o seguinte texto: “Eu, [nome completo], solicito a participação no exame de proficiência em Língua Inglesa a ser realizado no dia 28 de novembro 2019”.

Devem ser anexados a este e-mail um documento de vínculo com a UEPB e um documento de comprovação de identidade com foto. A prova será realizada na quinta-feira (28), às 10h, no Câmpus III, e terá duração duas horas. O Exame de Proficiência em Língua Inglesa constará de 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma Inglês. A nota mínima para obtenção do certificado de proficiência será 7,0 (sete). O resultado do Exame será disponibilizado a partir do dia 6 de dezembro.

A entrega das declarações para os aprovados será feita a partir do dia 16 de dezembro. Todas as informações sobre o exame de proficiência estão disponíveis no edital. Para ter acesso, clique AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Estão abertas até a próxima quarta-feira (20) as inscrições para o exame de proficiência em Língua Inglesa ofertado pela Coordenação de Proficiência em Língua Inglesa do Departamento de Letras, localizado no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Guarabira. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço uepbproficiencia20192@gmail.com, com o Leia Mais...

O post Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-18 11:35:57 [post_date] => 2019-11-18 11:35:57 [post_modified_gmt] => 2019-11-18 11:35:57 [post_modified] => 2019-11-18 11:35:57 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52988 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => cb4ea441ad96a7f65423c69ad2202a5a [1] => 2782e1bc30d2edfdcf412fe005600548 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês

Array ( [post_title] => Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês [post_content] =>

Estão abertas até a próxima quarta-feira (20) as inscrições para o exame de proficiência em Língua Inglesa ofertado pela Coordenação de Proficiência em Língua Inglesa do Departamento de Letras, localizado no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Guarabira. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço uepbproficiencia20192@gmail.com, com o assunto “Proficiência em Língua Inglesa” e no conteúdo o seguinte texto: “Eu, [nome completo], solicito a participação no exame de proficiência em Língua Inglesa a ser realizado no dia 28 de novembro 2019”.

Devem ser anexados a este e-mail um documento de vínculo com a UEPB e um documento de comprovação de identidade com foto. A prova será realizada na quinta-feira (28), às 10h, no Câmpus III, e terá duração duas horas. O Exame de Proficiência em Língua Inglesa constará de 10 questões objetivas de compreensão de texto no idioma Inglês. A nota mínima para obtenção do certificado de proficiência será 7,0 (sete). O resultado do Exame será disponibilizado a partir do dia 6 de dezembro.

A entrega das declarações para os aprovados será feita a partir do dia 16 de dezembro. Todas as informações sobre o exame de proficiência estão disponíveis no edital. Para ter acesso, clique AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Estão abertas até a próxima quarta-feira (20) as inscrições para o exame de proficiência em Língua Inglesa ofertado pela Coordenação de Proficiência em Língua Inglesa do Departamento de Letras, localizado no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Guarabira. Os interessados devem enviar e-mail para o endereço uepbproficiencia20192@gmail.com, com o Leia Mais...

O post Departamento de Letras do Centro de Humanidades divulga edital para exame de proficiência em Inglês apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-18 11:35:57 [post_date] => 2019-11-18 11:35:57 [post_modified_gmt] => 2019-11-18 11:35:57 [post_modified] => 2019-11-18 11:35:57 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52988 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => cb4ea441ad96a7f65423c69ad2202a5a [1] => 2782e1bc30d2edfdcf412fe005600548 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-letras-do-centro-de-humanidades-divulga-edital-para-exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB

Array ( [post_title] => Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB [post_content] =>

Na última quarta-feira (6), foi a vez do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receber uma etapa da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. Promovido pela Instituição, através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), em parceria local com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Guarabira, o evento foi prestigiado por um grande público. Nos períodos da manhã e da tarde, a iniciativa teve como sede o Auditório do Centro de Humanidades (CH), onde ocorreram palestras, oficinas e apresentações com o Grupo Acauã da Serra, oriundo da UEPB. No turno da noite, houve exibições artísticas na Praça João Pessoa.

O pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, explicou ser uma honra para ele estar em Guarabira, terra fértil em talentos da cultura popular. “Em um momento delicado como o que o Brasil vive agora, viemos unir forças aqui para defender os saberes tradicionais e costumes do Nordeste, a nossa música e os nossos instrumentistas”, apontou. Concordando com Andrade, a diretora do Campus, Ivonildes Fonseca, destacou o quão adverso se mostra o cenário nacional. “Nesse contexto, precisamos ter em mente que a arte salva. Ela é um elemento fundamental para agregar pensamentos semelhantes, para manter-nos centrados em ações positivas”, asseverou.

Para o coordenador local da ação, Percinaldo Toscano, as expectativas para o Encontro eram as melhores. “É o terceiro ano que participamos e sempre com muita alegria por trazer essas práticas para a nossa região. Os artistas locais agradecem a homenagem”, disse. O secretário de Cultura e Turismo do município, Tarcísio Pereira, relatou como uma satisfação a parceria realizada. “É um evento que dignifica a cidade. Ficamos felizes por colaborar e nosso desejo é que toda a comunidade aproveite a programação”, enfatizou.

Como mestre de cerimônias, a ocasião dispôs do cantor Massilon Gonzaga. As declamações foram efetivadas por Neto Ferreira, Lino Sapo, J. Lima e Vicente Barbosa. Já as oficinas e palestras se deram através de Luizinho Calixto, considerado um especialista nos oito baixos, e Xico Nóbrega, versando sobre a vida e a obra de Jackson do Pandeiro.

Estudantes do Centros Educacionais Osmar de Aquino e Dom Hélder Câmara, escolas públicas de Guarabira, foram prestigiar as atividades. Dentre os que também integraram esta etapa do Encontro, figuravam os professores do Centro Artístico Cultural da UEPB, João Batista, Caio César, Bruno Giovanni, Erivan Ferreira e Roberto de Almeida; o músico Joao Calixto; a percussionista Sabrina Gomes; a curadora da área de Cordel do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Joseilda Diniz; o secretário do Centro de Humanidades (CH), Baltazar Filho, e a diretora adjunta do Câmpus, Cléoma Toscano, entre outros.

Profissão: sanfoneiro

Um dos inscritos era Ivan Martins, há mais de 45 anos sanfoneiro de profissão. Dono de uma carreira admirável, ele informou que em breve lançará seu primeiro CD. O trabalho terá sete faixas, todas autorais. Ivan já tocou com Benito de Paula, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano e foi componente da Banda Anjos e Demônios. Ainda em 2017 fez uma turnê pela França.

Outra sanfoneira famosa que esteve no Encontro foi Olga Soares, de 66 anos. Natural de Alagoa Grande, ela fez um depoimento tocante sobre sua trajetória. “Desde criança, tenho o acordeom como meu companheiro. Meu pai era músico. Foi um homem visionário. Ele acreditou no meu potencial. Um dia ele perguntou aos meus sete irmãos e a mim, quem gostaria de estudar música e só eu mostrei interesse. Eu tinha apenas 9 anos e disse que queria uma sanfona”, narrou. Segundo Olga, por isso, o pai virou motivo de chacota entre os amigos, pois naquela época era incomum uma mulher ser do meio artístico. “O preconceito sempre existiu. Qualquer musicista terminava sendo considerada fácil, uma pessoa desavergonhada. Mas meu pai não se importou. Ele resistiu a todas as críticas e me incentivou o tempo todo”, concluiu.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa e Uirá Agra

O post Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Na última quarta-feira (6), foi a vez do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receber uma etapa da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. Promovido pela Instituição, através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), em parceria local com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal Leia Mais...

O post Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-12 08:30:23 [post_date] => 2019-11-12 08:30:23 [post_modified_gmt] => 2019-11-12 08:30:23 [post_modified] => 2019-11-12 08:30:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52853 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 3f3302205b089c3c9c0ae1705d831907 [1] => 701893b45a8c0494959f7eb9509f5dbf ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB

Array ( [post_title] => Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB [post_content] =>

Na última quarta-feira (6), foi a vez do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receber uma etapa da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. Promovido pela Instituição, através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), em parceria local com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Guarabira, o evento foi prestigiado por um grande público. Nos períodos da manhã e da tarde, a iniciativa teve como sede o Auditório do Centro de Humanidades (CH), onde ocorreram palestras, oficinas e apresentações com o Grupo Acauã da Serra, oriundo da UEPB. No turno da noite, houve exibições artísticas na Praça João Pessoa.

O pró-reitor de Cultura, José Cristóvão de Andrade, explicou ser uma honra para ele estar em Guarabira, terra fértil em talentos da cultura popular. “Em um momento delicado como o que o Brasil vive agora, viemos unir forças aqui para defender os saberes tradicionais e costumes do Nordeste, a nossa música e os nossos instrumentistas”, apontou. Concordando com Andrade, a diretora do Campus, Ivonildes Fonseca, destacou o quão adverso se mostra o cenário nacional. “Nesse contexto, precisamos ter em mente que a arte salva. Ela é um elemento fundamental para agregar pensamentos semelhantes, para manter-nos centrados em ações positivas”, asseverou.

Para o coordenador local da ação, Percinaldo Toscano, as expectativas para o Encontro eram as melhores. “É o terceiro ano que participamos e sempre com muita alegria por trazer essas práticas para a nossa região. Os artistas locais agradecem a homenagem”, disse. O secretário de Cultura e Turismo do município, Tarcísio Pereira, relatou como uma satisfação a parceria realizada. “É um evento que dignifica a cidade. Ficamos felizes por colaborar e nosso desejo é que toda a comunidade aproveite a programação”, enfatizou.

Como mestre de cerimônias, a ocasião dispôs do cantor Massilon Gonzaga. As declamações foram efetivadas por Neto Ferreira, Lino Sapo, J. Lima e Vicente Barbosa. Já as oficinas e palestras se deram através de Luizinho Calixto, considerado um especialista nos oito baixos, e Xico Nóbrega, versando sobre a vida e a obra de Jackson do Pandeiro.

Estudantes do Centros Educacionais Osmar de Aquino e Dom Hélder Câmara, escolas públicas de Guarabira, foram prestigiar as atividades. Dentre os que também integraram esta etapa do Encontro, figuravam os professores do Centro Artístico Cultural da UEPB, João Batista, Caio César, Bruno Giovanni, Erivan Ferreira e Roberto de Almeida; o músico Joao Calixto; a percussionista Sabrina Gomes; a curadora da área de Cordel do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Joseilda Diniz; o secretário do Centro de Humanidades (CH), Baltazar Filho, e a diretora adjunta do Câmpus, Cléoma Toscano, entre outros.

Profissão: sanfoneiro

Um dos inscritos era Ivan Martins, há mais de 45 anos sanfoneiro de profissão. Dono de uma carreira admirável, ele informou que em breve lançará seu primeiro CD. O trabalho terá sete faixas, todas autorais. Ivan já tocou com Benito de Paula, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Waldick Soriano e foi componente da Banda Anjos e Demônios. Ainda em 2017 fez uma turnê pela França.

Outra sanfoneira famosa que esteve no Encontro foi Olga Soares, de 66 anos. Natural de Alagoa Grande, ela fez um depoimento tocante sobre sua trajetória. “Desde criança, tenho o acordeom como meu companheiro. Meu pai era músico. Foi um homem visionário. Ele acreditou no meu potencial. Um dia ele perguntou aos meus sete irmãos e a mim, quem gostaria de estudar música e só eu mostrei interesse. Eu tinha apenas 9 anos e disse que queria uma sanfona”, narrou. Segundo Olga, por isso, o pai virou motivo de chacota entre os amigos, pois naquela época era incomum uma mulher ser do meio artístico. “O preconceito sempre existiu. Qualquer musicista terminava sendo considerada fácil, uma pessoa desavergonhada. Mas meu pai não se importou. Ele resistiu a todas as críticas e me incentivou o tempo todo”, concluiu.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa e Uirá Agra

O post Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Na última quarta-feira (6), foi a vez do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receber uma etapa da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. Promovido pela Instituição, através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), em parceria local com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal Leia Mais...

O post Guarabira recebe quarta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-12 08:30:23 [post_date] => 2019-11-12 08:30:23 [post_modified_gmt] => 2019-11-12 08:30:23 [post_modified] => 2019-11-12 08:30:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52853 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 3f3302205b089c3c9c0ae1705d831907 [1] => 701893b45a8c0494959f7eb9509f5dbf ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => guarabira-recebe-quarta-etapa-do-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-da-uepb )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III

Array ( [post_title] => 1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III [post_content] =>

O Centro Acadêmico (CA) Professor Antonio Cavalcante, do Curso de Direito do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, o 1º Ciclo de Debates Contemporâneos, que tem como tema central “Direito Penal e Combate à Corrupção”, em resposta aos desafios conjunturais da gestão pública e privada.

Os interessados em participar das atividades devem efetuar a inscrição on-line, clicando AQUI. Segundo os organizadores, a proposta do evento é debater os desafios do atual cenário brasileiro e os objetivos dos órgãos de controle externo no que diz respeito ao combate à corrupção. A atividade terá carga de 20 horas/aula e será desenvolvida no Auditório do Centro de Humanidades (CH).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 98790-6829 e 98117-3597.

O post 1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro Acadêmico (CA) Professor Antonio Cavalcante, do Curso de Direito do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, o 1º Ciclo de Debates Contemporâneos, que tem como tema central “Direito Penal e Combate à Corrupção”, em resposta aos desafios conjunturais da gestão Leia Mais...

O post 1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-11 10:28:12 [post_date] => 2019-11-11 10:28:12 [post_modified_gmt] => 2019-11-11 10:28:12 [post_modified] => 2019-11-11 10:28:12 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52830 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => da79ac06f073e955b1bacb6d28e693e6 [1] => de4880f42753759141afe69c081c7d25 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III

Array ( [post_title] => 1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III [post_content] =>

O Centro Acadêmico (CA) Professor Antonio Cavalcante, do Curso de Direito do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, o 1º Ciclo de Debates Contemporâneos, que tem como tema central “Direito Penal e Combate à Corrupção”, em resposta aos desafios conjunturais da gestão pública e privada.

Os interessados em participar das atividades devem efetuar a inscrição on-line, clicando AQUI. Segundo os organizadores, a proposta do evento é debater os desafios do atual cenário brasileiro e os objetivos dos órgãos de controle externo no que diz respeito ao combate à corrupção. A atividade terá carga de 20 horas/aula e será desenvolvida no Auditório do Centro de Humanidades (CH).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 98790-6829 e 98117-3597.

O post 1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro Acadêmico (CA) Professor Antonio Cavalcante, do Curso de Direito do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, o 1º Ciclo de Debates Contemporâneos, que tem como tema central “Direito Penal e Combate à Corrupção”, em resposta aos desafios conjunturais da gestão Leia Mais...

O post 1º Ciclo de Debates Contemporâneos discutirá “Direito Penal e Combate à Corrupção” no Câmpus III apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-11 10:28:12 [post_date] => 2019-11-11 10:28:12 [post_modified_gmt] => 2019-11-11 10:28:12 [post_modified] => 2019-11-11 10:28:12 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52830 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => da79ac06f073e955b1bacb6d28e693e6 [1] => de4880f42753759141afe69c081c7d25 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => 1o-ciclo-de-debates-contemporaneos-debatera-direito-penal-e-combate-a-corrupcao-no-campus-iii )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira

Array ( [post_title] => Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira [post_content] =>

A cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, será a próxima parada da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Foles de Oito Baixos, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult). O evento acontece por todo o dia desta quarta-feira (6), no Câmpus III da Instituição, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Em Guarabira, o coordenador local é o professor Percinaldo Toscano. De acordo com ele, que também esteve à frente dos encontros efetivados anteriormente, a expectativa é que este ano ainda mais artistas do município e de áreas circunvizinhas participem. Para Percinaldo, a ideia é agregar toda a comunidade, incentivando a valorização desses profissionais.

A programação do evento contará com palestras, aula-espetáculo contemplando o fole e a sanfona, exposição acerca de Jackson do Pandeiro e preleções sobre sua obra, bem como oficinas relacionadas à arte regional e apresentação final em praça pública, entre outras práticas. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3446.

Texto: Oziella Inocêncio

O post Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, será a próxima parada da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Foles de Oito Baixos, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult). O evento acontece por todo o dia desta quarta-feira (6), no Câmpus III da Instituição, e conta Leia Mais...

O post Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-04 14:50:18 [post_date] => 2019-11-04 14:50:18 [post_modified_gmt] => 2019-11-04 14:50:18 [post_modified] => 2019-11-04 14:50:18 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52599 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a61c10d4f78c89ea8ddbe00cf08b3699 [1] => a61c10d4f78c89ea8ddbe00cf08b3699 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira

Array ( [post_title] => Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira [post_content] =>

A cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, será a próxima parada da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Foles de Oito Baixos, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult). O evento acontece por todo o dia desta quarta-feira (6), no Câmpus III da Instituição, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

Em Guarabira, o coordenador local é o professor Percinaldo Toscano. De acordo com ele, que também esteve à frente dos encontros efetivados anteriormente, a expectativa é que este ano ainda mais artistas do município e de áreas circunvizinhas participem. Para Percinaldo, a ideia é agregar toda a comunidade, incentivando a valorização desses profissionais.

A programação do evento contará com palestras, aula-espetáculo contemplando o fole e a sanfona, exposição acerca de Jackson do Pandeiro e preleções sobre sua obra, bem como oficinas relacionadas à arte regional e apresentação final em praça pública, entre outras práticas. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315-3446.

Texto: Oziella Inocêncio

O post Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, será a próxima parada da 3ª edição do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Foles de Oito Baixos, realizada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult). O evento acontece por todo o dia desta quarta-feira (6), no Câmpus III da Instituição, e conta Leia Mais...

O post Guarabira recebe 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos nesta quarta-feira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-04 14:50:18 [post_date] => 2019-11-04 14:50:18 [post_modified_gmt] => 2019-11-04 14:50:18 [post_modified] => 2019-11-04 14:50:18 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52599 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a61c10d4f78c89ea8ddbe00cf08b3699 [1] => a61c10d4f78c89ea8ddbe00cf08b3699 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => guarabira-recebe-3o-encontro-de-sanfoneiros-e-tocadores-de-fole-de-oito-baixos-nesta-quarta-feira )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica

Array ( [post_title] => Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica [post_content] =>

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funciona no Centro de Humanidades (CH) da Instituição, em Guarabira, promove no próximo dia 20 de novembro o 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena”. Esta edição tem como tema “Educação e Resistência: Zumbi dos Palmares e Dandara, Flora Mourão e Jackson do Pandeiro”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 deste mês, através de formulário on-line (clique AQUI). Os interessados em apresentar seus trabalhos científicos sobre a temática devem enviar os resumos para o e-mail guarabiraneabi@gmail.com. O evento tem o objetivo de reunir professores e estudantes da UEPB, de outras instituições de ensino superior e da Educação Básica, além de militantes dos movimentos sociais, para discutir e compartilhar suas experiências de pesquisas, ensino e extensão com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08.

O 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 será realizado no Centro de Humanidades, através do NEABI, com a colaboração dos Grupos de Estudos Dandaê, Cotidiano, Cidadania e Educação. O Núcleo solicita que, no dia do evento, os inscritos doem um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99172-6652.

Confira a programação AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funciona no Centro de Humanidades (CH) da Instituição, em Guarabira, promove no próximo dia 20 de novembro o 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, para Leia Mais...

O post Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-04 13:52:32 [post_date] => 2019-11-04 13:52:32 [post_modified_gmt] => 2019-11-04 13:52:32 [post_modified] => 2019-11-04 13:52:32 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52596 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/seminario-do-neabi-discute-inclusao-de-tematica-sobre-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/seminario-do-neabi-discute-inclusao-de-tematica-sobre-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/seminario-do-neabi-discute-inclusao-de-tematica-sobre-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 7bea0170cf4521f374be36937aece403 [1] => e556d3d497e98b65d99153fc14b095ee ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => seminario-do-neabi-discute-inclusao-da-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica

Array ( [post_title] => Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica [post_content] =>

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funciona no Centro de Humanidades (CH) da Instituição, em Guarabira, promove no próximo dia 20 de novembro o 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena”. Esta edição tem como tema “Educação e Resistência: Zumbi dos Palmares e Dandara, Flora Mourão e Jackson do Pandeiro”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 deste mês, através de formulário on-line (clique AQUI). Os interessados em apresentar seus trabalhos científicos sobre a temática devem enviar os resumos para o e-mail guarabiraneabi@gmail.com. O evento tem o objetivo de reunir professores e estudantes da UEPB, de outras instituições de ensino superior e da Educação Básica, além de militantes dos movimentos sociais, para discutir e compartilhar suas experiências de pesquisas, ensino e extensão com os conteúdos de história e cultura afro-brasileira, africana e indígenas com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08.

O 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08 será realizado no Centro de Humanidades, através do NEABI, com a colaboração dos Grupos de Estudos Dandaê, Cotidiano, Cidadania e Educação. O Núcleo solicita que, no dia do evento, os inscritos doem um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99172-6652.

Confira a programação AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (NEABI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que funciona no Centro de Humanidades (CH) da Instituição, em Guarabira, promove no próximo dia 20 de novembro o 5º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional, para Leia Mais...

O post Seminário do NEABI discute inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo da Educação Básica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-04 13:52:32 [post_date] => 2019-11-04 13:52:32 [post_modified_gmt] => 2019-11-04 13:52:32 [post_modified] => 2019-11-04 13:52:32 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52596 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/seminario-do-neabi-discute-inclusao-de-tematica-sobre-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/seminario-do-neabi-discute-inclusao-de-tematica-sobre-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/seminario-do-neabi-discute-inclusao-de-tematica-sobre-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 7bea0170cf4521f374be36937aece403 [1] => e556d3d497e98b65d99153fc14b095ee ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => seminario-do-neabi-discute-inclusao-da-historia-e-cultura-afro-brasileira-no-curriculo-da-educacao-basica )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades

Array ( [post_title] => Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades [post_content] =>

Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A primeira ação foi realizada no último dia 26 de outubro e já começou a mudar o aspecto do local.

O grupo que participou dos trabalhos foi coordenado pela professora Luciene Vieira de Arruda, do Departamento de Geografia e coordenadora adjunta do curso de Especialização em Geografia e Território – Planejamento Urbano, Rural e Ambiental; pelo professor Amarildo Henrique de Lucena; e pelas docentes Ivonildes da Silva Fonseca e Cleoma Maria Toscano Henriques, diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, respectivamente.

Os participantes foram divididos em várias equipes, ficando cada uma responsável por realizar uma missão: limpeza do entorno do Câmpus; lavagem e transformação de material reciclável (pneus, garrafas pet, vasilhames plásticos) em balanços, jarros e regadores para serem utilizados no futuro bosque florestal; preparação da pista de caminhada; organização das pracinhas embaixo das árvores e das pracinhas em frente às placas de identificação do CH.

Durante a ação, foi elaborado um inventário das mudas de espécies vegetais doadas, reconhecimento e inventário das espécies vegetais já existentes, organização da farmácia viva, preparação do almoço comunitário e plantio das primeiras mudas (palmeiras, ipês e pau-brasil). A ação contou com a colaboração e doação de mudas da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária, da Empresa Miriri Alimentos e Bionergia S/A e da Empresa Guaraves de Guarabira, que enviou um trator para a limpeza do terreno.

Na continuidade do projeto, várias ações ainda serão realizadas e resultarão na montagem do bosque florestal, que tornará o espaço agradável e convidativo. Uma das ações consiste no plantio de mudas de várias espécies. Em forma de consórcio, o projeto ainda visa a inserção de pequenas hortas, jardins, de um orquidário e da farmácia viva, tudo devendo funcionar em sistema de adoção, onde um grupo de pessoas pode se organizar para cuidar dos espaços.

A implantação do sistema agroflorestal prevê, ainda, a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada, o que garantirá melhores condições para a prática de atividades saudáveis, além de bem-estar e convívio com a natureza. Nesse contexto, os envolvidos no projeto esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, lazer, relaxamento, aprendizagem sobre as questões ambientais, ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia.

De acordo com a professora Luciene Arruda, a primeira ação do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, surpreendeu a todos no Centro de Humanidades devido à participação da comunidade que se envolveu plenamente na iniciativa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A Leia Mais...

O post Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-01 15:43:39 [post_date] => 2019-11-01 15:43:39 [post_modified_gmt] => 2019-11-01 15:43:39 [post_modified] => 2019-11-01 15:43:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52535 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 74659a7bdfe60ad835410da4ac68f132 [1] => b81c5eb5ae59709a48eecce22699cc2e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades

Array ( [post_title] => Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades [post_content] =>

Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A primeira ação foi realizada no último dia 26 de outubro e já começou a mudar o aspecto do local.

O grupo que participou dos trabalhos foi coordenado pela professora Luciene Vieira de Arruda, do Departamento de Geografia e coordenadora adjunta do curso de Especialização em Geografia e Território – Planejamento Urbano, Rural e Ambiental; pelo professor Amarildo Henrique de Lucena; e pelas docentes Ivonildes da Silva Fonseca e Cleoma Maria Toscano Henriques, diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, respectivamente.

Os participantes foram divididos em várias equipes, ficando cada uma responsável por realizar uma missão: limpeza do entorno do Câmpus; lavagem e transformação de material reciclável (pneus, garrafas pet, vasilhames plásticos) em balanços, jarros e regadores para serem utilizados no futuro bosque florestal; preparação da pista de caminhada; organização das pracinhas embaixo das árvores e das pracinhas em frente às placas de identificação do CH.

Durante a ação, foi elaborado um inventário das mudas de espécies vegetais doadas, reconhecimento e inventário das espécies vegetais já existentes, organização da farmácia viva, preparação do almoço comunitário e plantio das primeiras mudas (palmeiras, ipês e pau-brasil). A ação contou com a colaboração e doação de mudas da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária, da Empresa Miriri Alimentos e Bionergia S/A e da Empresa Guaraves de Guarabira, que enviou um trator para a limpeza do terreno.

Na continuidade do projeto, várias ações ainda serão realizadas e resultarão na montagem do bosque florestal, que tornará o espaço agradável e convidativo. Uma das ações consiste no plantio de mudas de várias espécies. Em forma de consórcio, o projeto ainda visa a inserção de pequenas hortas, jardins, de um orquidário e da farmácia viva, tudo devendo funcionar em sistema de adoção, onde um grupo de pessoas pode se organizar para cuidar dos espaços.

A implantação do sistema agroflorestal prevê, ainda, a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada, o que garantirá melhores condições para a prática de atividades saudáveis, além de bem-estar e convívio com a natureza. Nesse contexto, os envolvidos no projeto esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, lazer, relaxamento, aprendizagem sobre as questões ambientais, ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia.

De acordo com a professora Luciene Arruda, a primeira ação do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, surpreendeu a todos no Centro de Humanidades devido à participação da comunidade que se envolveu plenamente na iniciativa.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

O post Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Como parte das atividades do projeto “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade começaram a estruturar o projeto de paisagismo do Câmpus III. A Leia Mais...

O post Projeto de planejamento e gestão ambiental inicia implantação de mini bosque no Centro de Humanidades apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-11-01 15:43:39 [post_date] => 2019-11-01 15:43:39 [post_modified_gmt] => 2019-11-01 15:43:39 [post_modified] => 2019-11-01 15:43:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52535 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 74659a7bdfe60ad835410da4ac68f132 [1] => b81c5eb5ae59709a48eecce22699cc2e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-planejamento-e-gestao-ambiental-inicia-implantacao-de-mini-bosque-no-centro-de-humanidades )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia

Array ( [post_title] => Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia [post_content] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, promove, no próximo dia 6 de novembro, o “Simpósio Ecologia de Saberes: conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas”. Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão “Saberes e Poderes: a formação de professores e a construção do empoderamento social no curso de Pedagogia da UEPB/Guarabira”. O objetivo é discutir os eixos temáticos voltados para a formação dos professores, abordando temas como políticas públicas educacionais, meio ambiente, saberes tradicionais e conhecimento científico.

Destinado a alunos e professores do Câmpus III, o simpósio visa ampliar a formação de professores oferecida pela UEPB nas licenciaturas, contribuindo com os educandos através da perspectiva da Ecologia de Saberes, conceito desenvolvido por Boaventura de Sousa Santos, coordenador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

No total, serão realizados quatro minicursos. São eles: “A Amazônia frente ao cenário de destruição dos recursos naturais: O que devemos/podemos aprender com as populações tradicionais”, “Racismo Ambiental com ênfase nos Candomblés”, “Rebirthing – terapia do renascimento” e “A exploração animal segundo Peter Singer”. Para cada minicurso estão sendo ofertadas 30 vagas. O evento terá ainda exibição de vídeos e será encerrado com a palestra “Resistência, política animal e codificação da proteção animal”.

Como resultado do simpósio, a organização do evento pretende realizar a sistematização da experiência através de um e-book e promover um segundo simpósio, no próximo ano, além de publicações em eventos científicos. Confira a programação completa do simpósio clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, promove, no próximo dia 6 de novembro, o “Simpósio Ecologia de Saberes: conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas”. Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão “Saberes e Poderes: a formação de professores e a construção do empoderamento social no curso de Leia Mais...

O post Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-31 15:23:00 [post_date] => 2019-10-31 15:23:00 [post_modified_gmt] => 2019-10-31 15:23:00 [post_modified] => 2019-10-31 15:23:00 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52488 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 780811b709f38c78604f22f822fe258e [1] => 780811b709f38c78604f22f822fe258e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 [2] => 17 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia

Array ( [post_title] => Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia [post_content] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, promove, no próximo dia 6 de novembro, o “Simpósio Ecologia de Saberes: conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas”. Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão “Saberes e Poderes: a formação de professores e a construção do empoderamento social no curso de Pedagogia da UEPB/Guarabira”. O objetivo é discutir os eixos temáticos voltados para a formação dos professores, abordando temas como políticas públicas educacionais, meio ambiente, saberes tradicionais e conhecimento científico.

Destinado a alunos e professores do Câmpus III, o simpósio visa ampliar a formação de professores oferecida pela UEPB nas licenciaturas, contribuindo com os educandos através da perspectiva da Ecologia de Saberes, conceito desenvolvido por Boaventura de Sousa Santos, coordenador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

No total, serão realizados quatro minicursos. São eles: “A Amazônia frente ao cenário de destruição dos recursos naturais: O que devemos/podemos aprender com as populações tradicionais”, “Racismo Ambiental com ênfase nos Candomblés”, “Rebirthing – terapia do renascimento” e “A exploração animal segundo Peter Singer”. Para cada minicurso estão sendo ofertadas 30 vagas. O evento terá ainda exibição de vídeos e será encerrado com a palestra “Resistência, política animal e codificação da proteção animal”.

Como resultado do simpósio, a organização do evento pretende realizar a sistematização da experiência através de um e-book e promover um segundo simpósio, no próximo ano, além de publicações em eventos científicos. Confira a programação completa do simpósio clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, promove, no próximo dia 6 de novembro, o “Simpósio Ecologia de Saberes: conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas”. Trata-se de uma iniciativa do projeto de extensão “Saberes e Poderes: a formação de professores e a construção do empoderamento social no curso de Leia Mais...

O post Câmpus III realiza simpósio para debater conhecimentos tradicionais e práticas compartilhadas da Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-31 15:23:00 [post_date] => 2019-10-31 15:23:00 [post_modified_gmt] => 2019-10-31 15:23:00 [post_modified] => 2019-10-31 15:23:00 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52488 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 780811b709f38c78604f22f822fe258e [1] => 780811b709f38c78604f22f822fe258e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 [2] => 17 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-iii-realiza-simposio-para-debater-conhecimentos-tradicionais-e-praticas-compartilhadas-da-pedagogia )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10

Array ( [post_title] => Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10 [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), e a Direção do Centro de Humanidades (CH) da Instituição realiza, no próximo dia 30 de outubro, a solenidade de entrega da premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”. O evento acontece no Auditório do Câmpus III, em Guarabira, a partir das 19h30.

O resultado do concurso foi divulgado no último dia 21 de outubro. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

Texto: Tatiana Brandão

O post Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), e a Direção do Centro de Humanidades (CH) da Instituição realiza, no próximo dia 30 de outubro, a solenidade de entrega da premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”. O evento acontece no Auditório do Câmpus III, Leia Mais...

O post Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-24 14:23:29 [post_date] => 2019-10-24 14:23:29 [post_modified_gmt] => 2019-10-24 14:23:29 [post_modified] => 2019-10-24 14:23:29 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52263 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d3f814ef9b097627a90fb4dec6920af1 [1] => c9ad5c12d11733c50aee51a17545856e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10

Array ( [post_title] => Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10 [post_content] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), e a Direção do Centro de Humanidades (CH) da Instituição realiza, no próximo dia 30 de outubro, a solenidade de entrega da premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”. O evento acontece no Auditório do Câmpus III, em Guarabira, a partir das 19h30.

O resultado do concurso foi divulgado no último dia 21 de outubro. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

Texto: Tatiana Brandão

O post Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), e a Direção do Centro de Humanidades (CH) da Instituição realiza, no próximo dia 30 de outubro, a solenidade de entrega da premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”. O evento acontece no Auditório do Câmpus III, Leia Mais...

O post Premiação do 1º Concurso Literário de Poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” será entregue dia 30/10 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-24 14:23:29 [post_date] => 2019-10-24 14:23:29 [post_modified_gmt] => 2019-10-24 14:23:29 [post_modified] => 2019-10-24 14:23:29 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52263 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => d3f814ef9b097627a90fb4dec6920af1 [1] => c9ad5c12d11733c50aee51a17545856e ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => premiacao-do-1o-concurso-literario-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro-sera-entregue-dia-30-de-outubro )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”

Array ( [post_title] => PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” [post_content] =>

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a Direção do Centro de Humanidades (CH), localizado no Câmpus III, em Guarabira, divulgou nesta segunda-feira (21), o resultado final do“1° Concurso Literário de Poesias – 100 Anos de Jackson do Pandeiro”.

O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

Confira o resultado geral clicando AQUI.

O post PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a Direção do Centro de Humanidades (CH), localizado no Câmpus III, em Guarabira, divulgou nesta segunda-feira (21), o resultado final do“1° Concurso Literário de Poesias – 100 Anos de Jackson do Pandeiro”. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com Leia Mais...

O post PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-21 13:14:48 [post_date] => 2019-10-21 13:14:48 [post_modified_gmt] => 2019-10-21 13:14:48 [post_modified] => 2019-10-21 13:14:48 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52099 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 314c95d353bd23509f57407e8650e627 [1] => 58f63f04fc761031fe3ba746e4ea7eee ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro”

Array ( [post_title] => PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” [post_content] =>

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a Direção do Centro de Humanidades (CH), localizado no Câmpus III, em Guarabira, divulgou nesta segunda-feira (21), o resultado final do“1° Concurso Literário de Poesias – 100 Anos de Jackson do Pandeiro”.

O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com a poesia “Filho de Alagoa Grande”. Em segundo ficou Cícero Ivaldo Justino da Rocha, com o poema “Jackson do Pandeiro (in memória)”. E Lucas Santos da Silva conquistou o terceiro lugar, com a poesia “Eterno Rei do Pandeiro”. Os vencedores receberão R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente.

Confira o resultado geral clicando AQUI.

O post PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a Direção do Centro de Humanidades (CH), localizado no Câmpus III, em Guarabira, divulgou nesta segunda-feira (21), o resultado final do“1° Concurso Literário de Poesias – 100 Anos de Jackson do Pandeiro”. O primeiro lugar ficou com Lucas de Lima Oliveira, com Leia Mais...

O post PROCULT e CH divulgam resultado do concurso de poesias “100 anos de Jackson do Pandeiro” apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-21 13:14:48 [post_date] => 2019-10-21 13:14:48 [post_modified_gmt] => 2019-10-21 13:14:48 [post_modified] => 2019-10-21 13:14:48 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52099 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 314c95d353bd23509f57407e8650e627 [1] => 58f63f04fc761031fe3ba746e4ea7eee ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => procult-e-ch-divulgam-resultado-do-concurso-de-poesias-100-anos-de-jackson-do-pandeiro )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB

Array ( [post_title] => Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB [post_content] =>

Um projeto desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, visa dotar o Câmpus III de um bosque florestal, tornando o ambiente mais agradável e convidativo. Denominado “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, o projeto pretende deixar a área no entorno do Centro totalmente arborizada.

A ideia, concebida por um grupo de professores da Especialização em Geografia e Território Planejamento Urbano, Rural e Ambiental da Instituição, está em fase de preparação do espaço, com reconhecimento da área com fotografias aéreas, levantamento histórico de uso e ocupação, limpeza do terreno, poda de árvores, entre outras atividades.

Conforme os organizadores da iniciativa, a primeira ação será realizada no próximo dia 26 de outubro, com uma intervenção no espaço do CH. De acordo com professora Luciene Arruda, uma das coordenadoras do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, essa intervenção acontecerá durante todo o dia e contará com professores, estudantes e funcionários do Câmpus. Várias atividades estão previstas para acontecer envolvendo a comunidade acadêmica e entidades parceiras, como plantio de mudas das espécies de cajá, aroeiras, mangueira, jenipapo, cuité, jaca, pitomba, sucupira entre outras previstas no projeto.

Aprovado em reunião do Conselho de Centro (COC), o projeto nasceu com o objetivo de organizar a parte frontal do Câmpus III a partir da revitalização dos espaços e instalação de um projeto de paisagismo, em forma de mini bosque, compartilhado com fruteiras e hortas, para criar uma aparência saudável, bem cuidada e valorizada do espaço. A implantação do sistema agroflorestal prevê algumas ações práticas que tornarão o ambiente mais agradável, como a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada.

Como resultado da ação, os professores e estudantes da Especialização esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, de lazer, relaxamento, de aprendizagem sobre as questões ambientais, de ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia da vida universitária. Os espaços verdes contribuirão ainda para regular a temperatura local, diminuir a poluição atmosférica, reduzir o barulho típico das áreas urbanas e evitar processos erosivos.

Integram o projeto do mini bosque, as professoras Ivonildes da Silva Fonseca e Cleomá Toscano, respectivamente diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, além dos professores Amarildo Henrique de Lucena, Luciene Vieira de Arruda, Antônio Belarmino Alves, Belarmino Mariano Neto e Leandro Paiva do Monte Rodrigues.

Texto: Severino Lopes

O post Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Um projeto desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, visa dotar o Câmpus III de um bosque florestal, tornando o ambiente mais agradável e convidativo. Denominado “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, o projeto pretende deixar a área no entorno do Centro Leia Mais...

O post Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-17 09:48:52 [post_date] => 2019-10-17 09:48:52 [post_modified_gmt] => 2019-10-17 09:48:52 [post_modified] => 2019-10-17 09:48:52 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52039 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 28a8464215dfc684dd0a3d7f4e074133 [1] => 28a8464215dfc684dd0a3d7f4e074133 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB

Array ( [post_title] => Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB [post_content] =>

Um projeto desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, visa dotar o Câmpus III de um bosque florestal, tornando o ambiente mais agradável e convidativo. Denominado “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, o projeto pretende deixar a área no entorno do Centro totalmente arborizada.

A ideia, concebida por um grupo de professores da Especialização em Geografia e Território Planejamento Urbano, Rural e Ambiental da Instituição, está em fase de preparação do espaço, com reconhecimento da área com fotografias aéreas, levantamento histórico de uso e ocupação, limpeza do terreno, poda de árvores, entre outras atividades.

Conforme os organizadores da iniciativa, a primeira ação será realizada no próximo dia 26 de outubro, com uma intervenção no espaço do CH. De acordo com professora Luciene Arruda, uma das coordenadoras do projeto, também batizado de “Humaniza Bosque”, essa intervenção acontecerá durante todo o dia e contará com professores, estudantes e funcionários do Câmpus. Várias atividades estão previstas para acontecer envolvendo a comunidade acadêmica e entidades parceiras, como plantio de mudas das espécies de cajá, aroeiras, mangueira, jenipapo, cuité, jaca, pitomba, sucupira entre outras previstas no projeto.

Aprovado em reunião do Conselho de Centro (COC), o projeto nasceu com o objetivo de organizar a parte frontal do Câmpus III a partir da revitalização dos espaços e instalação de um projeto de paisagismo, em forma de mini bosque, compartilhado com fruteiras e hortas, para criar uma aparência saudável, bem cuidada e valorizada do espaço. A implantação do sistema agroflorestal prevê algumas ações práticas que tornarão o ambiente mais agradável, como a revitalização da quadra poliesportiva, instalação de ambientes de convivência com pracinhas e fonte de água, além da construção de uma pista de caminhada.

Como resultado da ação, os professores e estudantes da Especialização esperam tornar o mini bosque um lugar de contemplação da paisagem, de lazer, relaxamento, de aprendizagem sobre as questões ambientais, de ecologia e alimentação saudável, procurando minimizar o estresse do dia a dia da vida universitária. Os espaços verdes contribuirão ainda para regular a temperatura local, diminuir a poluição atmosférica, reduzir o barulho típico das áreas urbanas e evitar processos erosivos.

Integram o projeto do mini bosque, as professoras Ivonildes da Silva Fonseca e Cleomá Toscano, respectivamente diretora e diretora adjunta do Centro de Humanidades, além dos professores Amarildo Henrique de Lucena, Luciene Vieira de Arruda, Antônio Belarmino Alves, Belarmino Mariano Neto e Leandro Paiva do Monte Rodrigues.

Texto: Severino Lopes

O post Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Um projeto desenvolvido no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, visa dotar o Câmpus III de um bosque florestal, tornando o ambiente mais agradável e convidativo. Denominado “Planejamento e Gestão Ambiental a partir da construção de um mini bosque”, o projeto pretende deixar a área no entorno do Centro Leia Mais...

O post Projeto de gestão ambiental do Câmpus III visa implantar mini bosque no Centro de Humanidades da UEPB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-17 09:48:52 [post_date] => 2019-10-17 09:48:52 [post_modified_gmt] => 2019-10-17 09:48:52 [post_modified] => 2019-10-17 09:48:52 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52039 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 28a8464215dfc684dd0a3d7f4e074133 [1] => 28a8464215dfc684dd0a3d7f4e074133 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-gestao-ambiental-do-campus-iii-visa-implantar-mini-bosque-no-centro-de-humanidades-da-uepb )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira

Array ( [post_title] => CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira [post_content] =>

As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Biblioteca do Câmpus III promovem, na próxima quarta-feira (21), uma atividade integrativa que tem como objetivo reunir estudantes para discutir questões sobre Educação e valorizar a cultura paraibana, tendo como foco as festividades do centenário de nascimento do músico Jackson do Pandeiro.

A ação pedagógica marca o início das atividades do semestre letivo 2019/2 e começará às 8h, com o resultado da oficina “Jackson do Pandeiro em nossas portas”. Às 9h será promovida uma palestra com o tema central sendo o programa do governo federal, “Future-se”, ministrada pelo professor Nelson Júnior. À tarde será aberta a exposição “Jackson com Atitude”, no hall do Auditório do CH. Às 13h30 será realizada a apresentação da cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?”, uma produção da professora Andrea Morais Costa Buhler.

Posteriormente, serão ministradas duas palestras. A primeira, “Jackson do Pandeiro, uma História Cantada”, pelo professor Jocelino Tomaz, e a segunda, “O hibridismo cultural na obra de Jackson do Pandeiro entre 1953 e 1967”, pela professora Manuela Fonseca Ramos. As atividades seguem com a realização do Sarau Cordel da Melhor Idade, que faz parte das atividades do projeto “Ações CoInfo”, organizado pela Biblioteca do Centro de Humanidades.

Essa atividade acontecerá no Mini Auditório do CH e será mediada pelo bibliotecário, historiador e cordelista Andrelino da Silva, popularmente conhecido como Lino Sapo, tendo como público-alvo o Grupo de Idosos do CRAS da cidade de Lagoa de Dentro e que contará com declamação de cordéis, sendo premiados os três melhores.

Durante a noite, a programação conta com o lançamento do livro “Estudos étnico-raciais na educação básica”, da primeira turma da Especialização em Educação étnico-raciais na Educação Infantil. Ainda serão lançados mais duas obras: uma do escritor Lucas Medeiros e outra do professor Jocelino Tomaz, no Auditório do CH.

Também serão ministradas as palestras “Jackson do Pandeiro, uma história cantada”, com os professores Jocelino Tomaz e Arlete Moysés; e “Os problemas urbanos na atualidade”, com a geógrafa e professora Arlete Moysés, da Unicamp. As inscrições serão realizadas no local do evento, com a entrega de um item alimentício, podendo ser um quilo de alimento não perecível, latas de leite ou similares, além de itens de higiene pessoal.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Leia Mais...

O post CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-15 13:09:12 [post_date] => 2019-08-15 13:09:12 [post_modified_gmt] => 2019-08-15 13:09:12 [post_modified] => 2019-08-15 13:09:12 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50506 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => e0ae0fc1c01b57bc2c1fb0d055008581 [1] => 2b0c62dbef86d81d833f71101ec88ef4 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira

Array ( [post_title] => CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira [post_content] =>

As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Biblioteca do Câmpus III promovem, na próxima quarta-feira (21), uma atividade integrativa que tem como objetivo reunir estudantes para discutir questões sobre Educação e valorizar a cultura paraibana, tendo como foco as festividades do centenário de nascimento do músico Jackson do Pandeiro.

A ação pedagógica marca o início das atividades do semestre letivo 2019/2 e começará às 8h, com o resultado da oficina “Jackson do Pandeiro em nossas portas”. Às 9h será promovida uma palestra com o tema central sendo o programa do governo federal, “Future-se”, ministrada pelo professor Nelson Júnior. À tarde será aberta a exposição “Jackson com Atitude”, no hall do Auditório do CH. Às 13h30 será realizada a apresentação da cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?”, uma produção da professora Andrea Morais Costa Buhler.

Posteriormente, serão ministradas duas palestras. A primeira, “Jackson do Pandeiro, uma História Cantada”, pelo professor Jocelino Tomaz, e a segunda, “O hibridismo cultural na obra de Jackson do Pandeiro entre 1953 e 1967”, pela professora Manuela Fonseca Ramos. As atividades seguem com a realização do Sarau Cordel da Melhor Idade, que faz parte das atividades do projeto “Ações CoInfo”, organizado pela Biblioteca do Centro de Humanidades.

Essa atividade acontecerá no Mini Auditório do CH e será mediada pelo bibliotecário, historiador e cordelista Andrelino da Silva, popularmente conhecido como Lino Sapo, tendo como público-alvo o Grupo de Idosos do CRAS da cidade de Lagoa de Dentro e que contará com declamação de cordéis, sendo premiados os três melhores.

Durante a noite, a programação conta com o lançamento do livro “Estudos étnico-raciais na educação básica”, da primeira turma da Especialização em Educação étnico-raciais na Educação Infantil. Ainda serão lançados mais duas obras: uma do escritor Lucas Medeiros e outra do professor Jocelino Tomaz, no Auditório do CH.

Também serão ministradas as palestras “Jackson do Pandeiro, uma história cantada”, com os professores Jocelino Tomaz e Arlete Moysés; e “Os problemas urbanos na atualidade”, com a geógrafa e professora Arlete Moysés, da Unicamp. As inscrições serão realizadas no local do evento, com a entrega de um item alimentício, podendo ser um quilo de alimento não perecível, latas de leite ou similares, além de itens de higiene pessoal.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

As aulas para os estudantes do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já começaram desde o último dia 6 de agosto. Contudo, a direção de Centro, os Centros Acadêmicos dos cursos de Letras, Geografia, Pedagogia, História e Direito, além do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) e a Leia Mais...

O post CH promove atividade integrativa sobre Jackson do Pandeiro para estudantes do Câmpus de Guarabira apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-15 13:09:12 [post_date] => 2019-08-15 13:09:12 [post_modified_gmt] => 2019-08-15 13:09:12 [post_modified] => 2019-08-15 13:09:12 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50506 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => e0ae0fc1c01b57bc2c1fb0d055008581 [1] => 2b0c62dbef86d81d833f71101ec88ef4 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => ch-promove-atividade-integrativa-sobre-jackson-do-pandeiro-para-estudantes-do-campus-de-guarabira )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal

Array ( [post_title] => Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal [post_content] =>

A partir da participação no 1º Congresso Ibero-Americano “Nós Propomos”, realizado pelo Instituto de Geografia de Lisboa, em Portugal, em setembro do ano passado, artigos da professora Regina Celly Nogueira da Silva, que leciona no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foram publicados no livro digital “Geografia, Educação e Cidadania”, apresentado no mês de maio, em solenidade no Instituto de Geografia e Ordenamento de Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

O e-book é um compilado dos trabalhos apresentados no Congresso e, nele, quatro capítulos são escritos por professores e estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, de João Pessoa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. A iniciativa do “Nós Propomos” partiu de um projeto de extensão da UEPB, coordenado pela professora Regina Celly, que buscou uma parceria com o professor Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, e escolheu a Escola Sesquicentenário para aplicar o projeto, que funcionou como Centro de Iniciação Científica (CIC) do Programa Ensino Médio Inovador, durante o ano de 2018.

Com sede em Lisboa, o “Nós Propomos” é formado por uma rede de países que contempla Portugal, Espanha, México, Colômbia, Peru e Brasil (cerca de 10 estados brasileiros), que estuda os problemas socioambientais urbanos, trazendo propostas de soluções. O “Nós Propomos Paraíba: revitalizando a cidadania através da educação” tem como principal objetivo o estudo de caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos.

Os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio escolheram as vertentes a serem abordadas dentro da temática central sugerida pela UEPB, que foi o patrimônio histórico de João Pessoa. O foco principal foi a construção de relatórios de estudos de gabinete e coleta de dados, trabalhos de campo e contato com órgãos públicos. Em seguida, os alunos compilaram suas ideias e passaram a escrever artigos sobre a supervisão dos professores e coordenadores.

Os locais escolhidos por alunos e professores da Paraíba foram o Centro Histórico, a comunidade do Porto de Capim, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, e a Escola Estadual Sesquicentenário. O livro está disponível no site da Universidade de Lisboa, através do endereço eletrônico https://www.ulisboa.pt/unidade-organica/instituto-de-geografia-e-ordenamento-do-territorio. Os artigos estão divididos entre quatro capítulos do e-book. São eles: 1- Manifestações Culturais da comunidade do Porto do Capim, João Pessoa, Paraíba, Brasil (Maria Eduarda Viana dos Santos / Anna Theresa Rosenhaim / Joazadaque Lucena de Souza); 2- Processo de revitalização e histórico de lutas da comunidade do Porto do Capim, João Pessoa, Paraíba, Brasil (Raquel Soares Pereira / Joazadaque Lucena de Souza / Regina Celly da Silva); 3- Nós Propomos Paraíba! e o patrimônio histórico, artístico e cultural do centro do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil (Joazadaque Lucena de Souza / Regina Celly da Silva / Raquel Pereira); 4- O Processo de Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, Paraíba, Brasil )Regina da Silva / Anna Rosenhaim / Maria Eduarda Viana dos Santos).

Os artigos foram escritos pelo professor de Geografia do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, Joazadaque Lucena; pela professora da Universidade Estadual da Paraíba, Regina Celly Nogueira da Silva; Maria Eduarda Viana Pontes dos Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Sesquicentenário; Raquel Soares Pereira e Ana Theresa Rosenhaim, ambas estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Sesquicentenário.

O post Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A partir da participação no 1º Congresso Ibero-Americano “Nós Propomos”, realizado pelo Instituto de Geografia de Lisboa, em Portugal, em setembro do ano passado, artigos da professora Regina Celly Nogueira da Silva, que leciona no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foram publicados no livro digital “Geografia, Educação e Leia Mais...

O post Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-13 12:30:39 [post_date] => 2019-08-13 12:30:39 [post_modified_gmt] => 2019-08-13 12:30:39 [post_modified] => 2019-08-13 12:30:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50418 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 83480639b4fabf2c7b7fe9b22a375e5b [1] => 4e88d1b82c4514104870e8c820da3e33 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal

Array ( [post_title] => Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal [post_content] =>

A partir da participação no 1º Congresso Ibero-Americano “Nós Propomos”, realizado pelo Instituto de Geografia de Lisboa, em Portugal, em setembro do ano passado, artigos da professora Regina Celly Nogueira da Silva, que leciona no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foram publicados no livro digital “Geografia, Educação e Cidadania”, apresentado no mês de maio, em solenidade no Instituto de Geografia e Ordenamento de Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

O e-book é um compilado dos trabalhos apresentados no Congresso e, nele, quatro capítulos são escritos por professores e estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, de João Pessoa, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. A iniciativa do “Nós Propomos” partiu de um projeto de extensão da UEPB, coordenado pela professora Regina Celly, que buscou uma parceria com o professor Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, e escolheu a Escola Sesquicentenário para aplicar o projeto, que funcionou como Centro de Iniciação Científica (CIC) do Programa Ensino Médio Inovador, durante o ano de 2018.

Com sede em Lisboa, o “Nós Propomos” é formado por uma rede de países que contempla Portugal, Espanha, México, Colômbia, Peru e Brasil (cerca de 10 estados brasileiros), que estuda os problemas socioambientais urbanos, trazendo propostas de soluções. O “Nós Propomos Paraíba: revitalizando a cidadania através da educação” tem como principal objetivo o estudo de caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos.

Os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio escolheram as vertentes a serem abordadas dentro da temática central sugerida pela UEPB, que foi o patrimônio histórico de João Pessoa. O foco principal foi a construção de relatórios de estudos de gabinete e coleta de dados, trabalhos de campo e contato com órgãos públicos. Em seguida, os alunos compilaram suas ideias e passaram a escrever artigos sobre a supervisão dos professores e coordenadores.

Os locais escolhidos por alunos e professores da Paraíba foram o Centro Histórico, a comunidade do Porto de Capim, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, e a Escola Estadual Sesquicentenário. O livro está disponível no site da Universidade de Lisboa, através do endereço eletrônico https://www.ulisboa.pt/unidade-organica/instituto-de-geografia-e-ordenamento-do-territorio. Os artigos estão divididos entre quatro capítulos do e-book. São eles: 1- Manifestações Culturais da comunidade do Porto do Capim, João Pessoa, Paraíba, Brasil (Maria Eduarda Viana dos Santos / Anna Theresa Rosenhaim / Joazadaque Lucena de Souza); 2- Processo de revitalização e histórico de lutas da comunidade do Porto do Capim, João Pessoa, Paraíba, Brasil (Raquel Soares Pereira / Joazadaque Lucena de Souza / Regina Celly da Silva); 3- Nós Propomos Paraíba! e o patrimônio histórico, artístico e cultural do centro do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil (Joazadaque Lucena de Souza / Regina Celly da Silva / Raquel Pereira); 4- O Processo de Revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, Paraíba, Brasil )Regina da Silva / Anna Rosenhaim / Maria Eduarda Viana dos Santos).

Os artigos foram escritos pelo professor de Geografia do Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário, Joazadaque Lucena; pela professora da Universidade Estadual da Paraíba, Regina Celly Nogueira da Silva; Maria Eduarda Viana Pontes dos Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Sesquicentenário; Raquel Soares Pereira e Ana Theresa Rosenhaim, ambas estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Sesquicentenário.

O post Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A partir da participação no 1º Congresso Ibero-Americano “Nós Propomos”, realizado pelo Instituto de Geografia de Lisboa, em Portugal, em setembro do ano passado, artigos da professora Regina Celly Nogueira da Silva, que leciona no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foram publicados no livro digital “Geografia, Educação e Leia Mais...

O post Artigos de docente do Câmpus III da UEPB são publicados em livro digital do Instituto de Geografia de Portugal apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-13 12:30:39 [post_date] => 2019-08-13 12:30:39 [post_modified_gmt] => 2019-08-13 12:30:39 [post_modified] => 2019-08-13 12:30:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50418 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 83480639b4fabf2c7b7fe9b22a375e5b [1] => 4e88d1b82c4514104870e8c820da3e33 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => artigos-de-docente-do-campus-iii-da-uepb-sao-publicados-em-livro-digital-do-instituto-de-geografia-de-portugal )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes

Array ( [post_title] => Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes [post_content] =>

A biblioteca setorial do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realizará, no dia 23 de outubro, a 1ª Semana do Livro e da Biblioteca. Com o tema “Biblioteca universitária como espaço de integração dos saberes”, o evento visa incentivar a leitura para o despertar da pesquisa científica. A atividade faz parte do projeto de extensão “Ações para o Desenvolvimento de Competências Informacionais dos Usuários da Biblioteca do Câmpus III”.

A programação conta com uma exposição intitulada “Litoral Paraibano de Norte a Sul – Óleo sobre tela”, do artista plástico Alysson André Borges de Araújo e contação de histórias com a bibliotecária e especialista em psicopedagogia Dayane Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade será destinada aos alunos do Câmpus III e público convidado, especialmente os alunos da Escola Municipal Sérgio Luiz de Melo Gomes, da cidade de Guarabira.

Também integra a programação do evento o workshop “Escrita Científica de Alto Impacto”, que tem como público-alvo alunos que estejam em fase de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O workshop, que será realizado no Auditório do CH, terá como palestrante a professora e bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanessa Alves Santana.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A biblioteca setorial do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realizará, no dia 23 de outubro, a 1ª Semana do Livro e da Biblioteca. Com o tema “Biblioteca universitária como espaço de integração dos saberes”, o evento visa incentivar a leitura para o despertar da Leia Mais...

O post Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-08 11:01:42 [post_date] => 2019-08-08 11:01:42 [post_modified_gmt] => 2019-08-08 11:01:42 [post_modified] => 2019-08-08 11:01:42 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50296 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 0eb53da687b90de10ac8a98f515ff82f [1] => c1c6a1258c4a73efb950fe9670fa756c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 37 [1] => 10 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes

Array ( [post_title] => Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes [post_content] =>

A biblioteca setorial do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realizará, no dia 23 de outubro, a 1ª Semana do Livro e da Biblioteca. Com o tema “Biblioteca universitária como espaço de integração dos saberes”, o evento visa incentivar a leitura para o despertar da pesquisa científica. A atividade faz parte do projeto de extensão “Ações para o Desenvolvimento de Competências Informacionais dos Usuários da Biblioteca do Câmpus III”.

A programação conta com uma exposição intitulada “Litoral Paraibano de Norte a Sul – Óleo sobre tela”, do artista plástico Alysson André Borges de Araújo e contação de histórias com a bibliotecária e especialista em psicopedagogia Dayane Bezerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade será destinada aos alunos do Câmpus III e público convidado, especialmente os alunos da Escola Municipal Sérgio Luiz de Melo Gomes, da cidade de Guarabira.

Também integra a programação do evento o workshop “Escrita Científica de Alto Impacto”, que tem como público-alvo alunos que estejam em fase de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O workshop, que será realizado no Auditório do CH, terá como palestrante a professora e bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vanessa Alves Santana.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A biblioteca setorial do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realizará, no dia 23 de outubro, a 1ª Semana do Livro e da Biblioteca. Com o tema “Biblioteca universitária como espaço de integração dos saberes”, o evento visa incentivar a leitura para o despertar da Leia Mais...

O post Centro de Humanidades realiza evento para debater a biblioteca universitária como espaço de integração de saberes apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-08 11:01:42 [post_date] => 2019-08-08 11:01:42 [post_modified_gmt] => 2019-08-08 11:01:42 [post_modified] => 2019-08-08 11:01:42 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50296 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 0eb53da687b90de10ac8a98f515ff82f [1] => c1c6a1258c4a73efb950fe9670fa756c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 37 [1] => 10 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-humanidades-realiza-evento-para-debater-a-biblioteca-universitaria-como-espaco-de-integracao-de-saberes )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar

Array ( [post_title] => Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar [post_content] =>

A Especialização em Ensino de Geografia, oferecida pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove nesta quinta-feira (8), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a Aula Magna que marcará o início do semestre letivo 2019/2 da terceira turma do curso. A atividade terá início às 19h e terá como tema “O professor e a arte de ensinar Geografia na atualidade”, que será ministrada pela professora Luciene Vieira Arruda.

Professora Luciene Arruda é docente do curso de Geografia do Câmpus III da UEPB, em Guarabira, além de atuar nos cursos de Filosofia e Pedagogia (PARFOR). Durante a palestra, a docente abordará questões relacionadas à arte de ensinar a disciplina de Geografia, além do papel do professor no processo de educação. A atividade é voltada para os alunos da turma, bem como para outros estudantes interessados na temática.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Especialização em Ensino de Geografia, oferecida pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove nesta quinta-feira (8), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a Aula Magna que marcará o início do semestre letivo 2019/2 da terceira turma do curso. A atividade terá Leia Mais...

O post Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-07 09:12:46 [post_date] => 2019-08-07 09:12:46 [post_modified_gmt] => 2019-08-07 09:12:46 [post_modified] => 2019-08-07 09:12:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50235 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 8e1ab888e330eb1bdbba776faa124a6c [1] => 8e1ab888e330eb1bdbba776faa124a6c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 [2] => 16 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar

Array ( [post_title] => Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar [post_content] =>

A Especialização em Ensino de Geografia, oferecida pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove nesta quinta-feira (8), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a Aula Magna que marcará o início do semestre letivo 2019/2 da terceira turma do curso. A atividade terá início às 19h e terá como tema “O professor e a arte de ensinar Geografia na atualidade”, que será ministrada pela professora Luciene Vieira Arruda.

Professora Luciene Arruda é docente do curso de Geografia do Câmpus III da UEPB, em Guarabira, além de atuar nos cursos de Filosofia e Pedagogia (PARFOR). Durante a palestra, a docente abordará questões relacionadas à arte de ensinar a disciplina de Geografia, além do papel do professor no processo de educação. A atividade é voltada para os alunos da turma, bem como para outros estudantes interessados na temática.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Especialização em Ensino de Geografia, oferecida pelo Departamento de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove nesta quinta-feira (8), no Auditório II da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a Aula Magna que marcará o início do semestre letivo 2019/2 da terceira turma do curso. A atividade terá Leia Mais...

O post Aulas da Especialização em Ensino de Geografia têm início com abordagem sobre o professor e a arte de ensinar apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-08-07 09:12:46 [post_date] => 2019-08-07 09:12:46 [post_modified_gmt] => 2019-08-07 09:12:46 [post_modified] => 2019-08-07 09:12:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50235 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 8e1ab888e330eb1bdbba776faa124a6c [1] => 8e1ab888e330eb1bdbba776faa124a6c ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 [2] => 16 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aulas-da-especializacao-em-ensino-de-geografia-tem-inicio-com-abordagem-sobre-o-professor-e-a-arte-de-ensinar )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba

Array ( [post_title] => Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba [post_content] =>

Um dos principais historiadores do século XX e da atualidade, o inglês Peter Burke, afirma que “a função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer”. Desse modo, a História se apresenta como uma ciência que se debruça em temas complexos, que muitas vezes não se encontram no hall dos assuntos de momento na academia. Pensando sobre isso, uma aluna do 6º período do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foi premiada pela Associação Nacional de História (ANPUH) por desenvolver pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba.

Nicaria Costa de Souza, aluna do Centro de Humanidades (CH) da Instituição, participou do 30° Simpósio Nacional de História, realizado entre os dias 15 e 19 de julho, na cidade de Recife, com o painel “Hospital-Colônia Juliano Moreira: a chegada da Psiquiatria na cidade de João Pessoa e as formas de tratar a loucura (1928 – 1940)”, e recebeu menção honrosa pela pesquisa apresentada. Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UEPB, a estudante afirmou que assuntos como o que ela tem pesquisado precisam estar presentes com mais frequência nas diversas áreas de pesquisa.

“Esse é um tema pouco discutido e pesquisado. Mas tem uma relação muito importante com a História. Como a História é interdisciplinar, é possível dialogar com os campos da Saúde e da Doença. Dizemos que é uma abordagem da História ‘vista de baixo’. A história da loucura sempre foi algo que me chamou atenção e, com essa pesquisa, buscamos explorar as práticas de dominação dos corpos dos sujeitos considerados desprovidos de razão, dentro da lógica interdisciplinar da instituição hospitalar”, explicou Nicaria.

Sobre a premiação, a estudante contou que ficou bastante surpresa, uma vez que havia muitos trabalhos expostos na modalidade painel durante o Simpósio Nacional de História e que não contava que a pesquisa que vem desenvolvendo recebesse tal reconhecimento. “Esse evento tinha mais de 500 painéis inscritos, pessoas de várias regiões do Brasil e trabalhos muito bons. Para mim foi uma surpresa e um incentivo para continuar. As pessoas veem a história da loucura como um caminho entre o cômico e o trágico, mas é preciso entender essas relações e como o Hospital Juliano Moreira está inserido nessa prática de encarceramento de pessoas que lidam com esse tipo de doença”, acrescentou.

A professora Edna Maria Nóbrega Araújo, orientadora da pesquisa e coordenadora do projeto PIBIC/CNPq do qual a aluna faz parte, fez questão de destacar a importância que essa menção honrosa tem, tanto para reconhecer o trabalho que vem sendo feito na Iniciação Científica na UEPB como também para estimular o ingresso de novos alunos no âmbito da pesquisa. “Para nós foi algo muito positivo, não apenas pelo prêmio, mas para a força que a Iniciação Científica recebe quando há resultados como esse”, disse a professora.

O painel “Hospital-Colônia Juliano Moreira: a chegada da Psiquiatria na cidade de João Pessoa e as formas de tratar a loucura (1928 – 1940)” tem como objetivo analisar como as práticas psiquiátricas eram realizadas no local, além de identificar em que momento a loucura foi objeto de preocupação por parte dos médicos psiquiatras na Paraíba, em especial de João Pessoa, cidade onde o hospital foi construído. Nicaria Costa, que reside na cidade de Araruna, ainda afirmou que a pesquisa encontra-se em fase de coleta e análise de fontes e é referenciada em obras publicadas sobre história da loucura, história da cidade, análise de conteúdo, além de análise de documentos, revistas e artigos de periódicos que abordam o tema.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Divulgação

O post Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Um dos principais historiadores do século XX e da atualidade, o inglês Peter Burke, afirma que “a função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer”. Desse modo, a História se apresenta como uma ciência que se debruça em temas complexos, que muitas vezes não se encontram no hall dos assuntos de Leia Mais...

O post Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-31 13:07:09 [post_date] => 2019-07-31 13:07:09 [post_modified_gmt] => 2019-07-31 13:07:09 [post_modified] => 2019-07-31 13:07:09 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50151 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 5c412103529eded67b045fbf91413c88 [1] => 161965683a908a5ce0fae67f16f17d27 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 [2] => 16 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba

Array ( [post_title] => Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba [post_content] =>

Um dos principais historiadores do século XX e da atualidade, o inglês Peter Burke, afirma que “a função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer”. Desse modo, a História se apresenta como uma ciência que se debruça em temas complexos, que muitas vezes não se encontram no hall dos assuntos de momento na academia. Pensando sobre isso, uma aluna do 6º período do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, foi premiada pela Associação Nacional de História (ANPUH) por desenvolver pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba.

Nicaria Costa de Souza, aluna do Centro de Humanidades (CH) da Instituição, participou do 30° Simpósio Nacional de História, realizado entre os dias 15 e 19 de julho, na cidade de Recife, com o painel “Hospital-Colônia Juliano Moreira: a chegada da Psiquiatria na cidade de João Pessoa e as formas de tratar a loucura (1928 – 1940)”, e recebeu menção honrosa pela pesquisa apresentada. Integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UEPB, a estudante afirmou que assuntos como o que ela tem pesquisado precisam estar presentes com mais frequência nas diversas áreas de pesquisa.

“Esse é um tema pouco discutido e pesquisado. Mas tem uma relação muito importante com a História. Como a História é interdisciplinar, é possível dialogar com os campos da Saúde e da Doença. Dizemos que é uma abordagem da História ‘vista de baixo’. A história da loucura sempre foi algo que me chamou atenção e, com essa pesquisa, buscamos explorar as práticas de dominação dos corpos dos sujeitos considerados desprovidos de razão, dentro da lógica interdisciplinar da instituição hospitalar”, explicou Nicaria.

Sobre a premiação, a estudante contou que ficou bastante surpresa, uma vez que havia muitos trabalhos expostos na modalidade painel durante o Simpósio Nacional de História e que não contava que a pesquisa que vem desenvolvendo recebesse tal reconhecimento. “Esse evento tinha mais de 500 painéis inscritos, pessoas de várias regiões do Brasil e trabalhos muito bons. Para mim foi uma surpresa e um incentivo para continuar. As pessoas veem a história da loucura como um caminho entre o cômico e o trágico, mas é preciso entender essas relações e como o Hospital Juliano Moreira está inserido nessa prática de encarceramento de pessoas que lidam com esse tipo de doença”, acrescentou.

A professora Edna Maria Nóbrega Araújo, orientadora da pesquisa e coordenadora do projeto PIBIC/CNPq do qual a aluna faz parte, fez questão de destacar a importância que essa menção honrosa tem, tanto para reconhecer o trabalho que vem sendo feito na Iniciação Científica na UEPB como também para estimular o ingresso de novos alunos no âmbito da pesquisa. “Para nós foi algo muito positivo, não apenas pelo prêmio, mas para a força que a Iniciação Científica recebe quando há resultados como esse”, disse a professora.

O painel “Hospital-Colônia Juliano Moreira: a chegada da Psiquiatria na cidade de João Pessoa e as formas de tratar a loucura (1928 – 1940)” tem como objetivo analisar como as práticas psiquiátricas eram realizadas no local, além de identificar em que momento a loucura foi objeto de preocupação por parte dos médicos psiquiatras na Paraíba, em especial de João Pessoa, cidade onde o hospital foi construído. Nicaria Costa, que reside na cidade de Araruna, ainda afirmou que a pesquisa encontra-se em fase de coleta e análise de fontes e é referenciada em obras publicadas sobre história da loucura, história da cidade, análise de conteúdo, além de análise de documentos, revistas e artigos de periódicos que abordam o tema.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Foto: Divulgação

O post Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Um dos principais historiadores do século XX e da atualidade, o inglês Peter Burke, afirma que “a função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer”. Desse modo, a História se apresenta como uma ciência que se debruça em temas complexos, que muitas vezes não se encontram no hall dos assuntos de Leia Mais...

O post Aluna do Centro de Humanidades recebe prêmio nacional por pesquisa sobre a história da loucura na Paraíba apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-31 13:07:09 [post_date] => 2019-07-31 13:07:09 [post_modified_gmt] => 2019-07-31 13:07:09 [post_modified] => 2019-07-31 13:07:09 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50151 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 5c412103529eded67b045fbf91413c88 [1] => 161965683a908a5ce0fae67f16f17d27 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 [2] => 16 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aluna-do-centro-de-humanidades-recebe-premio-nacional-por-pesquisa-sobre-a-historia-da-loucura-na-paraiba )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática

Array ( [post_title] => Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática [post_content] =>

O plágio é uma desonestidade intelectual do pesquisador que expõe trechos de trabalhos de outros pesquisadores em seus trabalhos e não dá os devidos créditos à fonte, se apropriando indevidamente da produção de terceiros como se fosse sua. Essa prática desonesta tem sido objeto de crescentes preocupações no meio acadêmico brasileiro e, como forma de combatê-la, um projeto da professora Andréa Morais Costa Buhler, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III de Guarabira, vem se tornando uma ferramenta eficaz para ajudar a identificar e combater o plágio acadêmico no âmbito universitário, bem como alertar para seus prejuízos.

A cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?” procura conscientizar os alunos sobre os prejuízos do plágio em suas diversas formas e esclarecer sobre os danos que essa prática representa, uma vez que, ao copiar o texto de outro autor, o futuro profissional demonstra fragilidade no domínio do conteúdo produzido. O material também tem cunho didático, pois apresenta algumas das normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e trabalhos acadêmicos em geral.

Inicialmente pensado para ser desenvolvido apenas no Câmpus de Guarabira, devido a sua relevância o projeto ganhou a adesão de outros professores da UEPB e, por determinação da Reitoria, foi ampliado, com a distribuição da cartilha em todos os câmpus da Universidade. O informativo esclarece que, em caso de dúvidas sobre a forma correta de fazer citações e referências, os alunos devem solicitar auxílio aos professores e/ou bibliotecários, que são profissionais capacitados para prestar a melhor orientação possível sobre o assunto.

Professora do Departamento de Letras do Centro de Humanidades, Andréa Morais Costa Buhle ressalta que a ideia de produzir a cartilha surgiu há dois anos, quando ela percebeu o aumento de plágios em trabalhos acadêmicos como dissertação, tese e, principalmente, nos TCCs, nos quais ela identificou serem copiados da internet. A docente frisa que, infelizmente, essa prática é comum nas instituições, o que exige uma campanha de conscientização entre a comunidade acadêmica.

A cartilha tem arte gráfica do jornalista, designer e ilustrador Júlio César, da Coordenação de Comunicação (Codecom) da Instituição. O material foi impresso na Gráfica Universitária e já está sendo distribuído em todos os câmpus da Universidade. Andréa destaca que o informativo objetiva repercutir um grave problema na relação alunos/academia. Ele não exaure as informações sobre o tema, porque há muitas outras formas de plágio. Deste modo, “a publicação é, antes de tudo, um convite para um debate ou, no mínimo, uma reflexão sobre o tema, suas causas e consequências”.

No material também constam informações sobre punições que podem ser aplicadas ao plagiador, que podem variar entre a perda da disciplina, uma intimação formal por parte da gestão administrativa ou as implicações legais com a Lei dos Direitos Autorais. “Por isso, o melhor é prevenir”, frisa professora Andréa. O material também está disponível para consulta em PDF, clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O plágio é uma desonestidade intelectual do pesquisador que expõe trechos de trabalhos de outros pesquisadores em seus trabalhos e não dá os devidos créditos à fonte, se apropriando indevidamente da produção de terceiros como se fosse sua. Essa prática desonesta tem sido objeto de crescentes preocupações no meio acadêmico brasileiro e, como forma de Leia Mais...

O post Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-25 09:07:16 [post_date] => 2019-07-25 09:07:16 [post_modified_gmt] => 2019-07-25 09:07:16 [post_modified] => 2019-07-25 09:07:16 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=49945 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 43feec3772337f695dfee5667a9b6bc3 [1] => 5dcccd8c115ee801c2c75bc310535fc1 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática

Array ( [post_title] => Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática [post_content] =>

O plágio é uma desonestidade intelectual do pesquisador que expõe trechos de trabalhos de outros pesquisadores em seus trabalhos e não dá os devidos créditos à fonte, se apropriando indevidamente da produção de terceiros como se fosse sua. Essa prática desonesta tem sido objeto de crescentes preocupações no meio acadêmico brasileiro e, como forma de combatê-la, um projeto da professora Andréa Morais Costa Buhler, do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III de Guarabira, vem se tornando uma ferramenta eficaz para ajudar a identificar e combater o plágio acadêmico no âmbito universitário, bem como alertar para seus prejuízos.

A cartilha “Vamos falar sobre plágio acadêmico?” procura conscientizar os alunos sobre os prejuízos do plágio em suas diversas formas e esclarecer sobre os danos que essa prática representa, uma vez que, ao copiar o texto de outro autor, o futuro profissional demonstra fragilidade no domínio do conteúdo produzido. O material também tem cunho didático, pois apresenta algumas das normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e trabalhos acadêmicos em geral.

Inicialmente pensado para ser desenvolvido apenas no Câmpus de Guarabira, devido a sua relevância o projeto ganhou a adesão de outros professores da UEPB e, por determinação da Reitoria, foi ampliado, com a distribuição da cartilha em todos os câmpus da Universidade. O informativo esclarece que, em caso de dúvidas sobre a forma correta de fazer citações e referências, os alunos devem solicitar auxílio aos professores e/ou bibliotecários, que são profissionais capacitados para prestar a melhor orientação possível sobre o assunto.

Professora do Departamento de Letras do Centro de Humanidades, Andréa Morais Costa Buhle ressalta que a ideia de produzir a cartilha surgiu há dois anos, quando ela percebeu o aumento de plágios em trabalhos acadêmicos como dissertação, tese e, principalmente, nos TCCs, nos quais ela identificou serem copiados da internet. A docente frisa que, infelizmente, essa prática é comum nas instituições, o que exige uma campanha de conscientização entre a comunidade acadêmica.

A cartilha tem arte gráfica do jornalista, designer e ilustrador Júlio César, da Coordenação de Comunicação (Codecom) da Instituição. O material foi impresso na Gráfica Universitária e já está sendo distribuído em todos os câmpus da Universidade. Andréa destaca que o informativo objetiva repercutir um grave problema na relação alunos/academia. Ele não exaure as informações sobre o tema, porque há muitas outras formas de plágio. Deste modo, “a publicação é, antes de tudo, um convite para um debate ou, no mínimo, uma reflexão sobre o tema, suas causas e consequências”.

No material também constam informações sobre punições que podem ser aplicadas ao plagiador, que podem variar entre a perda da disciplina, uma intimação formal por parte da gestão administrativa ou as implicações legais com a Lei dos Direitos Autorais. “Por isso, o melhor é prevenir”, frisa professora Andréa. O material também está disponível para consulta em PDF, clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O plágio é uma desonestidade intelectual do pesquisador que expõe trechos de trabalhos de outros pesquisadores em seus trabalhos e não dá os devidos créditos à fonte, se apropriando indevidamente da produção de terceiros como se fosse sua. Essa prática desonesta tem sido objeto de crescentes preocupações no meio acadêmico brasileiro e, como forma de Leia Mais...

O post Projeto de docente do CH auxilia na identificação do plágio acadêmico e alerta sobre prejuízos desta prática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-25 09:07:16 [post_date] => 2019-07-25 09:07:16 [post_modified_gmt] => 2019-07-25 09:07:16 [post_modified] => 2019-07-25 09:07:16 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=49945 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CH – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ch/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 43feec3772337f695dfee5667a9b6bc3 [1] => 5dcccd8c115ee801c2c75bc310535fc1 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 10 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-docente-do-ch-auxilia-na-identificacao-do-plagio-academico-e-alerta-sobre-prejuizos-desta-pratica )