Cursos

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[wptabtitle]Bacharelado em Direito[/wptabtitle]
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Histórico: O Curso de Direito tem duração média de 5 anos, tendo como atividade, componente curricular, estágio obrigatório e o trabalho de conclusão de curso ao seu término.

Modalidade: Bacharelado

Criação: (RESOLUÇÃO)

Regime Escolar: (Seriado Semestral com duas entradas)

Carga Horária total do curso: 4.500h/a

Turnos de funcionamento: manhã e tarde

Contato: Secretário do Curso de Direito (luladelfino@bol.com.br) e Coordenadora do Curso de Direito (soniamsa@globo.com)

Duração do Curso

Turno Diurno: Cinco anos (mínimo) e sete anos (máximo)
Turno Noturno:

Campo de atuação profissional

O profissional do Curso de Direito dispõe de um extenso e variado campo de atuação, atendendo as demandas do mercado de trabalho, atuando na esfera pública por meio de carreiras jurídicas, como a de magistrados, promotores de justiça, procuradores, defensores públicos, delegados e investigadores de polícia, bem como na esfera privada, atuando como advogado e consultor jurídico.
O exercício da profissão também permite que o profissional se dedique a academia, como professor e pesquisador do Direito, notadamente aos que buscam qualificação através dos cursos de pós-graduação.

Coordenação do curso

Prof. Me. Jossano Mendes de Amorim (coordenador)

Prof. Ma. Kilma Maisa de Lima Gondim (coordenadora adjunta)

Chefia de Departamento

Prof. Me. Agassiz de Almeida Filho (chefe)

Prof. Ma. Maria Sônia de Medeiros Santos de Assis (chefe adjunta)

Secretários
Luiz Delfino da Silva

Monitorias
Coordenação de Monitoria – Maria Sônia de Medeiros Santos de Assis (este semestre não tem monitores)

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[wptabtitle]Licenciatura Plena em Geografia[/wptabtitle]
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Histórico

A Missão do curso de Licenciatura Plena em Geografia  é formar cidadãos que se comprometam com a ampliação e socialização do conhecimento geográfico nos diversos níveis educacionais e técnicos, que possam contribuir para o desenvolvimento científico nacional, regional e local, particularmente do estado da Paraíba, seguindo os princípios do Desenvolvimento Sustentável.

Formar profissionais capazes de compreender a relação sociedade-natureza de maneira teórica e prática tendo como referência a dinâmica geográfica desenvolvida em escalas local e global e a necessidade de contribuir na construção do cotidiano respeitando as bases históricas, políticas, econômicas e sociais, ferramentas estas indispensáveis para a consolidação de uma carreira docente que se preocupa com as transformações dos múltiplos espaços.

O Curso de Licenciatura Plena em Geografia tem por finalidade formar e capacitar profissionais para exercer a docência em nível de ensino fundamental, médio e superior e promover o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada e comprometida com as prioridades do desenvolvimento local e regional. Dessa forma, os discentes deverão ser capazes de vivenciar a prática pedagógica com base na observação e na atuação democrática, adaptando-se às novas tecnologias e à dinâmica da produção do espaço.

Modalidade: Licenciatura Plena em Geografia

Criação: Resolução nº 20/83. De 07/04/1983

Regime Escolar: (Seriado Semestral com duas entradas)

Carga Horária total do curso: 3000 h/a

Turnos de funcionamento: Tarde/Noite

E-mail:

Duração do Curso

Turno Diurno: 04 (quatro) anos
Turno Noturno: 05 (cinco) anos

Campo de atuação profissional:

O profissional de Geografia deverá, ao final do curso, estará apto a exercer diversas atividades ligadas ao Ensino, ao Planejamento, e Gestão Ambiental, Análise de atividades Turísticas, quer seja em órgãos governamentais e /ou empresas privadas.
Dentre estes órgãos é possível citar, Instituições de Ensino, IBGE, SUDEMA, EMATER, SUDENE, SETUR, Empresas Privadas, Secretarias de Agricultura, e do Meio Ambiente onde, a atuação do profissional de Geografia seja de apoio técnico e respaldo para a realização de tarefas inerentes à sua área de conhecimento.
Dessa forma, o profissional formado pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia poderá exercer atividades ligadas às seguintes atividades:

  • Atuar como docente e pesquisador no ensino, fundamental, médio e superior;
  • Elaborar e executar programas, interdisciplinares de gestão e educação   ambiental;
  • Projetos e consultorias em Geografia e Educação Ambiental
  • Estudar os elementos e processos relacionados à produção do espaço geográfico, com base nos fundamentos da ciência geográfica;
  • Atuar como agente de transformação da sociedade, utilizando os conhecimentos da ciência geográfica para a melhoria da qualidade de vida da população;
  • Reconhecer e utilizar diferentes abordagens teórico-metodológicas ligadas ao ensino de Geografia, compreendendo a complexidade dos fenômenos geográficos.

Coordenação do curso:
Prof. Dr. Francisco Fábio Dantas da Costa (coordenador)

Prof. Dr. Lanusse Salim Rocha Tuma (coordenador adjunto)

Chefia Departamental:
Prof. Dr. Leandro Paiva de Monte Rodrigues (chefe)

Prof. Dr. Carlos Antônio Berlarmino Alves (chefe adjunto)

Linhas de pesquisa do curso:

  • Transformações econômicas e processos de urbanização.
  • Ecossistemas e Impactos Ambientais nos Espaços Urbanos e Rurais.
  • Modernização agrícola: reorganização espacial e relações de trabalho
  • Poder Local e Organização do Espaço.
  • Conservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade dos Ecossistemas.
  • Geografia, Educação e Cidadania.
  • Geografia da percepção e da fenomenologia
  • Geografia do Ensino Fundamental e Médio.
  • Geografia do Turismo.
  • Geografia Cultural e da Percepção.
  • Geografia, Território e Territorialidade.
  • Geografia, Região e Regionalização.
  • Geografia, Planejamento e Gestão Ambiental.
  • Geografia e análise da pesquisa
  • Geografia rural e agrária (meio ambiente rural)

Grupos de pesquisa:
Terra – Grupo de pesquisa urbana, rural e ambiental
Ceget – Centro de Estudos da Geografia do Trabalho

Monitorias:
Estudos Climáticos
Estudos Geológicos

Estágios:
PIBID – Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência.
Cléoma Maria Toscano Henriques
Maria Juliana Leopoldino Villar
Professores: (nome, e-mail, lattes e área de atuação)

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[wptabtitle]Licenciatura Plena em História[/wptabtitle][wptabcontent]

Histórico:

Em 1981 foi criada, na cidade de Guarabira-PB, a então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira-PB – FAFIG, instalada no antigo Colégio Nossa Senhora da Luz, situado no bairro central da cidade. Posteriormente, em 1982, a mesma foi transferida para o bairro de Areia Branca, no Km 1 da Rodovia 075-PB. Os cursos de licenciatura que funcionavam na FAFIG, aos poucos trouxeram para a região de Guarabira um intenso fluxo de estudantes universitários, em sua maioria, oriundos das localidades circunvizinhas.

Ainda como FAFIG, por força da Resolução de no 20/83, de 07 de abril de 1983, foi criado o Curso de Licenciatura em História, o que constou do D.O.U. de 12 de maio de 1983. Com isso foi ampliado o leque de formação humanística, ao passo que, trouxe para a cidade de Guarabira, um crescente número de estudantes interessados nessa área de estudo, cujo interesse ultrapassou a mera formação de professores de história, de modo a construir um perfil profissional, que paulatinamente, começava a perceber a crítica e a problemática do humano em sociedade.

Incorporada, em 1986, a Faculdade Regional do Nordeste – FURNE, a FAFIG deixou de existir e as transformações não pararam. Quando a FURNE foi estadualizada, essa Instituição de Ensino Superior conduziu todos os antigos cursos para o mesmo destino. A partir de então, as transformações foram crescentes; nascia então o Centro de Humanidades Osmar de Aquino, da Universidade Estadual da Paraíba, convergindo para a formação de professores licenciados e bacharéis nas áreas humanísticas: Geografia, Letras, História, Direito e, mais recentemente, Pedagogia.

Oito anos depois, o Curso de Licenciatura Plena em História foi reconhecido, pela Portaria Ministerial de no 939, de 16 de julho de 1994, publicada no D.O.U. de 17 de junho do mesmo ano. Desde a “turma pioneira”, do período 83.2, constituída por 55 alunos, o Curso de Licenciatura Plena em História, ao passar por transformações organizativas e institucionais, funciona atualmente nos turnos vespertino e noturno, com duas entradas para cada período, oferecendo um total de 120 vagas anuais.  Conta ainda com a recente implantação do seu Curso de Especialização em História Cultural, iniciado no semestre 2009.2, com a oferta de 35 vagas.
O Curso promove de modo crescente o desenvolvimento crítico e intelectual da região do Brejo paraibano. A preocupação não tem sido apenas a de formar professores licenciados que possam ocupar as vagas remanescentes das cidades circunvizinhas à sede em que o curso está localizado. A opção por formar profissionais críticos e integrados com o contexto e com as transformações sociais, políticas e culturais da região, deu ao curso de Licenciatura Plena em História o respaldo necessário ao reconhecimento da sociedade.

Em 2013, o quadro docente efetivo do Curso conta com 20 (vinte) professores efetivos e 1 visitante, sendo 14 (quatorze) Doutores, 04(quatro) Mestres, 02(dois) Especialistas e 01(um) Graduado. São profissionais que atuam em diferentes áreas de Ensino e Pesquisa, qualificados em diversas universidades brasileiras e do exterior.

Convergem para o Centro de Humanidades estudantes de vários lugares do Brejo paraibano, do Sertão da Paraíba e do Litoral, como também, estudantes de outros estados, a exemplo do Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte. No caso do curso de História, a clientela estudantil é bastante diversificada, seja quanto ao local de origem, faixa etária, condição sócio-econômica, identidades étnicas e culturais. Tal diversidade, bem como o reconhecimento de que a estrutura da graduação está alicerçada numa concepção de ensino não dissociada da Pesquisa e da Extensão – o que é uma composição que favorece, em demasia, a transmissão do conhecimento histórico de modo crítico e problematizador  –  faz com que nossa graduação não se configure como um curso endógeno e/ou local, mas antes como um espaço político e de construção e difusão de conhecimento, que procura reinventar e transcender fronteiras.
Criação: Portaria Ministerial de no 939, de 16 de julho de 1994, publicada no D.O.U. de 17 de junho do mesmo ano.

Regime Escolar: Seriado Semestral com duas entradas

Carga horária total do curso:  2.810 horas

Turnos de funcionamento: vespertino e noturno

Duração do Curso
Turno Diurno: 8 semestres
Turno Noturno: 9 semestres

Campo de atuação profissional:

O profissional licenciado em História, na perspectiva de formação aqui proposta, estará apto a atuar em diversas áreas/espaços relacionadas ao Ensino e Pesquisa do conhecimento histórico. A saber:

  • Ensino Fundamental, Médio e Superior de Instituições Públicas e Privadas. Nas de nível superior poderá atuar em Cursos específicos de História e/ou de áreas correlatas, que ofereçam componentes curriculares de conhecimento histórico.
  • Núcleos/Fundações/Agências de Pesquisa; Arquivos, Museus, Curadorias e órgãos ligados à preservação e difusão da História, da Memória e Patrimônio Cultural, públicos ou privados, incluindo Organizações Não Governamentais (ONG’S).
  • Assessorias a empresas, órgãos ou agências ligadas à produção midiática _ Publicidade, Cinema e demais meios de comunicação de massa. Editorias de livros, jornais e revistas especializados.
  • Assessorias às empresas e/ou instituições ligadas ao Turismo.

Coordenação do curso (Biênio 2018-2020):
Prof Dra. Naiara Ferraz Bandeira Alves (coordenadora)

Prof. Dra. Edna Maria Nóbrega Araújo (coordenadora adjunta)

Chefia Departamental:
Prof. Dra. Joedna Reis de Meneses (chefe)

Prof. Dra. Susel Oliveira da Rosa (chefe adjunto)

Contato: coord.hist.uepb@gmail.com

Linhas de pesquisa:

O equilíbrio entre Ensino, Pesquisa e Extensão depende da dinâmica da oferta curricular em consonância com as Linhas de Pesquisa e com a área de Ensino, em particular os Estágios Supervisionados.

As Linhas de Pesquisa contemplam as diferentes grandes áreas e abrem horizontes plurais de objetos, problemas e abordagens de estudo, em compasso com a especialização e atuação do nosso quadro de professores orientadores. São elas:

  • Historiografia, Literatura e Mídia;
  • História, Política e Relações de Poder;
  • História, Trabalho e Economia;
  • História e Estudos Culturais: Etnia, Crença, Gênero e Sexualidade;
  • História, Memória e Cotidiano;
  • História, Ensino e Currículo;
  • História Cultural e Cidade

Estas linhas constituem o território profícuo de várias experiências de Pesquisa e Extensão, ligadas aos editais da própria Instituição e/ou de agências de fomento de âmbito regional e/ou nacional, a exemplo dos Programas de Iniciação Científica (PIBIC), PROPESQ, PROBEX, Edital Universal do CNPq, etc.

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[wptabtitle]Licenciatura Plena em Letras[/wptabtitle]
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Coordenação do curso (Biênio 2018-2020):

Prof Dr. William Sampaio Lima de Sousa (coordenador)

Prof. Dr. Eduardo Henrique Cirilo Valones (coordenador adjunto)

Chefia Departamental:
Prof. Dr. Juarez Nogueira Lins (chefe)

Prof. Dr.  José Vilian Mangueira (chefe adjunto)

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[wptabtitle]Licenciatura em Pedagogia[/wptabtitle]
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Coordenação do curso (Biênio 2018-2020):

Prof. Dra. Luciana Silva do Nascimento (coordenadora)

Prof. Dra. Mônica de Fátima Guedes de Oliveira (coordenadora adjunta).

Chefia Departamental:

Prof. Dra. Verônica Pessoa da Silva (chefe)

Prof. Dra. Germana Alves de Menezes (chefe adjunta)

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