27 de setembro de 2017

Clique para exibir o slide.

O Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde (CCTS) do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado na cidade de Araruna, está completando sete anos de fundação. Para marcar a data, a direção do Câmpus, juntamente com as coordenações dos cursos que compõem o Centro, está realizando a 2ª Feira Científica Cultural do CCTS. O evento, voltado para os estudantes e professores dos cursos de Odontologia, Engenharia Civil e Física, movimentou toda a comunidade acadêmica através das palestras, mesa redonda, exposição de trabalhos de pesquisa e extensão, além de apresentações culturais.

A Feira Científica Cultural foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (26), pelo diretor do Câmpus, Manuel Antônio Gordón Nunez, e pelo diretor ajunto do CCTS, professor Raimundo Leidimar Bezerra. O Pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade, representou o reitor Rangel Junior na solenidade, que marcou a comemoração oficial do aniversário do Câmpus VIII. Durante a solenidade, o prefeito da cidade, Vital Costa, destacou a importância do Câmpus de Araruna para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Logo após a abertura aconteceu o lançamento do projeto “Praça de Convivência do CCTS”, por parte da Empresa Junior “Pilares”, do curso de Engenharia Civil, seguido da premiação dos ganhadores das amostras de Extensão e Pesquisa da 1º FECIC realizada em 2016. Foram premiados cinco trabalhos do curso de Odontologia, um trabalho do curso de Licenciatura em Física, e outro do curso de Engenharia Civil, todos apresentados em forma de banner. Técnicos e professores também foram premiados.

Dentro da programação festiva, o Laboratório Itinerante (LABIT) realizou uma série de ações de saúde voltadas para a melhora da qualidade de vida da população, além de uma ação social com cortes de cabelo, manicure e maquiagem. Apresentações de trabalhos científicos, mostra de gastronomia, artesanato e uma oficina de cordel e contação de histórias também fizeram parte da programação.

O diretor do Câmpus, professor Manuel Antônio Gordón Nunez, reafirmou que a presença da UEPB no Curimataú Oriental da Paraíba representa o alicerce mais forte do aspecto social da Instituição. Manuel Gordón lembrou que o Câmpus tem as clínicas de Odontologia muito bem equipadas e os laboratórios dos cursos de Engenharia e Física funcionando muito bem, o que só resulta em ganhos para a população da região. “Com o que realizamos no Câmpus VIII, promovemos um impacto muito positivo na saúde pública local e auxiliamos no desenvolvimento regional”, frisou. Para o professor, aos poucos o CCTS desponta como um dos principais Câmpus da UEPB e, na sua avaliação, muito ainda será realizado pelao Câmpus de Araruna que reverterá em mais benefícios para a sociedade.

A Feira prossegue nesta quarta (27) com a apresentação do ballet popular “Terra Potiguares”, a realização das oficinas “Qualidade de Atendimento ao Público”, “Xilogravura”, “Desenho e Tela”, além da apresentação dos trabalhos científicos e das mostra de gastronomia, artesanato e apresentações culturais. Também haverá um show de calouros com estudantes do Câmpus. O encerramento da Feira será às 20h, com apresentações culturais e um momento de confraternização.

O Câmpus Professora Maria da Penha, em Araruna, foi inaugurado no dia 20 de setembro de 2010 e já colocou centenas de profissionais no mercado de trabalho. Desde que se instalou na cidade, como parte do processo de interiorização da UEPB, o Câmpus VIII passou a realizar uma função estratégica na região, tendo impulsionado o desenvolvimento econômico e social, além de melhorar a qualidade de vida da população, através dos diversos projetos de extensão, desenvolvidos por professores e estudantes dos cursos de Bacharelado em Odontologia e Engenharia Civil e da Licenciatura em Física.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus VIII celebra sete anos de fundação com Feira Científica Cultural e prestação de serviços a população apareceu primeiro em UEPB.