11 de setembro de 2017

Clique para exibir o slide.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na tarde desta segunda-feira (11), no Auditório da Biblioteca Central, Câmpus de Campina Grande, a professora Hilda Helena Sovierzoski, integrante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e coordenadora adjunta de Mestrados Profissionais na Área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A professora Hilda veio a convite dos coordenadores do PPGECEM, José Joelson Pimentel de Almeida e Márcia Adelino da Silva Dias, para ministrar a palestra “Diálogos entre Pós-Graduação e a Educação Básica na Área de Ensino da Capes”. A atividade integra a programação dos seminários acadêmicos que acontecem semanalmente no Mestrado, sendo voltados aos alunos e professores da área de Ensino.

Em sua explanação, ela ressaltou a função dos mestrados profissionais em trabalhar no sentido de aplicar o conhecimento como retorno para a sociedade e destacou que tem surgido um interesse maior das universidades em encaminharem propostas para criação de mestrados profissionais, especialmente a partir das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

“Se na área de Ensino a instituição já possui Grupos de Trabalho atuando junto a professores de Ensino Médio e Fundamental, há maior chance de se adequar ao mestrado profissional e não ao acadêmico. Além de ter uma função mais prática, o mestrado profissional tem exatamente a mesma titularidade do Acadêmico, com a pesquisa sendo tratada de forma ampla, ajustada ao profissional que está em sala de aula ou em um ambiente não formal de estudo, a exemplo de museus, bibliotecas ou ações coletivas”, explicou a professora.

Segundo o professor Joelson Pimentel, a UEPB vem pleiteando a oferta do doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e a visita de Hilda Sovierzoski surge como uma importante contribuição para o programa, tanto no compartilhamento de conhecimento sobre a educação básica e a pós-graduação na área de Ensino, quanto no auxílio sobre as diretrizes para a implantação do doutorado.

Para a manhã desta terça-feira (12), está programada uma reunião entre o reitor Rangel Junior, coordenadores do PPGECEM, representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e a professora Hilda Sovierzoski, para debater a inserção da UEPB, enquanto instituição de pesquisa, junto à área de Ensino da Capes.

Texto e fotos: Giuliana Rodrigues

O post Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática aborda diálogos entre pós-graduação e educação básica apareceu primeiro em UEPB.