CCT

CCT

Centro de Ciências e Tecnologia

1ª Semana de Química tem início com discussões sobre representações multimodiais e formação de professores para a inclusão

12 de novembro de 2019

Em tempos de mudanças curriculares e de surgimento de novos desafios no campo da Educação, as universidades públicas precisam repensar a formação dos professores para a atuação na Educação Básica numa perspectiva mais ampla de inclusão. Esse está sendo um dos assuntos da 1ª Semana de Educação em Química da UEPB, aberta na manhã desta terça-feira (12), no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande.

O evento, realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Química, envolve ainda a 10ª Olimpíada Paraibana de Química, cuja premiação aos cerca de 120 alunos que se destacaram na competição será realizada na próxima quinta-feira (14), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), marcando o encerramento da Semana de Química.

Mais de 200 pessoas entre estudantes, professores e pesquisadores de várias instituições brasileiras participam das atividades da 1ª Semana de Química da UEPB, desenvolvidas a partir do projeto de extensão “Ações construtivas para o conhecimento químico nas escolas públicas da Paraíba”.

Na conferência “O papel das representações multimodiais no Ensino da Ciência”, proferida pela professora Ana Luíza de Quadros, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foram apresentadas as diversas formas de comunicação que o professor utiliza em sala de aula. Para as áreas de ciência, segundo Ana Luíza, além da linguagem oral e escrita, as representações têm um papel importante no processo de formação e precisam ser valorizadas pelos professores na sala de aula para construir conhecimentos.

O primeiro dia do evento também foi marcado pela palestra “Formação de professores de Química para a inclusão”, com o professor Gerson de Souza Mol, da Universidade Nacional de Brasília (UnB), que destacou a inclusão como uma realidade que impõe aos professores das universidades púbicas a necessidade de estarem preparados para lidar como o cenário envolvendo pessoas com necessidades educacionais especiais, uma ve que, a partir do momento que esse público supera as barreiras no Ensino Básico, a tendência é que chegue nas universidades em busca de formação profissional.

Como atitudes em sala de aula que favorecem a inclusão, o professor da UnB disse que o primeiro passo é o respeito ao aluno e a compreensão da lei, entendendo que a escola tem a missão de garantir a todos as condições para a formação humana, cidadã e profissional. “É preciso entender que não cabe a nós, professores, definirmos quem pode e quem não pode aprender. O que cabe a nós é buscar formas para que todos aprendam”, enfatizou Gerson.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UEPB, professor Flávio Romero; pelo pró-feitor de Extensão, professor José Pereira; pelo coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, professor Francisco Dantas; pela diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; pela coordenadora da Licenciatura em Química, professora Sara Regina Ribeiro; pelo chefe de Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega de Sousa; pelo coordenador do evento, professor Geraldo Medeiros; e pelo professor Joelson Pimentel, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Matemática.

Professor Flávio Romero lembrou que, desde quando foi criada, há 53 anos, ainda como Fundação Regional do Nordeste (Furne), a Universidade Estadual da Paraíba se destaca pelos investimentos na formação dos professores e, hoje, passadas mais de cinco décadas, é perceptível a presença de educadores egressos da Instituição em todos os municípios paraibanos. Como educador, Flávio disse que o maior desafio das universidades públicas ainda é estabelecer relações com as escolas que estão na ponta do processo educacional. A UEPB, segundo ele, tem cumprido o seu papel e hoje, inegavelmente, contribui no desenvolvimento da formação educacional.

Ao saudar os participantes, o pró-reitor de Extensão, José Pereira, ressaltou a importância do projeto do curso de Química, que incentiva os alunos a pensarem no conhecimento. Ele destacou que a inclusão das escolas da Educação Básica é sempre um tema que engloba a extensão e se reflete em melhorias para a sociedade. O Chefe do Departamento de Química, professor Antônio Nóbrega, enalteceu a espontaneidade e a voluntariedade existentes nas Olimpíadas de Química, enquanto a coordenadora do curso, professora Sara Regina, destacou o incentivo para o despertar dos alunos para a ciência química, historicamente tida como difícil de aprendizado.

Coordenador do evento e da Olimpíada Paraibana de Química, que funciona como projeto de extensão na UEPB, o professor Francisco Dantas destacou a temática a ser abordada durante os três dias de eventos, especificamente a metodologia de ensino, preparação dos alunos para as olimpíadas de Química e os desafios da área. Sobre as Olimpíadas científicas, ele ressaltou que o evento este ano superou a expectativa, com mais de 107 mil alunos inscritos na Paraíba nas duas primeiras etapas, realizadas em junho e outubro, fazendo a Paraíba o segundo Estado com maior participação de alunos na competição do conhecimento.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Raiane Silva

O post 1ª Semana de Química tem início com discussões sobre representações multimodiais e formação de professores para a inclusão apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB

Array ( [post_title] => Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB [post_content] =>

As pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) envolvendo a Covid-19 têm se destacado no campo científico e uma das mais recentes comprovações desta realidade foi a aprovação do projeto “Predição de diagnóstico, prognóstico e sobrevivência em pacientes com Covid-19 utilizando dados clínicos”, no Edital Fapesq-PB Nº 003/2020. O trabalho é de autoria do professor Tiago Almeida de Oliveira, do Departamento de Estatística da UEPB.

Parte do objetivo é predizer desfechos relacionados a diagnóstico, prognóstico e alta em pacientes no contexto do surto de Covid-19, incluindo-se como preditores variáveis obtidas de dados clínicos e de fluxo de exames pedidos e realizados durante o atendimento. Assim, conforme professor Tiago, os desfechos primários a serem preditos pelos algoritmos de machine learning (reconhecimento de padrões por meio de inteligência artificial) são o resultado positivo em exame de Covid-19, risco de internação em UTI, necessidade de usar ventilação mecânica, medidas de evolução clínica dos pacientes e risco de deterioração ou melhora clínica para condutas individuais no mesmo leito.

O projeto é realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Regional, Big Data e Geoprocessamento (CDRBG) da Universidade Estadual da Paraíba, através da professora Ângela Maria Cavalcanti Ramalho, e participação do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (LABDAPS) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que tem como fundador e pesquisador líder o professor Alexandre Chiavegatto Filho. Professor Tiago Almeida atua como pesquisador nos dois laboratórios.

De acordo com o docente, “os membros do LABDAPS foram os primeiros pesquisadores no mundo a trazer resultados mostrando que, por meio de machine learning e variáveis coletadas no pronto atendimento, seria possível predizer o diagnóstico de Covid-19 apenas utilizando os modelos de inteligência artificial, com resultados melhores que os testes rápidos”. Além disso, segundo ele, o LABDAPS é responsável por uma rede de Inteligência Artificial para Covid-19 no Brasil (IACOV-BR) que está desenvolvendo e validando algoritmos de machine learning para predizer eventos relacionados à Covid-19 nas cinco regiões brasileiras.

A rede de Inteligência Artificial para Covid-1 envolve, atualmente, grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fundação Oswaldo Cruz do Paraná (FIOCRUZ-PR) e Universidade Federal de Goiás (UFG), além de centros de pesquisa de hospitais localizados nas cinco regiões brasileiras, como o Hospital Pedro I, em Campina Grande. A rede IACOV-BR já possui os procedimentos estruturados em termos de quais variáveis coletar e trâmites burocráticos para conseguir os dados.

O Edital Fapesq-PB Nº 003/2020, no qual o projeto “Predição de diagnóstico, prognóstico e sobrevivência em pacientes com Covid-19 utilizando dados clínicos” foi aprovado, visa contribuir para a rápida implementação de soluções de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia da Covid-19 no Estado da Paraíba.

O post Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

As pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) envolvendo a Covid-19 têm se destacado no campo científico e uma das mais recentes comprovações desta realidade foi a aprovação do projeto “Predição de diagnóstico, prognóstico e sobrevivência em pacientes com Covid-19 utilizando dados clínicos”, no Edital Fapesq-PB Nº 003/2020. O trabalho é de autoria do Leia Mais...

O post Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-01 12:42:29 [post_date] => 2020-07-01 12:42:29 [post_modified_gmt] => 2020-07-01 12:42:29 [post_modified] => 2020-07-01 12:42:29 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56166 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ca514807238f2a1954b6d21fd11b16b3 [1] => 7f0222773178ad017470f236f0c317ee ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 54 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB

Array ( [post_title] => Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB [post_content] =>

As pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) envolvendo a Covid-19 têm se destacado no campo científico e uma das mais recentes comprovações desta realidade foi a aprovação do projeto “Predição de diagnóstico, prognóstico e sobrevivência em pacientes com Covid-19 utilizando dados clínicos”, no Edital Fapesq-PB Nº 003/2020. O trabalho é de autoria do professor Tiago Almeida de Oliveira, do Departamento de Estatística da UEPB.

Parte do objetivo é predizer desfechos relacionados a diagnóstico, prognóstico e alta em pacientes no contexto do surto de Covid-19, incluindo-se como preditores variáveis obtidas de dados clínicos e de fluxo de exames pedidos e realizados durante o atendimento. Assim, conforme professor Tiago, os desfechos primários a serem preditos pelos algoritmos de machine learning (reconhecimento de padrões por meio de inteligência artificial) são o resultado positivo em exame de Covid-19, risco de internação em UTI, necessidade de usar ventilação mecânica, medidas de evolução clínica dos pacientes e risco de deterioração ou melhora clínica para condutas individuais no mesmo leito.

O projeto é realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Regional, Big Data e Geoprocessamento (CDRBG) da Universidade Estadual da Paraíba, através da professora Ângela Maria Cavalcanti Ramalho, e participação do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (LABDAPS) da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que tem como fundador e pesquisador líder o professor Alexandre Chiavegatto Filho. Professor Tiago Almeida atua como pesquisador nos dois laboratórios.

De acordo com o docente, “os membros do LABDAPS foram os primeiros pesquisadores no mundo a trazer resultados mostrando que, por meio de machine learning e variáveis coletadas no pronto atendimento, seria possível predizer o diagnóstico de Covid-19 apenas utilizando os modelos de inteligência artificial, com resultados melhores que os testes rápidos”. Além disso, segundo ele, o LABDAPS é responsável por uma rede de Inteligência Artificial para Covid-19 no Brasil (IACOV-BR) que está desenvolvendo e validando algoritmos de machine learning para predizer eventos relacionados à Covid-19 nas cinco regiões brasileiras.

A rede de Inteligência Artificial para Covid-1 envolve, atualmente, grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Fundação Oswaldo Cruz do Paraná (FIOCRUZ-PR) e Universidade Federal de Goiás (UFG), além de centros de pesquisa de hospitais localizados nas cinco regiões brasileiras, como o Hospital Pedro I, em Campina Grande. A rede IACOV-BR já possui os procedimentos estruturados em termos de quais variáveis coletar e trâmites burocráticos para conseguir os dados.

O Edital Fapesq-PB Nº 003/2020, no qual o projeto “Predição de diagnóstico, prognóstico e sobrevivência em pacientes com Covid-19 utilizando dados clínicos” foi aprovado, visa contribuir para a rápida implementação de soluções de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia da Covid-19 no Estado da Paraíba.

O post Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

As pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) envolvendo a Covid-19 têm se destacado no campo científico e uma das mais recentes comprovações desta realidade foi a aprovação do projeto “Predição de diagnóstico, prognóstico e sobrevivência em pacientes com Covid-19 utilizando dados clínicos”, no Edital Fapesq-PB Nº 003/2020. O trabalho é de autoria do Leia Mais...

O post Projeto sobre predição de diagnóstico e prognóstico em pacientes com Covid-19 é aprovado em edital da Fapesq-PB apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-07-01 12:42:29 [post_date] => 2020-07-01 12:42:29 [post_modified_gmt] => 2020-07-01 12:42:29 [post_modified] => 2020-07-01 12:42:29 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56166 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => ca514807238f2a1954b6d21fd11b16b3 [1] => 7f0222773178ad017470f236f0c317ee ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 54 [2] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-sobre-predicao-de-diagnostico-e-prognostico-em-pacientes-com-covid-19-e-aprovado-em-edital-da-fapesq-pb )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line

Array ( [post_title] => Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line [post_content] =>

Tendo e vista o processo de pandemia em que se encontra o mundo atualmente e entendendo a importância de se manter a continuidade do processo educacional diante das dificuldades que se apresentam, o Departamento de Matemática do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando uma série de seminários on-line, com a participação de palestrantes de diversas instituições de ensino, na busca da reintegração educacional entre a comunidade acadêmica.

A iniciativa é organizada pelos professores Aldo Trajano Lourêdo, Gustavo da Silva Araújo e Luciana Roze de Freitas. Os seminários acontecem todas as sextas-feiras, às 10h, por meio de sala virtual no Google Meet, em link informado no endereço eletrônico https://sites.google.com/view/seminariosdmuepb/, sempre 20 minutos antes do início de cada atividade.

Os seminários foram iniciados no dia 12 de junho. Os próximos encontros acontecerão nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de julho, abordando, respectivamente, os seguintes temas: “As extensões de conjuntos: para que servem e o que se ganha ou perde ao fazer”, “Modelos e Ações Externas em Epidemias”, “Um passeio pelas equações diferenciais funcionais com retardamento”, “Método GBI aplicado à escoamento de fluidos” e “TBA”.

Outras informações sobre os seminários on-line do Departamento de Matemática podem ser obtidas no endereço https://sites.google.com/view/seminariosdmuepb/.

Texto: Tatiana Brandão

O post Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Tendo e vista o processo de pandemia em que se encontra o mundo atualmente e entendendo a importância de se manter a continuidade do processo educacional diante das dificuldades que se apresentam, o Departamento de Matemática do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando uma série de seminários on-line, com a participação Leia Mais...

O post Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-06-30 12:25:01 [post_date] => 2020-06-30 12:25:01 [post_modified_gmt] => 2020-06-30 12:25:01 [post_modified] => 2020-06-30 12:25:01 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56146 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 01b7fbafe7823dc84216c50b6618d7bd [1] => 40c5941e55ab16772cdcdcbf9b6fee9f ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line

Array ( [post_title] => Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line [post_content] =>

Tendo e vista o processo de pandemia em que se encontra o mundo atualmente e entendendo a importância de se manter a continuidade do processo educacional diante das dificuldades que se apresentam, o Departamento de Matemática do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando uma série de seminários on-line, com a participação de palestrantes de diversas instituições de ensino, na busca da reintegração educacional entre a comunidade acadêmica.

A iniciativa é organizada pelos professores Aldo Trajano Lourêdo, Gustavo da Silva Araújo e Luciana Roze de Freitas. Os seminários acontecem todas as sextas-feiras, às 10h, por meio de sala virtual no Google Meet, em link informado no endereço eletrônico https://sites.google.com/view/seminariosdmuepb/, sempre 20 minutos antes do início de cada atividade.

Os seminários foram iniciados no dia 12 de junho. Os próximos encontros acontecerão nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de julho, abordando, respectivamente, os seguintes temas: “As extensões de conjuntos: para que servem e o que se ganha ou perde ao fazer”, “Modelos e Ações Externas em Epidemias”, “Um passeio pelas equações diferenciais funcionais com retardamento”, “Método GBI aplicado à escoamento de fluidos” e “TBA”.

Outras informações sobre os seminários on-line do Departamento de Matemática podem ser obtidas no endereço https://sites.google.com/view/seminariosdmuepb/.

Texto: Tatiana Brandão

O post Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Tendo e vista o processo de pandemia em que se encontra o mundo atualmente e entendendo a importância de se manter a continuidade do processo educacional diante das dificuldades que se apresentam, o Departamento de Matemática do Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando uma série de seminários on-line, com a participação Leia Mais...

O post Departamento de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia promove série de seminários on-line apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-06-30 12:25:01 [post_date] => 2020-06-30 12:25:01 [post_modified_gmt] => 2020-06-30 12:25:01 [post_modified] => 2020-06-30 12:25:01 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=56146 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 01b7fbafe7823dc84216c50b6618d7bd [1] => 40c5941e55ab16772cdcdcbf9b6fee9f ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => departamento-de-matematica-do-centro-de-ciencias-e-tecnologia-da-uepb-promove-serie-de-seminarios-on-line )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I

Array ( [post_title] => Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I [post_content] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e em nome de toda a comunidade universitária, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do professor do Departamento de Física, Elialdo Andriola Machado, ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), vítima da Covid-19.

Professor Elialdo desempenhava suas funções docentes no Câmpus I desde o ano de 2004. Profissional dedicado, Elialdo Machado tinha como marca registrada o zelo com sua atividade docente. Sua repentina partida deixa um profundo pesar em todos que o conheceram. Enlutada, a Instituição presta condolências a familiares e amigos por tão dolorosa perda.

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e em nome de toda a comunidade universitária, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do professor do Departamento de Física, Elialdo Andriola Machado, ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), vítima da Covid-19. Professor Leia Mais...

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-06-10 09:56:46 [post_date] => 2020-06-10 09:56:46 [post_modified_gmt] => 2020-06-10 09:56:46 [post_modified] => 2020-06-10 09:56:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=55921 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 51cad27116c3d9db4a68cab7983d5ab3 [1] => e551e7157d6b3d70b010a8db991a923f ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I

Array ( [post_title] => Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I [post_content] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e em nome de toda a comunidade universitária, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do professor do Departamento de Física, Elialdo Andriola Machado, ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), vítima da Covid-19.

Professor Elialdo desempenhava suas funções docentes no Câmpus I desde o ano de 2004. Profissional dedicado, Elialdo Machado tinha como marca registrada o zelo com sua atividade docente. Sua repentina partida deixa um profundo pesar em todos que o conheceram. Enlutada, a Instituição presta condolências a familiares e amigos por tão dolorosa perda.

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto com a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e em nome de toda a comunidade universitária, lamenta, com o mais profundo pesar, o falecimento do professor do Departamento de Física, Elialdo Andriola Machado, ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), vítima da Covid-19. Professor Leia Mais...

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de professor do Departamento de Física do Câmpus I apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-06-10 09:56:46 [post_date] => 2020-06-10 09:56:46 [post_modified_gmt] => 2020-06-10 09:56:46 [post_modified] => 2020-06-10 09:56:46 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=55921 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 51cad27116c3d9db4a68cab7983d5ab3 [1] => e551e7157d6b3d70b010a8db991a923f ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-lamenta-falecimento-de-professor-do-departamento-de-fisica-do-campus-i )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física

Array ( [post_title] => Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física [post_content] =>

O livro “Um curso básico em teoria dos números” – Segunda Edição, de autoria do professor Vandenberg Lopes, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado para compor a Coleção Textuniversitários da Livraria da Física, da Universidade de São Paulo (USP), que será lançada no próximo dia 10 de março.

A coleção é composta por autores de renome como, por exemplo, César Polcino Milies, ganhador do prêmio Jabuti em 1999; José Felipe Voloch, professor da Universidade do Texas, em Austin; Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira que, em 2009, recebeu o prêmio da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA) por suas contribuições ao avanço da Matemática; e Yoshiharu Kohayakawa, matemático nipo-brasileiro que trabalha em Matemática Discreta e Teoria das Probabilidades.

“Um curso básico em teoria dos números” foi finalista do 58º Prêmio Jabuti, concorrendo na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática. Está é a terceira publicação do professor Vandenberg. A Coleção Textuniversitários é composta, ainda, pelas obras “Tópicos de álgebra Clássica”, “Códigos Corretores de Erros”, “Introdução á Filosofia Matemática”, “Tópicos em Combinatória Contemporânea”, “Uma introdução às Álgebras de Hopf” e “Grupos Solúveis e Nilpotentes: Uma Introdução”.

Texto: Tatiana Brandão

O post Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O livro “Um curso básico em teoria dos números” – Segunda Edição, de autoria do professor Vandenberg Lopes, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado para compor a Coleção Textuniversitários da Livraria da Física, da Universidade de São Paulo (USP), que será lançada no próximo dia 10 de março. A Leia Mais...

O post Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-03-06 17:38:01 [post_date] => 2020-03-06 17:38:01 [post_modified_gmt] => 2020-03-06 17:38:01 [post_modified] => 2020-03-06 17:38:01 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54974 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 73127edfd61b906d396a073869ade369 [1] => 8c88b6ab98fc5016a2d30f442d5e607a ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física

Array ( [post_title] => Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física [post_content] =>

O livro “Um curso básico em teoria dos números” – Segunda Edição, de autoria do professor Vandenberg Lopes, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado para compor a Coleção Textuniversitários da Livraria da Física, da Universidade de São Paulo (USP), que será lançada no próximo dia 10 de março.

A coleção é composta por autores de renome como, por exemplo, César Polcino Milies, ganhador do prêmio Jabuti em 1999; José Felipe Voloch, professor da Universidade do Texas, em Austin; Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira que, em 2009, recebeu o prêmio da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA) por suas contribuições ao avanço da Matemática; e Yoshiharu Kohayakawa, matemático nipo-brasileiro que trabalha em Matemática Discreta e Teoria das Probabilidades.

“Um curso básico em teoria dos números” foi finalista do 58º Prêmio Jabuti, concorrendo na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática. Está é a terceira publicação do professor Vandenberg. A Coleção Textuniversitários é composta, ainda, pelas obras “Tópicos de álgebra Clássica”, “Códigos Corretores de Erros”, “Introdução á Filosofia Matemática”, “Tópicos em Combinatória Contemporânea”, “Uma introdução às Álgebras de Hopf” e “Grupos Solúveis e Nilpotentes: Uma Introdução”.

Texto: Tatiana Brandão

O post Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O livro “Um curso básico em teoria dos números” – Segunda Edição, de autoria do professor Vandenberg Lopes, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado para compor a Coleção Textuniversitários da Livraria da Física, da Universidade de São Paulo (USP), que será lançada no próximo dia 10 de março. A Leia Mais...

O post Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-03-06 17:38:01 [post_date] => 2020-03-06 17:38:01 [post_modified_gmt] => 2020-03-06 17:38:01 [post_modified] => 2020-03-06 17:38:01 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54974 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 73127edfd61b906d396a073869ade369 [1] => 8c88b6ab98fc5016a2d30f442d5e607a ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => livro-de-professor-de-matematica-da-uepb-compoe-colecao-textuniversitarios-da-livraria-da-fisica-da-usp )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1

Array ( [post_title] => Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1 [post_content] =>

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – Polo UEPB), divulgou edital de seleção para formação de nova de aluno especial para o semestre 2020/1. Os interessados em participar da seleção devem enviar, até o dia 18 de fevereiro, pedido de inscrição para o e-mail mnpef.cg@gmail.com, anexando diploma de graduação e comprovante de vínculo empregatício (se houver). As ementas das disciplinas e os docentes podem ser consultados clicando AQUI.

As aulas terão início no dia 21 de fevereiro, havendo a seguinte oferta de vagas: “Mecânica Quântica” (sexta-feira, das 8h às 12h): 3 vagas; “Fundamentos Teóricos de Ensino-Aprendizagem” (sexta-feira, das 13h30 às 17h30): 3 vagas; e “Marcos no Desenvolvimento da Física” (sábado, das 8h às 12h): 3 vagas. É possível se inscrever em, no máximo, dois componentes letivos os graduados em Licenciatura em Física e alunos matriculados no último ano de formação docente em Licenciatura em Física.

A classificação seguirá a ordem de graduação concluída, presença de vínculo empregatício no ensino básico (Física) e maior pontuação no coeficiente de rendimento escolar. O resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro, no endereço disponível AQUI. Confira o edital completo clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – Polo UEPB), divulgou edital de seleção para formação de nova de aluno especial para o semestre 2020/1. Os interessados em participar da seleção devem enviar, até o dia 18 de fevereiro, pedido de inscrição para o e-mail mnpef.cg@gmail.com, anexando diploma de graduação e comprovante de Leia Mais...

O post Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-02-14 07:59:44 [post_date] => 2020-02-14 07:59:44 [post_modified_gmt] => 2020-02-14 07:59:44 [post_modified] => 2020-02-14 07:59:44 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54626 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 014f0e0194c2033831cd4360df00496c [1] => 83001ba51f2608efa836de35adbddccd ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 12 [3] => 9 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1

Array ( [post_title] => Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1 [post_content] =>

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – Polo UEPB), divulgou edital de seleção para formação de nova de aluno especial para o semestre 2020/1. Os interessados em participar da seleção devem enviar, até o dia 18 de fevereiro, pedido de inscrição para o e-mail mnpef.cg@gmail.com, anexando diploma de graduação e comprovante de vínculo empregatício (se houver). As ementas das disciplinas e os docentes podem ser consultados clicando AQUI.

As aulas terão início no dia 21 de fevereiro, havendo a seguinte oferta de vagas: “Mecânica Quântica” (sexta-feira, das 8h às 12h): 3 vagas; “Fundamentos Teóricos de Ensino-Aprendizagem” (sexta-feira, das 13h30 às 17h30): 3 vagas; e “Marcos no Desenvolvimento da Física” (sábado, das 8h às 12h): 3 vagas. É possível se inscrever em, no máximo, dois componentes letivos os graduados em Licenciatura em Física e alunos matriculados no último ano de formação docente em Licenciatura em Física.

A classificação seguirá a ordem de graduação concluída, presença de vínculo empregatício no ensino básico (Física) e maior pontuação no coeficiente de rendimento escolar. O resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro, no endereço disponível AQUI. Confira o edital completo clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – Polo UEPB), divulgou edital de seleção para formação de nova de aluno especial para o semestre 2020/1. Os interessados em participar da seleção devem enviar, até o dia 18 de fevereiro, pedido de inscrição para o e-mail mnpef.cg@gmail.com, anexando diploma de graduação e comprovante de Leia Mais...

O post Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2020-02-14 07:59:44 [post_date] => 2020-02-14 07:59:44 [post_modified_gmt] => 2020-02-14 07:59:44 [post_modified] => 2020-02-14 07:59:44 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=54626 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCT – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/cct/feed/ [syndication_feed_id] => 3 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 014f0e0194c2033831cd4360df00496c [1] => 83001ba51f2608efa836de35adbddccd ) ) [post_type] => post [post_author] => 39 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 12 [3] => 9 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => mestrado-nacional-profissional-em-ensino-de-fisica-abre-selecao-de-aluno-especial-para-semestre-2020-1 )