3 de setembro de 2018

Será realizada nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, no Laboratório do curso de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a palestra “Função Afim através da resolução de problemas: um estudo de caso analisando os registros de representação semiótica”, oferecida pelo Grupo de Pesquisa em Didática da Matemática (GPDM). A atividade é voltada para alunos de qualquer período que estejam matriculados na UEPB, além de professores de Matemática das redes de ensino e pesquisadores.

A palestra será ministrada pelo professor Gabriel dos Santos Souza Gomes, e poderá ser acompanhada por 30 participantes. As inscrições podem ser feitas na secretaria do Departamento de Matemática. De acordo com a professora Kátia Maria de Medeiros, coordenadora do GPDM, existe uma grande dificuldade de representação e compreensão de propriedades e estruturas em Matemática, focando nas representações múltiplas envolvendo a Função Afim, por isso “abordamos os registros de representação semiótica e a referida função considerando seus aspectos históricos e suas formas de representação, além da Resolução de Problemas como metodologia”, afirmou.

Essa pesquisa surgiu a partir da experiência acadêmica ricamente relacionada a programas institucionais, que permitiu desenvolver ações iniciais referentes ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática, abordando o conteúdo matemático utilizado na Função Afim. Serão abordados durante a palestra conceitos da teoria da Resolução de Problemas de Polya, nos problemas abertos e nos Registros de Representação Semiótica de Duval. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: katiamedeirosuepb@gmail.com.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Palestra do Grupo de Pesquisa em Matemática aborda Função Afim através da resolução de problemas apareceu primeiro em UEPB.