8 de setembro de 2020

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, está promovendo uma série de atividades remotas voltadas para a reflexão em torno da educação e da sociedade em tempos de pandemia.

O webinário “Educação e sociedade: reflexões sobre a vida em tempos de pandemia” é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão CH pela vida na Pandemia, cujo foco é o contexto pandêmico no qual o mundo se vê imerso. As próximas atividades do webinário serão realizadas nos dias 12, 19 e 26 deste mês, a partir das 14h30. A atividade está sendo desenvolvida pela plataforma digital GSuite e haverá certificados para os participantes.

No dia 12, será desenvolvida a palestra “Necropolítica, território e o governo genocida de Lá Ele”, pela mestrandra Aline Martinellis. Já no dia 19, o tema escolhido foi “Impactos no setor cultural e os desafios a criatividade em tempos de Covid-19: Diálogos sobre os artevismo antirracista de Fernanda Ferreira na cena paraibana”. Essa atividade será conduzida pela ativista  e colaboradora dos Movimentos Negros na Paraíba, Fernanda Ferreira.

Para o dia 26, o webinário reservou o tema “Educação e Sociedade na pandemia”, que terá como responsáveis pela exposição o professor João Martins e a professora Ivonildes Fonseca.

O webinário começou no último dia 5, com a abordagem do tema “Encontros e reencontros: relatos de vida e trabalho no Grupo de Estudos GREFORJ”. Conduziram a atividade, a professora Rita de Cássia da Rocha, Christian Eduardo Campos, Monara Tamires Ribeiro, Maria Amélia Ribeiro, Érica Barbosa e Maria das Vitórias Santos.

As ações desenvolvidas pela Comissão do CH nesses tempos de pandemia, visam contribuir com a adoção de mudanças no comportamento por parte das pessoas, a exemplo do uso de máscaras, necessidade de higienização das mãos, bem como dos alimentos oriundos das compras em lojas e supermercados e outros estabelecimentos.

Na parte teórica, procura sistematizar as reflexões acerca das relações sociais no campo da arte e da ciência, visto que as obras de arte (música, filmes, pinturas, teatro) ajudam a combater ansiedade, pensamentos negativos fixos e conduzem as pessoas humanas a sonharem e renovarem as forças necessárias para seguir na vida.

Texto: Severino Lopes

O post CH promove webinário “Educação e sociedade: reflexões sobre a vida em tempos de pandemia” apareceu primeiro em UEPB.