Geografia

Área de abrangência: Ciências Humanas

Público alvo: Professores, pesquisadores e estudantes da área de geografia

Duração: Indeterminado

Coordenadores: Prof. Dr. Belarmino Mariano Neto e Profª Drª Luciene Vieira de Arruda

Saiba mais

O TERRAPURA – Grupo de pesquisa urbana, rural e ambiental – realiza estudos e pesquisas sobre geografia e território, com enfoques para o planejamento urbano, rural e ambiental. O grupo considera o Agreste nordestino e paraibano sua principal base de pesquisa e passou a atuar neste espaço enquanto um “OBSERVATÓRIO DO AGRESTE BRASILEIRO”. Para isso utiliza como meio de divulgação de um blog (http://observatoriodoagreste.blogspot.com.br/), que confere importância a pesquisas de extensão e de iniciação científica, realizando trabalhos coordenados pelo Prof. Dr. Belarmino Mariano Neto (PIBIC/PROPESQ; Profa. Dra. Luciene Vieira de Arruda (PIBIC/PROPESQ), entre outros. Além de dezenas de trabalhos de Iniciação Científica (IC), mais de trezentos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para a finalização do curso em Geografia (Monografias, relatórios, artigos, etc.) já foram orientados pelos membros do grupo de pesquisa a partir das linhas propostas.

Coordenadores: Luciene Vieira de Arruda, Cleóma Maria Toscano e Henriques Carlos Antonio Belarmino Alves

Área Temática: Geociências

Área de Abrangência: Ciências Exatas e da Terra

Público Alvo: Bairros assistidos com rede de abastecimento de água através de poços artesianos

Duração: 12 meses

Coordenador: Dr. Lanusse Salim Rocha Tuma (Edital PIBIC cota 2016/2017)

Objetivos:

O objetivo central desta pesquisa consiste em identificar, analisar e dimensionar os reservatórios de água subterrânea na região citada, recorrendo a estudos da ocorrência, movimentação, distribuição e potencial da água armazenada no subsolo. Para alcançar os propósitos desejados serão utilizados dois ramos distintos da ciência, a Hidrogeologia e a Geoestatística. A principal meta deste trabalho é a caracterização do perfil hidrogeológico da área em questão, a fim de aumentar o nível da informação técnico-científica e do conhecimento atual das reservas hídricas existentes.

Área temática: Geografia e Ensino

Área de abrangência: Geografia, Ensino e Formação de Professores de Geografia

Público alvo: Estudantes e professores

Ano de Formação2016

Coordenadoras: Profª Dra Regina Celly Nogueira da Silva e Profª Dra Ana Gloria Marinho

Saiba mais

Constituído para promover pesquisas, debates, estudos, publicações e eventos na área de Geografia, esta iniciativa é fruto dos anseios de um grupo de professores de duas Instituições de Ensino Superior da Paraíba  – Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus Guarabira/IFPB  – que trabalham com as disciplinas Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado, Didática, Urbana, Meio Ambiente e Cultura, todas voltadas para o ensino de Geografia e áreas afins. Esses professores têm em comum a preocupação com o ensino de Geografia e os seus rumos no mundo atual, desde o nível básico até o superior, expressa por meio de suas pesquisas, atividades práticas e didáticas em sala de aula, leituras e discussões de obras teóricas sobre as temáticas de cunho geográfico. Temos, assim, como proposta inicial a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, divulgar os resultados das pesquisas realizadas por professores e alunos no âmbito das instituições que compõe o Grupo, através da produção de artigos e comunicações em congressos científicos e publicação em revistas especializadas.

Área de abrangência: GEOGRAFIA

Área temática: GEOGRAFIA REGIONAL

Público alvo: As comunidades da Serra do Espinho e os alunos de Geografia do CH

Duração: Três anos

Coordenador: Professores: Luciene Vieira de Arruda e Belarmino Mariano Neto

Saiba mais: Na versão III desse projeto, pretendemos fazer um diagnóstico da fauna local, bem como incentivar o geoturismo e o turismo rural a partir de visitas sistemáticas às comunidades da Serra do Espinho para apresentar os resultados desse projeto (Versões I e II) e contribuir para a conscientização social e ambiental. A pesquisa tem como metas levar os conhecimentos adquiridos para as comunidades locais e visitantes no sentido da valorização ambiental, econômica e social desses espaços; elaborar croquis educativos e informativos das trilhas georreferenciadas, que possam ser utilizadas pelas comunidades e visitantes, além de envolvê-los em atividades que possam contribuir para o reconhecimento do potencial natural da área de estudo e promover o interesse das pessoas em preservar seus ambientes.