Grupos de Pesquisa

GEMCA

Grupo de Eletromagnetismo e Matemática Computacional Aplicado

Coordenação geral:
Profº. Dr. Elder Eldevitch Carneiro de Oliveira

Profº. Dr. Pedro Carlos de Assis Júnior

Sala 401 – Setor B

 

O Grupo de Eletromagnetismo e Matemática Computacional Aplicado (GEMCA) apresenta uma natureza multidisciplinar, contando com pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, porém interligadas entre si, tais como: Física, Engenharia Elétrica, Matemática, Telecomunicações, Computação e Tecnologia da Informação, em que as pesquisas realizadas pelo grupo são de grande relevância para a comunidade científica, convergindo áreas até então independentes entre si. O grupo ainda conta com parcerias com outros grupos de pesquisa pelo país, de certa forma unindo pesquisadores de diferentes instituições que fazem pesquisas relacionadas à grande área do eletromagnetismo aplicado.

LAIA

Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial

Coordenador geral
Profº. Dr. Ricardo Santos de Oliveira

Sala 00 – Setor 00

 

O Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (LAIA) foi criado na Universidade Estadual da Paraíba, no CCEA Câmpus VII, em 2021. O grupo tem o propósito de promover investigações científicas bem como possibilitar a realização de pesquisas na área de Inteligência Artificial no campus VII da UEPB, visto que a pesquisa é parte do tripé que define a educação superior, além de fomentar o desenvolvimento conjunto de projetos com outros Câmpus da instituição. Os projetos de pesquisa desenvolvidos abrangem diversos segmentos relacionados a Inteligência Artificial, visto que é uma área de pesquisa em constante expansão. Deste modo, o LAIA desenvolve projetos voltados para aplicações em redes Neurais, Processamento de Linguagem Natural, Aprendizagem de Máquina, Ciência dos Dados, Tecnologias Assistivas.

ATLAS

Ação das Tecnologias na Aprendizagem Significativa

Coordenação geral:
Profº. Dr. Rodrigo Alves Costa

Profº. Ms. Pablo Roberto Fernandes de Oliveira

Sala 00 – Setor 00

 

Crianças com dificuldade de aprendizagem em salas de aulas convencionais, no tocante ao processo de aprendizagem, enfrentam uma série de desafios. Um dos problemas mais significativos nesse processo é a dificuldade de leitura. Muitas vezes todo o processo é prejudicado pelo ensino tradicional. Diante disso, é necessário instigar e desenvolver atividades que estimulem a percepção e a memória auditiva, visando a diminuição desse impacto nesses alunos. Isso pode ser feito com a utilização de ferramentas escolhidas e desenvolvidas para se adequar às necessidades de cada um. Algumas dessas são ferramentas terapêuticas que facilitam o processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de habilidades sócio­motoras. Neste sentido, este grupo de pesquisa objetiva consolidar o ensino e mostrar a alunos e professores possibilidades de uma ciência geradora de um trabalho capaz de criar um ambiente que favoreça a formação significativa: um cidadão crítico, responsável e autônomo.

A Experimentação e o Ensino de Física

Coordenador geral:

Profº. Dr. Valdeci Mestre da Silva Júnior

Sala 00 – Setor 00

Óptica e Física Médica

Coordenador geral:

Profº. Dr. Valdeci Mestre da Silva Júnior

Sala 00 – Setor 00