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Centro de Ciências e Tecnologia

Reitor Rangel Junior e prefeito de Juazeirinho discutem parceria para implantação de Observatório Espacial

15 de julho de 2019

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, reuniu-se com o prefeito de Juazeirinho, Bevilacqua Matias, na manhã desta segunda-feira (15), no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, com o qual tratou de questões relacionadas à implantação, naquele município, de um Observatório Espacial voltado a estudos de Astronomia e Física Espacial e Atmosférica, dentro de uma parceria que vem sendo estabelecida entre a UEPB e o Observatório Astronômico de Xangai, o qual faz parte da Academia de Ciências Chinesa.

A ideia dos pesquisadores da UEPB e da China é instalar equipamentos de análises, desenvolvidos pelas instituições chinesas, em regiões que possuam boas condições de observação de fenômenos que podem ter impactos no meio ambiente terrestre. Na Paraíba, conforme avaliação dos pesquisadores, o município de Juazeirinho é o ponto ideal para realização desses estudos, por suas condições climatológicas propícias à realização de monitoramento, apresentando possibilidade de mais de 200 noites por ano de céu aberto para observações ópticas.

Para o projeto ser concretizado, o prefeito Bevilacqua Matias decretou a utilidade pública, para fins de desapropriação, de um terreno com 100 mil metros quadrados, situado na Zona Rural do município de Juazeirinho. Agora, um Projeto de Lei será encaminhado pela Prefeitura à Câmara Municipal de Juazeirinho (CMJ), para que a área desapropriada seja doada à Universidade Estadual da Paraíba para execução do projeto de implantação do Observatório.

O Observatório permitirá fazer monitoramento de fenômenos que podem ter impactos no meio ambiente terrestre e sistemas de engenharia, visando possibilitar a realização de estudos na área de clima espacial, relações Sol-Terra, entre outros aspectos ambientais. O reitor Rangel Junior, que enxerga a ciência como fator preponderante para o desenvolvimento de uma região, ressaltou que a ideia do Observatório é antiga e resultado de uma proposta lançada ainda pelos professores Edvaldo de Oliveira Alves (Mará), ex-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (UEPB), e Lourivaldo Mota Lima. “Trata-se de um ganho inestimável para estudos que podem ser revertidos em ações concretas para um trabalho ambiental cada vez mais eficiente”, disse.

Conforme explicou o professor Fernando Bertoni, do Departamento de Física da UEPB, essa iniciativa resultará em importante cooperação científica entre as instituições, com a instalação dos equipamentos e treinamento a ser realizado pelos pesquisadores chineses com pesquisadores da UEPB, o que só beneficiará o setor de pesquisa da Instituição, com consequente projeção mundial da Universidade, do município e do Estado. Inicialmente, os cientistas chineses instalarão o telescópio “FocusGeo” para monitorar o chamado “lixo espacial” (pedaços de satélites desativados que estão em órbita da Terra) e trabalhar na previsão de ocorrência de colisões, uma vez que tais rejeitos podem se chocar com satélites operacionais e causar danos.

Posteriormente, será instalado um telescópio com 1,2 metro de diâmetro e 8 metros de altura para o monitoramento de asteroides de órbita próxima à Terra e que apresentam risco de entrar em órbita de colisão com nosso planeta. Mais adiante, outros equipamentos poderão ser instalados para monitorar camadas da alta atmosfera terrestre e as bolhas ionosféricas de plasma, as quais podem afetar ondas eletromagnéticas transionosféricas utilizadas em telecomunicações e sistemas de posicionamento global.

Segundo o prefeito de Juazeirinho, a humanidade está voltando novamente o interesse para a exploração espacial e fazer parte desse campo de pesquisa é muito importante para o município. “Toda pesquisa resulta em benefícios para a população. Os estudos que serão desenvolvidos no Observatório terão potencial para promover o desenvolvimento da nossa região, representando avanços significativos. Estudos na área de Desenvolvimento Regional poderão ser ampliados e, com isso, toda a população ganha”, frisou.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Planejamento da UEPB, professor Luciano Albino; o presidente da Câmara Municipal de Juazeirinho, Cícero do Ônibus; Humberto Gonçalves Araújo, proprietário do terreno desapropriado; além de assessores do prefeito.

Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Tatiana Brandão e Ítalo Vilarim

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Livro de professor da UEPB é selecionado para compor Coleção Textuniversitários da Livraria da Física

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O livro “Um curso básico em teoria dos números” – Segunda Edição, de autoria do professor Vandenberg Lopes, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado para compor a Coleção Textuniversitários da Livraria da Física, da Universidade de São Paulo (USP), que será lançada no próximo dia 10 de março.

A coleção é composta por autores de renome como, por exemplo, César Polcino Milies, ganhador do prêmio Jabuti em 1999; José Felipe Voloch, professor da Universidade do Texas, em Austin; Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira que, em 2009, recebeu o prêmio da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA) por suas contribuições ao avanço da Matemática; e Yoshiharu Kohayakawa, matemático nipo-brasileiro que trabalha em Matemática Discreta e Teoria das Probabilidades.

“Um curso básico em teoria dos números” foi finalista do 58º Prêmio Jabuti, concorrendo na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática. Está é a terceira publicação do professor Vandenberg. A Coleção Textuniversitários é composta, ainda, pelas obras “Tópicos de álgebra Clássica”, “Códigos Corretores de Erros”, “Introdução á Filosofia Matemática”, “Tópicos em Combinatória Contemporânea”, “Uma introdução às Álgebras de Hopf” e “Grupos Solúveis e Nilpotentes: Uma Introdução”.

Texto: Tatiana Brandão

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Texto: Tatiana Brandão

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Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física abre seleção de aluno especial para semestre 2020.1

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O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – Polo UEPB), divulgou edital de seleção para formação de nova de aluno especial para o semestre 2020/1. Os interessados em participar da seleção devem enviar, até o dia 18 de fevereiro, pedido de inscrição para o e-mail mnpef.cg@gmail.com, anexando diploma de graduação e comprovante de vínculo empregatício (se houver). As ementas das disciplinas e os docentes podem ser consultados clicando AQUI.

As aulas terão início no dia 21 de fevereiro, havendo a seguinte oferta de vagas: “Mecânica Quântica” (sexta-feira, das 8h às 12h): 3 vagas; “Fundamentos Teóricos de Ensino-Aprendizagem” (sexta-feira, das 13h30 às 17h30): 3 vagas; e “Marcos no Desenvolvimento da Física” (sábado, das 8h às 12h): 3 vagas. É possível se inscrever em, no máximo, dois componentes letivos os graduados em Licenciatura em Física e alunos matriculados no último ano de formação docente em Licenciatura em Física.

A classificação seguirá a ordem de graduação concluída, presença de vínculo empregatício no ensino básico (Física) e maior pontuação no coeficiente de rendimento escolar. O resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro, no endereço disponível AQUI. Confira o edital completo clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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Aluna da Universidade Estadual da Paraíba vence prêmio nacional com projeto de dessalinizador portátil

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Professor Carlos Antônio e a aluna Karyna Steffane

Desenvolver alternativas que contribuem para comunidades rurais enfrentarem a seca utilizando equipamentos de baixo custo e que sirvam de instrumento para várias famílias terem acesso à água potável não parece ser apenas um sonho. O projeto “Desenvolvimento de um dessalinizador solar portátil para potabilização de água salobra em regiões semiáridas do Brasil”, elaborado no Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), comprovou que aliar inovação, criatividade e olhar para o social pode transformar realidades. Com esses predicados, a iniciativa foi a grande vencedora do 8º Prêmio para Estudantes Universitários, criada em parceria do Instituto 3M com a ONG AlfaSol, a partir do Programa Universidade Solidária (UniSol).

A cerimônia do concurso, que aconteceu no último dia 5 de dezembro, em São Paulo, classificou para a final cinco propostas, dentre mais de 200 inscritas, e coroou o projeto da UEPB que recebeu como prêmio a quantia de R$ 50 mil como incentivo para continuar desenvolvendo a pesquisa. A estudante Karyna Steffane da Silva, do 7º período do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB, representou todos os integrantes do grupo de estudo e, junto ao professor e orientador do projeto, Carlos Antônio Pereira de Lima, recebeu o prêmio que contribuirá para que, dentro do prazo de um ano, novos resultados sejam alcançados.

Karyna Steffane apresentando projeto do dessalinizador portátil

Segundo explicou Karyna Steffane, esse dessalinizador é totalmente diferente dos demais que já existem no mercado e que estão instalados em zonas rurais de várias cidades do Nordeste. Além de ser portátil, precisar de materiais de baixo custo e ser de fácil acesso para a construção, o equipamento ainda pode atender várias famílias, comprovando eficácia e viabilidade. “Nós construímos o protótipo utilizando materiais de simples, como uma caixa de madeira com um fundo de zinco, em cima do zinco um isolante térmico para ajudar a manter a alta temperatura, lâminas de vidro, além de uma telha de fibra de cimento, que são materiais baratos e de fácil acesso”, explicou Karyna.

A estudante ainda afirmou que o equipamento pode produzir em torno de três litros de água por metro quadrado de área do dessalinizador por dia, com aproveitamento total da água salobra, uma vez que é possível fazer a recirculação do líquido durante o processo, o que, segundo ela, pode ter contribuído para a premiação no concurso. “O dessalinizador portátil comprovou ser totalmente viável. Após testarmos o funcionamento dele, foram realizados exames físico-químicos na água, que comprovaram os resultados para o consumo. E receber esse prêmio foi demais. Eu nem esperava ser finalista, uma vez que havia muitos projetos bons e com o viés empreendedor, uma característica do concurso”, acrescentou.

A surpresa por vencer um prêmio que se notabilizou por destacar iniciativas empreendedoras foi justificada por Karyna pela essência do projeto ser voltada para o desenvolvimento social e científico, e não voltado ao mercado. “Nossa proposta nunca foi vender o projeto ou desenvolver algo para ganhar dinheiro. Nosso objetivo foi construir algo para beneficiar o povo. E conseguimos fazer isso com um produto de baixo custo. Agora, com o dinheiro do prêmio, vamos avançar na pesquisa para podermos construir dessalinizadores que possam beneficiar cerca de 25 famílias da Zona Rural de Juazeirinho, local onde desenvolvemos nossa pesquisa há mais de um ano”, disse.

Prêmio também possibilitou qualificação

Ter sido classificado à final do 8º Prêmio para Estudantes Universitários não só aumentou as chances do projeto “Desenvolvimento de um dessalinizador solar portátil para potabilização de água salobra em regiões semiáridas do Brasil” ser o grande vencedor da disputa, como possibilitou à equipe participar de uma formação, custeada pela ONG AlfaSol, que também garantiu passagem e estadia aos participantes.

Segundo o professor, os três dias que antecederam a cerimônia de premiação foram de muito trabalho e aprendizado, pela participação de várias oficinas com consultores e auxiliares de desenvolvimento de projetos disponibilizados pela ONG AlfaSol. “Nós temos muito a agradecer a AlfaSol por proporcionar tudo o que foi vivenciado além do prêmio. Nós participamos de atividades que contribuíram bastante para melhorar nossa expertise, principalmente pensando no andamento do nosso projeto. E também gostaria de agradecer ao Instituto 3M pela oportunidade para desenvolver o projeto”, disse professor Carlos.

Sobre a continuidade da pesquisa, o coordenador do projeto confirmou o objetivo de construir novos dessalinizadores portáteis para atender as famílias que enfrentam dificuldades no acesso à água. Com isso, ele acredita na ampliação das atividades, o que contribuirá na formação dos alunos de graduação e pós-graduação integrados à iniciativa. “Hoje nós temos cinco alunos, entre estudantes de graduação e pós. Queremos avançar na pesquisa para atender cada vez mais famílias que convivem com esse desafio de não ter acesso à água encanada”, concluiu Carlos Lima.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

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Professor Carlos Antônio e a aluna Karyna Steffane

Desenvolver alternativas que contribuem para comunidades rurais enfrentarem a seca utilizando equipamentos de baixo custo e que sirvam de instrumento para várias famílias terem acesso à água potável não parece ser apenas um sonho. O projeto “Desenvolvimento de um dessalinizador solar portátil para potabilização de água salobra em regiões semiáridas do Brasil”, elaborado no Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), comprovou que aliar inovação, criatividade e olhar para o social pode transformar realidades. Com esses predicados, a iniciativa foi a grande vencedora do 8º Prêmio para Estudantes Universitários, criada em parceria do Instituto 3M com a ONG AlfaSol, a partir do Programa Universidade Solidária (UniSol).

A cerimônia do concurso, que aconteceu no último dia 5 de dezembro, em São Paulo, classificou para a final cinco propostas, dentre mais de 200 inscritas, e coroou o projeto da UEPB que recebeu como prêmio a quantia de R$ 50 mil como incentivo para continuar desenvolvendo a pesquisa. A estudante Karyna Steffane da Silva, do 7º período do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB, representou todos os integrantes do grupo de estudo e, junto ao professor e orientador do projeto, Carlos Antônio Pereira de Lima, recebeu o prêmio que contribuirá para que, dentro do prazo de um ano, novos resultados sejam alcançados.

Karyna Steffane apresentando projeto do dessalinizador portátil

Segundo explicou Karyna Steffane, esse dessalinizador é totalmente diferente dos demais que já existem no mercado e que estão instalados em zonas rurais de várias cidades do Nordeste. Além de ser portátil, precisar de materiais de baixo custo e ser de fácil acesso para a construção, o equipamento ainda pode atender várias famílias, comprovando eficácia e viabilidade. “Nós construímos o protótipo utilizando materiais de simples, como uma caixa de madeira com um fundo de zinco, em cima do zinco um isolante térmico para ajudar a manter a alta temperatura, lâminas de vidro, além de uma telha de fibra de cimento, que são materiais baratos e de fácil acesso”, explicou Karyna.

A estudante ainda afirmou que o equipamento pode produzir em torno de três litros de água por metro quadrado de área do dessalinizador por dia, com aproveitamento total da água salobra, uma vez que é possível fazer a recirculação do líquido durante o processo, o que, segundo ela, pode ter contribuído para a premiação no concurso. “O dessalinizador portátil comprovou ser totalmente viável. Após testarmos o funcionamento dele, foram realizados exames físico-químicos na água, que comprovaram os resultados para o consumo. E receber esse prêmio foi demais. Eu nem esperava ser finalista, uma vez que havia muitos projetos bons e com o viés empreendedor, uma característica do concurso”, acrescentou.

A surpresa por vencer um prêmio que se notabilizou por destacar iniciativas empreendedoras foi justificada por Karyna pela essência do projeto ser voltada para o desenvolvimento social e científico, e não voltado ao mercado. “Nossa proposta nunca foi vender o projeto ou desenvolver algo para ganhar dinheiro. Nosso objetivo foi construir algo para beneficiar o povo. E conseguimos fazer isso com um produto de baixo custo. Agora, com o dinheiro do prêmio, vamos avançar na pesquisa para podermos construir dessalinizadores que possam beneficiar cerca de 25 famílias da Zona Rural de Juazeirinho, local onde desenvolvemos nossa pesquisa há mais de um ano”, disse.

Prêmio também possibilitou qualificação

Ter sido classificado à final do 8º Prêmio para Estudantes Universitários não só aumentou as chances do projeto “Desenvolvimento de um dessalinizador solar portátil para potabilização de água salobra em regiões semiáridas do Brasil” ser o grande vencedor da disputa, como possibilitou à equipe participar de uma formação, custeada pela ONG AlfaSol, que também garantiu passagem e estadia aos participantes.

Segundo o professor, os três dias que antecederam a cerimônia de premiação foram de muito trabalho e aprendizado, pela participação de várias oficinas com consultores e auxiliares de desenvolvimento de projetos disponibilizados pela ONG AlfaSol. “Nós temos muito a agradecer a AlfaSol por proporcionar tudo o que foi vivenciado além do prêmio. Nós participamos de atividades que contribuíram bastante para melhorar nossa expertise, principalmente pensando no andamento do nosso projeto. E também gostaria de agradecer ao Instituto 3M pela oportunidade para desenvolver o projeto”, disse professor Carlos.

Sobre a continuidade da pesquisa, o coordenador do projeto confirmou o objetivo de construir novos dessalinizadores portáteis para atender as famílias que enfrentam dificuldades no acesso à água. Com isso, ele acredita na ampliação das atividades, o que contribuirá na formação dos alunos de graduação e pós-graduação integrados à iniciativa. “Hoje nós temos cinco alunos, entre estudantes de graduação e pós. Queremos avançar na pesquisa para atender cada vez mais famílias que convivem com esse desafio de não ter acesso à água encanada”, concluiu Carlos Lima.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

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Desenvolver alternativas que contribuem para comunidades rurais enfrentarem a seca utilizando equipamentos de baixo custo e que sirvam de instrumento para várias famílias terem acesso à água potável não parece ser apenas um sonho. O projeto “Desenvolvimento de um dessalinizador solar portátil para potabilização de água salobra em regiões semiáridas do Brasil”, elaborado no Curso Leia Mais...

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Sustentabilidade é tema de nova série de TV produzida pela Coordenadoria de Comunicação da UEPB

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Atuante no trabalho de divulgar as ações da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, simultaneamente, investir na formação de futuros jornalistas, tornando-se um grande laboratório para os graduandos do Curso de Jornalismo da Instituição, a Coordenadoria de Comunicação (Codecom), por meio da TV UEPB, está colocando no ar, a partir desta sexta-feira (6), mais um produto audiovisual que envolve projetos e pesquisas desenvolvidas na Universidade. Trata-se da série “Sustentabilidade em Pauta”, que será exibida todas as sextas-feiras, pelo Canal Rede UEPB, no YouTube.

A série com cinco programas aborda, a partir do olhar de especialistas, questões sobre agroecologia, cuidados com o planeta, respeito à natureza, manejo dos resíduos sólidos, energia renovável e proteção ambiental. O programa, produzido e apresentado por estagiários de Jornalismo da Codecom, é uma iniciativa do Laboratório de Referência em Tecnologias de Águas (LARTECA), com apoio do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Cada programa, em média com 20 minutos de duração, é composto por entrevista, reportagem sobre o tema principal e um “fala povo” com a comunidade acadêmica.

“Sustentabilidade em Pauta” é apresentado pelos estudantes de jornalismo Rafael Costa e Roberto Gomes, com produção das estagiárias Rayane Silva, Karen Silva e Ricardo Júnior, sob a supervisão da jornalista Isis Coelho. Também participaram da produção os estagiários do LARTECA, as alunas Amanda Laurentino Torquato, Amanda Myrna de Meneses e Costa, Júlia Câmara de Freitas e Ana Aparecida Moreira Tavares, bem como o aluno Marcelo Henrique Marreiros e Silva.

O primeiro programa teve como tema “Situação do Planeta: como está o planeta com as ações da humanidade”. A entrevistada foi a professora Weruska Brasileiro, que tem vasta experiência na área, coordenando e desenvolvendo importantes pesquisas no Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental. Escassa no planeta e fundamental para a vida, a água foi pauta do segundo episódio. O tema “Água doce e limpa: por que é tão importante, quanto dela temos e quanto estamos usando?” foi abordado pelo professor da UEPB, Rui de Oliveira. O profissional mostrou quanto o crescimento da humanidade afetou a qualidade da água disponível no planeta, os danos que o consumo de água imprópria causa ao ser humano, entre outros questionamentos.

No terceiro programa foi abordada a questão do lixo como fonte de renda. Com o tema “Renda e sustentabilidade: poderia o lixo ser uma solução?”, o programa teve como entrevistado o professor Cláudio Luis de Araújo Neto. Os “Desafios da energia renovável no Brasil” foram tema do quarto programa da série, que teve como entrevistado o empresário Jefferson de Oliveira Menezes. “Agroecologia e o Brasil” foi pauta do último programa da temporada, tendo como entrevistado o professor João Damasceno. O programa mostrou quanto a agroecologia está presente em toda atual luta do Brasil para descobrir novas tendências sustentáveis, visando manter o crescimento da agricultura, trazendo novas perspectivas e garantindo o crescimento econômico.

Estudante do 8º período de Jornalismo, Rafael Costa disse que apresentar o programa foi uma experiência gratificante e que lhe ajudou na formação profissional. No estúdio e diante das câmaras, ele e Roberto tiveram a oportunidade de conhecer na prática os bastidores de uma produção jornalística para TV. Rafael revelou que nunca tinha imaginado apresentar um programa antes e que o “Sustentabilidade no ar” foi um grande laboratório. Os apresentadores observaram ainda que um dos maiores aprendizados durante as gravações foi o comportamento que o jornalista deve ter diante das câmeras, como melhorar a oratória e a entonação.

Coordenador de Comunicação da UEPB, o jornalista Hipólito Lucena destacou a importância do programa, que abriu espaço para abordar temas relevantes e que são cotidianamente tratados nos programas e projetos desenvolvidos pela Instituição. Hipólito também observou a qualidade do programa e o esforço da equipe que tem aproveitado a experiência do laboratório de jornalismo no qual a Codecom se transformou.

Texto: Severino Lopes

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O primeiro programa teve como tema “Situação do Planeta: como está o planeta com as ações da humanidade”. A entrevistada foi a professora Weruska Brasileiro, que tem vasta experiência na área, coordenando e desenvolvendo importantes pesquisas no Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental. Escassa no planeta e fundamental para a vida, a água foi pauta do segundo episódio. O tema “Água doce e limpa: por que é tão importante, quanto dela temos e quanto estamos usando?” foi abordado pelo professor da UEPB, Rui de Oliveira. O profissional mostrou quanto o crescimento da humanidade afetou a qualidade da água disponível no planeta, os danos que o consumo de água imprópria causa ao ser humano, entre outros questionamentos.

No terceiro programa foi abordada a questão do lixo como fonte de renda. Com o tema “Renda e sustentabilidade: poderia o lixo ser uma solução?”, o programa teve como entrevistado o professor Cláudio Luis de Araújo Neto. Os “Desafios da energia renovável no Brasil” foram tema do quarto programa da série, que teve como entrevistado o empresário Jefferson de Oliveira Menezes. “Agroecologia e o Brasil” foi pauta do último programa da temporada, tendo como entrevistado o professor João Damasceno. O programa mostrou quanto a agroecologia está presente em toda atual luta do Brasil para descobrir novas tendências sustentáveis, visando manter o crescimento da agricultura, trazendo novas perspectivas e garantindo o crescimento econômico.

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Coordenador de Comunicação da UEPB, o jornalista Hipólito Lucena destacou a importância do programa, que abriu espaço para abordar temas relevantes e que são cotidianamente tratados nos programas e projetos desenvolvidos pela Instituição. Hipólito também observou a qualidade do programa e o esforço da equipe que tem aproveitado a experiência do laboratório de jornalismo no qual a Codecom se transformou.

Texto: Severino Lopes

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Universidade Estadual da Paraíba realiza 1º Workshop Paraibano de Pós-Graduação em Química

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O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, entre os dias 17 e 20 de dezembro, o 1º Workshop Paraibano de Pós-Graduação em Química. A iniciativa tem como objetivo discutir questões relacionadas ao tema “Química, Tecnologia e seus Impactos na Sociedade”, visando o fortalecimento dos laços e parcerias entre os programas de pós-graduação sediados nas IES do Estado. As atividades acontecem no Museu de Arte Contemporânea, localizado no bairro do Catolé.

As inscrições seguem abertas no site https://www.even3.com.br/iworkshoppbposgraduacaoquimica2019/. Durante o workshop serão ministradas diversas palestras abordando o contexto relacionado às pesquisas desenvolvidas nos programas pós-graduação da área de Química e suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento, tais como na medicina, em farmácia, no setor agrícola, catálise, ambiental e sensores químicos. O evento terá a participação de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de São Paulo (USP), contando com a expertise para contribuir com a formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da Paraíba e estados vizinhos.

A solenidade de abertura está marcada para as 14h. As duas palestras do primeiro dia serão “Espectroscopia vibracional e quimiometria em química forense”, ministrada pela professora Maria Fernanda Pimentel Avela, e “Pesquisas em Química de Materiais envolvendo nanoestruturas, polímeros e materiais híbridos”, com André Galembeck, ambos da UFPE. Mais informações sobre o 1º Workshop Paraibano de Pós-graduação em Química podem ser conferidas clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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Palestra sobre saneamento na Zona Rural abre 3º Workshop em Engenharia Sanitária e Ambiental

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Os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade no Brasil são muito grandes, segundo especialistas. Por isso, essa temática requer maior atenção, principalmente quando o assunto é a assistência sanitária em zonas rurais. Para ampliar esse debate e propor soluções, a palestra de abertura do 3º Workshop em Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve como tema “Politica Nacional de Resíduos Sólidos em municípios de pequeno porte”. Ministrada pela professora Crislene Rodrigues, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a palestra destacou pontos importantes, tanto para pesquisas como em ações para o desenvolvimento nessas localidades.

De acordo com a professora Crislene, este debate é importante por tratar de um assunto que propõe uma discussão sobre a problemática da destinação e coleta dos resíduos sólidos no território rural, além de apresentar projetos e propostas de alternativas e soluções viáveis para localidades distantes das zonas urbanas. A docente ainda fez uma análise do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que, inicialmente, propunha a eliminação de lixões nos municípios brasileiros em 2014, o que acabou não acontecendo, forçando a prorrogação desse período para o ano de 2021.

“No Brasil existem mais de três mil lixões que acabam contaminando o solo e a água. Essa realidade precisa ser mudada. Como não conseguimos cumprir com o Plano Nacional, de zerar o número de lixões em 2014, temos que continuar trabalhando para levar informação e conhecimento aos gestores públicos, já que eles enfrentam muitas dificuldades nesse aspecto, para que em 2021 tenhamos condições de eliminar essas áreas, transformando essas realidades”, destacou professora Crislene.

Ainda durante sua explanação, ela destacou as ferramentas da política nacional de resíduos sólidos, apontando a logística de reserva, responsabilidade compartilhada, desenvolvimento sustentável e educação ambiental como pilares fundamentais para a transformação da realidade do saneamento no Brasil. “É preciso termos atenção sobre esse assunto, já que a política nacional de resíduos sólidos é bastante complexa. Por isso, temos a necessidade de conseguir apoio financeiro e técnico da União e dos Estados, bem como é imperativo a implantação da coleta seletiva e a compostagem para avançarmos nesses quesitos”, disse.

A professora Weruska Brasileiro, chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB, reforçou o discurso de atenção a este tipo de problema, visto que, segundo ela, se o saneamento urbano enfrenta dificuldades, o da área rural ainda enfrenta desafios maiores. “É preciso colocar em pauta o saneamento rural, que é bastante esquecido, mas, ao mesmo tempo, é a base para a gente proteger todo o meio ambiente. O saneamento está em déficit e ele ainda é um direito social, por isso esperamos contribuir com essas discussões para que consigamos ampliar sua universalização”, disse Weruska.

Coordenadora do workshop e coordenadora adjunta do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, professora Neyliane Costa de Sousa ressaltou o momento dessa discussão, uma vez que o evento marca as comemorações dos 15 anos de fundação do curso, e projetou e realização de avanços em pesquisas desenvolvidas na área. “Esse evento tem uma temática muito importante para o momento que estamos vivendo. Esperamos que todos possam aproveitar as mesas, as palestras e os minicursos. Não poderíamos deixar os15 anos da fundação do curso passar em branco”, frisou.

Após a palestra de abertura foi realizada uma mesa redonda com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos”, que contou com a participação dos professores Valderi Duarte e Luiza Eugênia Rocha Cirne, ambos da UFCG. Também participaram da abertura do workshop o pró-reitor de Planejamento da UEPB, professor Luciano Albino; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; e o professor Wilton da Silva Lopes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental da UEPB. A abertura do evento contou ainda com apresentação cultural do Coral da UEPB, que tem como regente Sueudes Porto.

Na programação do evento, que segue até sexta (29), há abordagens sobre “Estações de tratamento de esgotos sustentáveis”, “Tratamento de esgoto e sustentabilidade em zona rural”, “Tratamento no ponto de Uso de Água para Consumo Humano”, “Gestão e qualidade da água em zona rural” e “Desafios da Engenharia sanitária e ambiental no Brasil”. No encerramento do workshop serão realizadas atividades comemorativas aos 15 anos do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

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Os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade no Brasil são muito grandes, segundo especialistas. Por isso, essa temática requer maior atenção, principalmente quando o assunto é a assistência sanitária em zonas rurais. Para ampliar esse debate e propor soluções, a palestra de abertura do 3º Workshop em Engenharia Sanitária e Ambiental da Leia Mais...

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De acordo com a professora Crislene, este debate é importante por tratar de um assunto que propõe uma discussão sobre a problemática da destinação e coleta dos resíduos sólidos no território rural, além de apresentar projetos e propostas de alternativas e soluções viáveis para localidades distantes das zonas urbanas. A docente ainda fez uma análise do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que, inicialmente, propunha a eliminação de lixões nos municípios brasileiros em 2014, o que acabou não acontecendo, forçando a prorrogação desse período para o ano de 2021.

“No Brasil existem mais de três mil lixões que acabam contaminando o solo e a água. Essa realidade precisa ser mudada. Como não conseguimos cumprir com o Plano Nacional, de zerar o número de lixões em 2014, temos que continuar trabalhando para levar informação e conhecimento aos gestores públicos, já que eles enfrentam muitas dificuldades nesse aspecto, para que em 2021 tenhamos condições de eliminar essas áreas, transformando essas realidades”, destacou professora Crislene.

Ainda durante sua explanação, ela destacou as ferramentas da política nacional de resíduos sólidos, apontando a logística de reserva, responsabilidade compartilhada, desenvolvimento sustentável e educação ambiental como pilares fundamentais para a transformação da realidade do saneamento no Brasil. “É preciso termos atenção sobre esse assunto, já que a política nacional de resíduos sólidos é bastante complexa. Por isso, temos a necessidade de conseguir apoio financeiro e técnico da União e dos Estados, bem como é imperativo a implantação da coleta seletiva e a compostagem para avançarmos nesses quesitos”, disse.

A professora Weruska Brasileiro, chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UEPB, reforçou o discurso de atenção a este tipo de problema, visto que, segundo ela, se o saneamento urbano enfrenta dificuldades, o da área rural ainda enfrenta desafios maiores. “É preciso colocar em pauta o saneamento rural, que é bastante esquecido, mas, ao mesmo tempo, é a base para a gente proteger todo o meio ambiente. O saneamento está em déficit e ele ainda é um direito social, por isso esperamos contribuir com essas discussões para que consigamos ampliar sua universalização”, disse Weruska.

Coordenadora do workshop e coordenadora adjunta do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, professora Neyliane Costa de Sousa ressaltou o momento dessa discussão, uma vez que o evento marca as comemorações dos 15 anos de fundação do curso, e projetou e realização de avanços em pesquisas desenvolvidas na área. “Esse evento tem uma temática muito importante para o momento que estamos vivendo. Esperamos que todos possam aproveitar as mesas, as palestras e os minicursos. Não poderíamos deixar os15 anos da fundação do curso passar em branco”, frisou.

Após a palestra de abertura foi realizada uma mesa redonda com o tema “Gestão de Resíduos Sólidos”, que contou com a participação dos professores Valderi Duarte e Luiza Eugênia Rocha Cirne, ambos da UFCG. Também participaram da abertura do workshop o pró-reitor de Planejamento da UEPB, professor Luciano Albino; a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; e o professor Wilton da Silva Lopes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental da UEPB. A abertura do evento contou ainda com apresentação cultural do Coral da UEPB, que tem como regente Sueudes Porto.

Na programação do evento, que segue até sexta (29), há abordagens sobre “Estações de tratamento de esgotos sustentáveis”, “Tratamento de esgoto e sustentabilidade em zona rural”, “Tratamento no ponto de Uso de Água para Consumo Humano”, “Gestão e qualidade da água em zona rural” e “Desafios da Engenharia sanitária e ambiental no Brasil”. No encerramento do workshop serão realizadas atividades comemorativas aos 15 anos do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

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Os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade no Brasil são muito grandes, segundo especialistas. Por isso, essa temática requer maior atenção, principalmente quando o assunto é a assistência sanitária em zonas rurais. Para ampliar esse debate e propor soluções, a palestra de abertura do 3º Workshop em Engenharia Sanitária e Ambiental da Leia Mais...

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Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPB é aprovado pela Capes

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A área de pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve mais uma importante conquista. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Instituição. O resultado da aprovação foi divulgado na 4ª reunião extraordinária do Conselho Superior da Capes. A proposta de criação do novo Doutorado na área de Matemática, altamente elogiada na Comissão de Área do órgão, foi elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), que já conta com os mestrados Acadêmico e Profissional.

Único curso de Doutorado Profissional aprovado na região Nordeste e um dos únicos sete do país na Área Ensino da Capes, a nova pós entrará em funcionamento com as mesmas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional. Ou seja, o programa aprofundará as linhas “Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação”, “História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática” e “Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática”. Ele inicia suas atividades com conceito 4 da Capes.

O coordenador do Programa, professor Joelson Pimentel, classificou a aprovação como uma conquista de toda a comunidade do PPGECEM. Ele enfatizou que a proposta foi resultado de um trabalho coletivo em uma construção que envolveu a coordenação, os professores, técnicos administrativos, alunos e ex-alunos, além da participação ativa, firme e de apoio de setores essenciais da UEPB, como a Reitoria, a PRPGP, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) e a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Essa aprovação, segundo o professor Joelson, tem alto valor para o Nordeste, em especial para a Paraíba e para a UEPB, uma vez que há uma tradição, compromisso e responsabilidade da Universidade com a formação de professores e a busca incessante por melhorias nas diversas esferas de atuação dos profissionais do Ensino de Ciências e Educação Matemática.

“O Doutorado já foi aprovado em todas as instâncias. Agora precisamos aguardar os trâmites necessários à autorização para funcionamento, o que deve ocorrer até o início do ano que vem e, tão logo isso seja sinalizado, procederemos a seleção da primeira turma”, explicou Joelson. A perspectiva é que o edital para formação da primeira turma seja publicado no mês de março de 2020. A turma pioneira será formada por 10 doutorandos. As aulas serão ministradas no CCT.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Maria José Lima, frisou que essa nova conquista é extremamente importante não só para a UEPB, mas para toda à Paraíba e região. “É o primeiro Doutorado Profissional na área de ensino aprovado pela Capes. Na região Nordeste não temos nenhum. Então a UEPB foi contemplada. O projeto é muito bom e foi extremamente elogiado pela Capes”, destacou. Ela lembrou que há 20 dias dois consultores da Capes visitaram e avaliaram a estrutura e o plano do programa e saíram impressionados com a forma como a UEPB abraçou a proposta, acatada pelo Conselho Superior do órgão.

Ao comemorar a aprovação, Maria José disse que a UEPB, o coordenador e os docentes do programa estão de parabéns pelo esforço na construção da proposta. Para ela, essa aprovação mostra que a Universidade, apesar de todas as dificuldades, está se consolidando e mostrando a força de sua pós-graduação. Com 53 anos de história, a UEPB conta atualmente com 21 mestrados e, agora, sete doutorados. Os cursos estão distribuídos nas grandes áreas do conhecimento da Capes (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas).

Texto: Severino Lopes

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Único curso de Doutorado Profissional aprovado na região Nordeste e um dos únicos sete do país na Área Ensino da Capes, a nova pós entrará em funcionamento com as mesmas linhas de pesquisa do Mestrado Profissional. Ou seja, o programa aprofundará as linhas “Cultura Científica, Tecnologia, Informação e Comunicação”, “História, Filosofia e Sociologia das Ciências e da Matemática” e “Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática”. Ele inicia suas atividades com conceito 4 da Capes.

O coordenador do Programa, professor Joelson Pimentel, classificou a aprovação como uma conquista de toda a comunidade do PPGECEM. Ele enfatizou que a proposta foi resultado de um trabalho coletivo em uma construção que envolveu a coordenação, os professores, técnicos administrativos, alunos e ex-alunos, além da participação ativa, firme e de apoio de setores essenciais da UEPB, como a Reitoria, a PRPGP, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) e a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Essa aprovação, segundo o professor Joelson, tem alto valor para o Nordeste, em especial para a Paraíba e para a UEPB, uma vez que há uma tradição, compromisso e responsabilidade da Universidade com a formação de professores e a busca incessante por melhorias nas diversas esferas de atuação dos profissionais do Ensino de Ciências e Educação Matemática.

“O Doutorado já foi aprovado em todas as instâncias. Agora precisamos aguardar os trâmites necessários à autorização para funcionamento, o que deve ocorrer até o início do ano que vem e, tão logo isso seja sinalizado, procederemos a seleção da primeira turma”, explicou Joelson. A perspectiva é que o edital para formação da primeira turma seja publicado no mês de março de 2020. A turma pioneira será formada por 10 doutorandos. As aulas serão ministradas no CCT.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Maria José Lima, frisou que essa nova conquista é extremamente importante não só para a UEPB, mas para toda à Paraíba e região. “É o primeiro Doutorado Profissional na área de ensino aprovado pela Capes. Na região Nordeste não temos nenhum. Então a UEPB foi contemplada. O projeto é muito bom e foi extremamente elogiado pela Capes”, destacou. Ela lembrou que há 20 dias dois consultores da Capes visitaram e avaliaram a estrutura e o plano do programa e saíram impressionados com a forma como a UEPB abraçou a proposta, acatada pelo Conselho Superior do órgão.

Ao comemorar a aprovação, Maria José disse que a UEPB, o coordenador e os docentes do programa estão de parabéns pelo esforço na construção da proposta. Para ela, essa aprovação mostra que a Universidade, apesar de todas as dificuldades, está se consolidando e mostrando a força de sua pós-graduação. Com 53 anos de história, a UEPB conta atualmente com 21 mestrados e, agora, sete doutorados. Os cursos estão distribuídos nas grandes áreas do conhecimento da Capes (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas).

Texto: Severino Lopes

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Fórum Paraibano de Professores de Matemática discute Educação, Direitos Humanos e justiça social

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O 5º Fórum Paraibano das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática teve início na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório do Departamento de Psicologia, com a palestra “Educação em Direitos Humanos e Justiça Social: desafios à formação do professor”. Ministrada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Aida Maria Monteiro Silva, o debate com os participantes abordou questões sobre a necessidade da formação docente, o papel do ensino, além dos desafios da Educação no Brasil.

A iniciativa de ampliar o diálogo sobre o ensino, a partir da perspectiva da Matemática, foi elogiada pela palestrante, que destacou a função social que essa disciplina tem no processo de construção educacional da Educação Básica e Superior. Durante sua palestra, a professora Aida também pontuou sobre a necessidade de promover uma educação democrática, não excludente, para que a sociedade brasileira tenha condições de se desenvolver de maneira justa e social.

“Os desafios da educação são muitos, todos nós sabemos. Estamos enfrentando problemas com o congelamento de investimentos por 20 anos, um crescimento das diferenças sociais, o que leva a uma maior exclusão entre as pessoas, por isso eu afirmo que esse debate é muito importante de se fazer. Sem democracia não há direitos humanos, nem justiça social, por isso é fundamental também trazermos o olhar da Matemática para essas questões”, disse a professora, que completou seu raciocínio avaliando o papel docente nesses assuntos.

“Como dialogar os dados da Matemática com o que acontece hoje na sociedade brasileira? Contextualizando os assuntos. É preciso trazer os conteúdos para o cotidiano dos alunos. Trabalhar as questões de porcentagem e outros cálculos sob o reflexo das ações de cidadania. Quando o ensino da teoria matemática faz relação com o dia a dia do estudante, o conhecimento tem significado, sentido e constrói relações a partir das práticas pedagógicas que estimulam o ensino e a aprendizagem”, destacou.

O 5º Fórum Paraibano das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática é uma realização da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEA), com parceria com o Programa de Pós—Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades do evento envolvem ainda a mesa de diálogos “Desfazendo e fazendo Práticas, Educação Matemática e Justiça Social na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, “Perspectivas Criticas e Pós-Críticas na Formação de Professores que Ensinam Matemática” e a Assembleia da SBEM-PB. Todas as atividades acontecem no Auditório do Departamento de Psicologia.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

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O 5º Fórum Paraibano das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática teve início na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório do Departamento de Psicologia, com a palestra “Educação em Direitos Humanos e Justiça Social: desafios à formação do professor”. Ministrada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Aida Maria Monteiro Silva, o debate Leia Mais...

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O 5º Fórum Paraibano das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática teve início na manhã desta segunda-feira (18), no Auditório do Departamento de Psicologia, com a palestra “Educação em Direitos Humanos e Justiça Social: desafios à formação do professor”. Ministrada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Aida Maria Monteiro Silva, o debate com os participantes abordou questões sobre a necessidade da formação docente, o papel do ensino, além dos desafios da Educação no Brasil.

A iniciativa de ampliar o diálogo sobre o ensino, a partir da perspectiva da Matemática, foi elogiada pela palestrante, que destacou a função social que essa disciplina tem no processo de construção educacional da Educação Básica e Superior. Durante sua palestra, a professora Aida também pontuou sobre a necessidade de promover uma educação democrática, não excludente, para que a sociedade brasileira tenha condições de se desenvolver de maneira justa e social.

“Os desafios da educação são muitos, todos nós sabemos. Estamos enfrentando problemas com o congelamento de investimentos por 20 anos, um crescimento das diferenças sociais, o que leva a uma maior exclusão entre as pessoas, por isso eu afirmo que esse debate é muito importante de se fazer. Sem democracia não há direitos humanos, nem justiça social, por isso é fundamental também trazermos o olhar da Matemática para essas questões”, disse a professora, que completou seu raciocínio avaliando o papel docente nesses assuntos.

“Como dialogar os dados da Matemática com o que acontece hoje na sociedade brasileira? Contextualizando os assuntos. É preciso trazer os conteúdos para o cotidiano dos alunos. Trabalhar as questões de porcentagem e outros cálculos sob o reflexo das ações de cidadania. Quando o ensino da teoria matemática faz relação com o dia a dia do estudante, o conhecimento tem significado, sentido e constrói relações a partir das práticas pedagógicas que estimulam o ensino e a aprendizagem”, destacou.

O 5º Fórum Paraibano das Licenciaturas que Formam Professores que Ensinam Matemática é uma realização da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEA), com parceria com o Programa de Pós—Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades do evento envolvem ainda a mesa de diálogos “Desfazendo e fazendo Práticas, Educação Matemática e Justiça Social na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, “Perspectivas Criticas e Pós-Críticas na Formação de Professores que Ensinam Matemática” e a Assembleia da SBEM-PB. Todas as atividades acontecem no Auditório do Departamento de Psicologia.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

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UEPB promove entrega de premiação a estudantes que participaram da 10ª Olimpíada Paraibana de Química

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A tarde da quinta-feira (14) foi de comemoração para 142 alunos das escolas das redes pública e privada da Paraíba, que participaram da 10ª edição da Olimpíada Paraibana de Química (OPQ). Após a conquista de bons resultados, a organização da etapa estadual reuniu estudantes, professores e familiares dos premiados no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) para a entrega das medalhas de bronze, prata e ouro, além das menções honrosas conquistadas. A OPQ 2019 bateu recorde de participação, com mais de 24 mil alunos inscritos.

De acordo com o professor Francisco Dantas, coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, esse número se deu pelo fato do trabalho em conjunto que a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba desenvolveu, incentivando as Regionais de Ensino a atingir cada vez mais um número maior de alunos inscritos. “Esse ano nós aumentamos em três vezes o número de participantes porque, das 14 Regionais de Ensino, 13 trabalharam junto conosco para que os estudantes participassem desta edição”, frisou professor Dantas.

A professora Maria Isabelle Silva, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB, não poupou elogios aos alunos e estendeu o alcance dos bons resultados ao trabalho que vem sendo feito pelos professores de Química nas escolas da Paraíba. Ele ressaltou o empenho e dedicação dos alunos que fazem parte das escolas públicas e desejou que todos se mantenham empenhados para cada vez mais conquistar melhores resultados. O professor Mozart Edson Lopes Guimarães, representante da Secretaria Estadual de Educação, felicitou os premiados e afirmou acreditar que, após essa conquista, eles terão um ótimo desempenho na etapa nacional do próximo ano.

“Como você, medalhistas que conquistaram esse resultado excelente, eu tenho certeza que no próximo ano, quando vocês estiverem participando da etapa nacional, também alcançarão seus objetivos. Todos que fazem o ensino da Paraíba muito se orgulham do resultado de vocês. Na próxima edição da Olimpíada Paraibana, quero encontrar novamente com a maioria de vocês recebendo uma nova medalha”, projetou o professor Mozart Lopes.

Aluno da Escola Félix Araújo, do município de Caturité, Leandro de Negreiros, do 2º Ano do Ensino Médio, conquistou a medalha de prata. Como essa foi a primeira vez dele participando de uma olimpíada pedagógica, o resultado foi encarado com surpresa. “Eu não esperava conquistar uma medalha de prata por ser a minha primeira vez. Estou muito feliz e agradeço muito a minha professora, que incentivou todos nós a participar e também pela forma de ensinar os assuntos”, disse o jovem.

Boaz dos Santos, estudante do do 3º Ano (Informática) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), também participou da disputa pela primeira vez. Ele conquistou uma medalha de ouro e, para atingir esse resultado, disse ter focado nas questões teóricas durante a realização da prova, além de ter uma preferência pela disciplina durante os estudos. “Química é uma das matérias que eu mais gosto, ao lado de Matemática e Programação. Mesmo assim, eu não esperava conquistar logo uma medalha de ouro. Fiquei surpreso, mas muito feliz”, disse Boaz.

Também participaram da premiação da 10ª Olimpíada Paraibana de Química a professora Maria da Conceição Menezes, coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Química; professor Antônio Nóbrega, chefe do Departamento de Química; Geraldo Damião de Medeiros, coordenador do evento; e Anderson Fernandes Albuquerque, representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

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De acordo com o professor Francisco Dantas, coordenador da Olimpíada Paraibana de Química, esse número se deu pelo fato do trabalho em conjunto que a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba desenvolveu, incentivando as Regionais de Ensino a atingir cada vez mais um número maior de alunos inscritos. “Esse ano nós aumentamos em três vezes o número de participantes porque, das 14 Regionais de Ensino, 13 trabalharam junto conosco para que os estudantes participassem desta edição”, frisou professor Dantas.

A professora Maria Isabelle Silva, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB, não poupou elogios aos alunos e estendeu o alcance dos bons resultados ao trabalho que vem sendo feito pelos professores de Química nas escolas da Paraíba. Ele ressaltou o empenho e dedicação dos alunos que fazem parte das escolas públicas e desejou que todos se mantenham empenhados para cada vez mais conquistar melhores resultados. O professor Mozart Edson Lopes Guimarães, representante da Secretaria Estadual de Educação, felicitou os premiados e afirmou acreditar que, após essa conquista, eles terão um ótimo desempenho na etapa nacional do próximo ano.

“Como você, medalhistas que conquistaram esse resultado excelente, eu tenho certeza que no próximo ano, quando vocês estiverem participando da etapa nacional, também alcançarão seus objetivos. Todos que fazem o ensino da Paraíba muito se orgulham do resultado de vocês. Na próxima edição da Olimpíada Paraibana, quero encontrar novamente com a maioria de vocês recebendo uma nova medalha”, projetou o professor Mozart Lopes.

Aluno da Escola Félix Araújo, do município de Caturité, Leandro de Negreiros, do 2º Ano do Ensino Médio, conquistou a medalha de prata. Como essa foi a primeira vez dele participando de uma olimpíada pedagógica, o resultado foi encarado com surpresa. “Eu não esperava conquistar uma medalha de prata por ser a minha primeira vez. Estou muito feliz e agradeço muito a minha professora, que incentivou todos nós a participar e também pela forma de ensinar os assuntos”, disse o jovem.

Boaz dos Santos, estudante do do 3º Ano (Informática) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), também participou da disputa pela primeira vez. Ele conquistou uma medalha de ouro e, para atingir esse resultado, disse ter focado nas questões teóricas durante a realização da prova, além de ter uma preferência pela disciplina durante os estudos. “Química é uma das matérias que eu mais gosto, ao lado de Matemática e Programação. Mesmo assim, eu não esperava conquistar logo uma medalha de ouro. Fiquei surpreso, mas muito feliz”, disse Boaz.

Também participaram da premiação da 10ª Olimpíada Paraibana de Química a professora Maria da Conceição Menezes, coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Química; professor Antônio Nóbrega, chefe do Departamento de Química; Geraldo Damião de Medeiros, coordenador do evento; e Anderson Fernandes Albuquerque, representante da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

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3º Workshop em Engenharia Sanitária e Ambiental debate saneamento e sustentabilidade em zona rural

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O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, de 27 a 29 de novembro, o 3º Workshop em Engenharia Sanitária e Ambiental. A atividade celebra os 15 anos do curso na Instituição e debaterá questões que envolvem saneamento e sustentabilidade em zona rural.

As atividades do evento serão desenvolvidas no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. A programação contém minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas, circuito ambiental, entre outras ações. Os interessados em participar do workshop devem efetuar inscrição no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/engenhariasanitariaeambiental15anos/. Os inscritos devem entregar dois quilos de alimento não perecível e/ou produtos de higiene pessoal no dia do credenciamento.

Conforme os organizadores, a Engenharia Sanitária e Ambiental é abrangente, atuando na preservação do meio ambiente através de atividades que envolvem os recursos naturais e seu aproveitamento de forma adequada, tem atribuições na avaliação e gestão ambiental, de recursos hídricos, solos e resíduos. O workshop proporcionará a integração de participantes de diversas áreas da Engenharia Sanitária e Ambiental por meio de diálogos sobre o exercício da profissão e a consolidação de saberes.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do endereço eletrônico https://www.even3.com.br/engenhariasanitariaeambiental15anos/.

Texto: Tatiana Brandão

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Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do endereço eletrônico https://www.even3.com.br/engenhariasanitariaeambiental15anos/.

Texto: Tatiana Brandão

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