25 de novembro de 2019

O Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, está promovendo o 1º Curso de Extensão – A Atuação do Educador Social no âmbito das Políticas Sociais, direcionado aos estudantes do CH e educadores sociais que atuam nas políticas de assistência social, com destaque para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

A atividade tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e metodológicos visando uma atuação qualificada dos educadores nos espaços das políticas sociais. O curso surgiu por iniciativa dos professores Marcelo Saturnino da Silva e Verônica Pessoa da Silva, os quais atualmente estão desenvolvendo pesquisa sobre a temática, no âmbito do Programa de Iniciação Científica da UEPB (Cota 2019-2020). Segundo os idealizadores, a iniciativa foi bem recepcionada pelos alunos do Curso de Pedagogia, bem como pelas equipes técnicas, especificamente, dos CRAS dos municípios de Guarabira e Pilões.

As aulas foram iniciadas no mês de outubro e seguem até final de novembro, sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 16h, abordando as temáticas “Estado, Sociedade e Políticas Públicas”, “Questão Social e Política Social”, “A política social no Brasil contemporâneo: entre o favor e o direito”, “A Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e sua operacionalização”, “A atuação do educador social no âmbito das políticas sociais” e “Diretrizes teórico-metodológicas para uma atuação educativa qualificada no âmbito das políticas sociais”.

O post Centro de Humanidades da UEPB promove curso de extensão sobre atuação do educador social apareceu primeiro em UEPB.