27 de outubro de 2017

Será realizado no dia 30 de novembro, das 14h às 18h, o minicurso “Uma aplicação da função senoidal e do estudo da acústica”, promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A atividade será vivenciada no laboratório do curso e ministrada pelos professores Ítalo Luan Lopes Nunes e Alexandre Marciano de Souza. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria do Departamento. Ao todo, o minicurso está ofertando 30 vagas. Além dos alunos da UEPB dos cursos de Matemática e Pedagogia, também podem se inscrever professores da Educação Básica vinculados ao Estado ou municípios.

De acordo com a chefia do Departamento, o minicurso tem a proposta de gerenciar interpretações com o estudo da função senoidal, com o auxílio do software GeoGebra, como também com o estudo de acústica. Nele, será abordado um pouco da história da música, o primeiro instrumento musical e as relações harmônicas, além da música relacionada com a acústica, abordando a classificação do tipo de onda presente no som, as unidades de medida físicas presentes na música e como se dá o comportamento de tais unidades de medida.

Durante a atividade também serão abordadas as unidades de medida na função senoidal, bem como feita uma análise mais detalhada do comportamento de cada coeficiente da função senoidal, permitindo a transição de mais de um tipo de representação. Todos os participantes do minicurso receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Licenciatura em Matemática promove minicurso sobre aplicação da função senoidal e do estudo de acústica apareceu primeiro em UEPB.