CCEA

CCEA

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

O CCEA

Equipe


Diretores
Diretor: Adriano Homero Vital Pereira
Diretor Adjunto: Odilon Avelino da Cunha

Secretárias
Dinaihara Torres Fernandes de Araujo
Josefa Thayamma Andrade dos Santos

Contatos
Telefones
(83) 3421 1475/ 3421 3251/ 3421 1447 – Ramal 200

E-mails
Direção: direcao@ccea.uepb.edu.br
Diretor: adrianohomero@yahoo.com.br
Diretor Adjunto: odavelino@gmail.com
Secretária:dinaiahanauepb@gmail.com
Secretária: thayamma.andrade@gmail.com

Redes Socias
Perfil Oficial no Facebook: Direção Ccea Campus VII
Grupo no Facebook: UEPB Campus VII

Atendimento
7h30 às 21h30

Histórico


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi instalada na cidade de Patos/Paraíba no ano de 2006, com a criação do Campus VII – Governador Antônio Mariz, no reitorado da professora Marlene Alves Luna, como parte da política de expansão universitária conquistada a partir da autonomia financeira da instituição. Sua implantação trouxe para o sertão do Estado cursos que atendessem à demanda da região com formação de gestores, a partir do curso de Bacharelado em Administração, e com a formação de professores do Ensino Básico e Fundamental, a partir dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação.

Inagurado em 28 de agosto de 2006, o Campus inicialmente ocupava as instalações da antiga Escola Normal Estadual de Patos, localizada à rua 5 de Agosto, bairro do Belo Horizonte, e a direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Campus VII, ficou a cargo da professora Rochane Villarim de Almeida, responsável até pelo pioneirismo da UEPB na cidade. Em 2009, a estrutura já não comportava o crescimento dos cursos e o Campus foi transferido para o antigo prédio da Escola Estadual Dom Expedito Eduardo de Oliveira, localizado à rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, bairro do Salgadinho, onde está implantado até os dias atuais. Em seu aniversário de 5 anos, já no novo local e sob a direção do professor Odilon Avelino da Cunha, tendo professor Ilauro Souza de Lima como adjunto, o CCEA/Campus VII inaugurou a Biblioteca Setorial Professor Virgílio Trindade, e posteriormente houve a climatização de todas as salas de aula, melhorias no mobiliário e equipamentos escolares, expansão do quadro de professores e funcionários, redefinição de espaços, acompanhando sempre o ambiente dinâmico da Universidade.

Pensando nas necessidades de formação profissional ora requeridas, no ano de 2012, houve o desmembramento do curso de Ciências Exatas, nos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

Já no segundo mandato do professor Odilon Avelino da Cunha, tendo professora Cheyenne Ribeiro Guedes Isidro Abilio como adjunta na Direção do CCEA, o curso de Licenciatura em Computação transformou-se no curso de Bacharelado em Ciência da Computação, houve a instalação dos aparelhos de datashow e novos quadros de vidro nas salas de aula, implantação de grupos de pesquisa, reorganização de espaços e rotinas administrativas, visando à melhoria das ações desenvolvidas no campus.

No início de 2014, como paliativo para os problemas de espaço, em função da falta de sede apropriada para o desenvolvimento das atividades dos diversos cursos ora em funcionamento, passaram a ser utilizadas salas de aula da Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa (Premen), localizadas ao lado do prédio atual, onde se desenvolvem aulas de graduação nos turnos diurno e noturno.

Já em 2015, na gestão da professora Cheyenne Ribeiro Guedes Isidro Abilio como Diretora e da professora Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva, como adjunta, foi realizada a organização do estacionamento, plantio de árvores para melhoria da arborização, além da climatização das salas do Premen, para propiciar conforto térmico aos docentes e alunos. Tivemos também a elaboração de projetos para construção de espaços para fotocopiadoras e lanchonetes, compondo a Praça de Vivência  dos alunos, reforma e climatização do auditório do campus e construção de um bloco de salas de aula com início das obras previsto para o ano de 2016.

Estrutura atual


O Campus VII conta atualmente com o Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) e seus diversos cursos de graduação atendem cerca de 1000 (mil) alunos oriundos de diversas cidades vizinhas do sertão paraibano, que buscam na UEPB/Patos a oportunidade de qualificação e crescimento pessoal e profissional.

O corpo docente engloba 57 professores, e as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e Administrativas no campus são auxiliadas pelo trabalho de 23 técnicos-administrativos, além de 15 funcionários do apoio.

Além dos Laboratórios de Física, Química e Informática, que permitem atividades práticas das disciplinas dos diversos cursos, o campus de Patos dispõe da Biblioteca Setorial com um acervo bibliográfico de cerca de 9000 volumes.

Visando o engrandecimento humano e uma maior integração com a sociedade patoense, o Campus VII possui Projetos de Extensão em funcionamento, totalizando 22 projetos que abrangem diversos temas, tais como: aulas de informática para a terceira idade, reciclagem de lixo, Olimpíadas de Química e Física Paraibanas, Empresa Júnior de Administração e Computação, entre outros. No campo da Pesquisa, já estão instalados 3 grupos de pesquisa das áreas das Ciências Exatas e Ciências Sociais, completando o tripé institucional universitário do Ensino, Pesquisa e Extensão.

O CCEA também atua em parceria direta com o Governo do Estado da Paraíba uma vez que sedia aulas da Especialização em Fundamentos da Educação, voltada aos professores efetivos da Rede Estadual de Ensino. Outra parceira importante é a Escola Superior de Magistratura, do Tribunal de Justiça da Paraíba, uma vez que o campus também sedia as aulas da Especialização de Prática Judiciária.

Com o Governo Federal, a UEPB/Campus VII é parceira através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR), sediando as aulas presenciais dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, que visa à formação de professores que já atuam na Educação básica pública.