Bacharelado em Administração
Turno: Diurno/ Noturno
Duração:
- Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
- Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 14 semestres
Código do Curso: 114756
Coordenadora: Sibele Thaise Viana Guimarães
Coordenadora adjunta: Carolina Coeli Rodrigues Batista de Araújo
Secretário: José Claudiano de Brito Batista
Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560
Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 204
E-mails:
- Coordenação: adm@ccea.uepb.edu.br
- Coordenadora: sibelethaise17@gmail.com
- Coordenadora adjunta: carolina_coeli@yahoo.com.br
- Secretário: claudianobrito@ccea.uepb.edu.br
Site: https://www.facebook.com/groups/admuepbpatos
Modalidade: Bacharelado
Regime acadêmico: Seriado semestral
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/015/2006
Breve resumo do curso:
A UEPB oferece um curso de Administração no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA em Patos/PB que forma profissionais para as diferentes funções de controle, análise e planejamento tanto no setor privado, quanto no setor público.
A evolução da matrícula no Curso de Administração da UEPB ao longo de sua história é significativa, com os egressos atuando no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas, Informática e Gestão, atendendo não somente às necessidades do mercado, mas procurando estar sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento da sociedade, incorporando os avanços da ciência em sua ação.
Ensino, Pesquisa e Extensão:
Conforme Resolução UEPB/CONSEPE/13/2005, em seu art. 15, “A operacionalização curricular será feita através do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo a favorecer a integração entre teoria e prática”. De acordo com o parágrafo único, “ Para facilitar a operacionalização curricular, cada curso deverá definir, pelo menos, 03 (três) linhas de pesquisa e extensão”. Portanto, com o intuito de dá suporte às atividades teóricas e práticas da pesquisa o curso conta com as seguintes Linhas de Pesquisa:
- Gestão Empresarial;
- Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas
- Métricas e Desenvolvimento Econômico.
Formação profissional:
O mercado de trabalho atual exige muito mais do profissional do que no século passado. Os cursos de administração precisam buscar o constante desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes. Nesse foco, a formação assume a missão de capacitar indivíduos para que tenham condições de disponibilizar durante seu desempenho profissional os atributos adquiridos na vida social, escolar, pessoal e laboral, preparando-os para lidar com a incerteza, com a flexibilidade e com a rapidez na resolução de problemas.
Com base nesse contexto, o profissional de Administração egresso terá uma formação humanística que possibilitará uma compreensão do meio social, político, econômico e cultural em que ele vive, tornando-o capaz de tomar decisões em um mundo globalizado. Além disso, terá uma formação técnica e científica para gerenciar os diversos tipos de organizações e desenvolver atividades específicas da prática profissional, com o intuito de atender as necessidades regionais, nacionais e mundiais.
Campo de atuação profissional:
Tendo em vista que o Curso de Administração da UEPB se propõe a oferecer uma formação de caráter generalista especializada, o profissional egresso do mesmo, ao ingressar no mercado de trabalho, poderá atuar nos diversos tipos de organizações, nas áreas pertinentes ao Curso.
De acordo com o Conselho Federal de Administração – CFA, o formando ao ingressar no mercado de trabalho (empresas privadas e públicas, organizações filantrópicas e sociais – terceiro setor) poderá atuar em diversas áreas de conhecimento, tais como:
- Administração Financeira
- Administração de Materiais
- Administração Pública
- Administração Mercadológica
- Administração de Produção
- Gestão de Pessoas
- Orçamento
- Organização, Sistemas e Métodos
- Campos Conexos (Administração de Consórcio; Administração de Comercio Exterior; Gestão Hospitalar; Administração de Condomínios; Administração de Imóveis; Administração de Processamento de Dados/Informática; Agronegócio; Factoring; Turismo; Desenvolvimento Sustentável).
Bacharelado em Ciência da Computação
Turno: Diurno/ Noturno
Duração:
- Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
- Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 13 semestres
Coordenador: Rodrigo Alves Costa
Coordenadora adjunta: Jannayna Domingues Barros Filgueira
Secretário: Damião Rodrigues de Sousa
Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560
Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 205
E-mail: coord.comp@ccea.uepb.edu.br
Site:
Modalidade: Bacharelado
Regime acadêmico: Seriado semestral
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/029/2013
Breve resumo do curso:
Em construção.
Licenciatura em Computação
Turno: Diurno/Noturno
Duração:
- Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 14 semestres
- Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 15 semestres
Coordenador: Rodrigo Alves Costa
Coordenador adjunto: Wellington Candeia de Araújo
Secretário: Diogo Medeiros Nóbrega
Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560
Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 203
E- mail: coord.comp@ccea.uepb.edu.br
Site:
Modalidade: Licenciatura
Regime acadêmico: Seriado semestral
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/017/2006
Plano Político Pedagógico: Disponível aqui
Breve resumo do curso:
Em construção.
Observação: O curso de Licenciatura foi transformado no Bacharelado e desde 2014 não tem mais entrada de novas turmas.
Licenciatura em Ciências Exatas
Turno: Diurno/Noturno
Duração:
- Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
- Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 13 semestres
Coordenadora: Soraia Carvalho de Sousa
Secretário: Ana Lúcia Bizerril de Brito
Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560
Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 203
E-mails:
- Coordenadora: soraia.quim@hotmail.com
- Secretária: bizerril@ccea.uepb.edu.br
Modalidade: Licenciatura
Regime acadêmico: Seriado semestral
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/016/2006
Breve resumo do curso:
Em breve.
Observação: O curso de Licenciatura em Ciências Exatas foi desmembrado e foram abertas Licenciaturas específicas de Física e Matemática. Não há mais entrada de novas turmas em Ciências Exatas.
Licenciatura em Física
Turno: Diurno/Noturno
Duração:
- Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
- Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 13 semestres
Coordenador: Marcelo da Silva Vieira
Coordenador adjunto: Rodrigo César Fonseca da Silva
Secretário: Thalisson Rodrigues Fernandes Dantas
Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos/ PB CEP: 58.706-560
Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 220
E-mails:
- Coordenador: marcelo.mib00@gmail.com
- Coordenador adjunto: rodrigo.fonseca@hotmail.com
- Secretário: thalisson.rodrigo@hotmail.com
Site: https://www.facebook.com/groups/461835683933262/
Modalidade: Licenciatura
Regime acadêmico: Seriado semestral
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/035/2011
Breve resumo do curso:
O Curso de Licenciatura Plena em Física, de acordo com as Diretrizes Curriculares, tem como objetivo principal; preparar profissionais que se “dediquem à formação e à disseminação do saber científico nas diferentes instâncias sociais”; através das diversas formas de atuação, tais como no ensino médio e fundamental, escolas técnicas e universidades, permitindo uma educação científica contemporânea, de modo que proporcione ao estudante condições de dar prosseguimento a sua formação. Especificamente, objetiva-se:
- Abordar e tratar problemas novos e tradicionais, apoiado em conhecimentos sólidos de Física;
- Organizar as atividades instrucionais e planejar os conteúdos de um curso de Física;
- Localizar e dar significados às dificuldades conceituais e operacionais de seus alunos;
- Refletir sobre sua prática docente, procurando explicar e relacionar as razões de seu comportamento e do desempenho dos seus alunos, identificar sua postura, além da capacidade de diálogo nas diferentes instâncias de atuação
- Programar, sustentar e renovar suas atualizações didática, cultural e científica.
Perfil profissional:
O físico-educador deve ser portador de amplo conhecimento científico e educacional, que o capacite a difundir o saber científico, focalizado na ciência para a apresentação da Física, como uma atividade humana e como instrumento que auxilie o aluno na compreensão-transformação do mundo em que vive, assim como, seja possuidor de pleno domínio e compreensão da realidade, devendo ainda, localizar e dar significados às dificuldades conceituais e operacionais de seus alunos. Também é função deste profissional, usar conhecimentos sólidos de Física na abordagem de problemas tradicionais e atuais que possibilitem a compreensão de que o conhecimento científico é uma construção e não tem um fim em si só. O físico-educador deve ser capaz de planejar e organizar um curso de Física, que envolva atividades teóricas e práticas que possibilite á disseminação do saber científico centrado na ciência. Ele deve também ser capaz de refletir sobre sua própria prática docente, sobre sua interação com alunos e ser capaz de mudar práticas e atitudes, quando achar necessário. Por outro lado, deseja-se a sua atuação crítica, reflexiva e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos sócio-econômicos, ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade atual.
Campo de atuação profissional:
O físico-educador tem como campo de atuação principal o exercício da docência no ensino escolar formal básico, abrangendo o ensino fundamental e médio, mas também pode atuar no ensino profissionalizante e superior. No entanto, conforme, o artigo 66 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 2001), a preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente, em programas de mestrado e doutorado. Pode ainda, atuar noutras formas de ensino, como é o caso de cursos específicos, programas especiais de educação e similares. O trabalho desenvolvido por este profissional no âmbito educacional, pode se dar: em sala de aula, laboratório, encontros pedagógicos; desenvolvimento de projetos político-pedagógicos, participação em equipes técnicas/pedagógicas multidisciplinares; podendo ainda ser requisitado pelas mais diversas instituições de ensino básico, para apresentar seminários, palestras, etc., objetivando a integração de novos saberes.
Licenciatura em Matemática
Turno: Diurno/Noturno
Duração:
- Diurno – Mínimo: 8 semestres / Máximo: 12 semestres
- Noturno – Mínimo: 9 semestres / Máximo: 13 semestres
Coordenador: José Ginaldo de Souza Farias
Coordenador adjunto: Arlandson Matheus Silva Oliveira
Secretário: Olívio Medeiros de Oliveira Netto
Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Salgadinho – Patos /PB CEP: 58.706-560
Telefone: (83) 3421 1475 – Ramal 210
E-mail: lic_matematica@hotmail.com
Site: https://www.facebook.com/groups/336419066423625/
Modalidade: Licenciatura
Regime acadêmico: Seriado semestral
Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/035/2011
Breve resumo do curso:
Em 2006 a UEPB passou a implementar um plano de expansão para pólos regionais de desenvolvimento estadual. Tal expansão levou em consideração tanto a importância para a sociedade paraibana da criação de novas oportunidades de formação em nível superior, mediante a oferta de vagas públicas e gratuitas, como a política de Educação do Governo Estadual, definida no Plano Estadual de Educação, a qual contempla a expansão do ensino superior como ação complementar para o desenvolvimento educacional do Estado. Dentro desse plano de expansão o Conselho Universitário da Universidade Estadual da Paraíba, com a aprovação da RESOLUÇÃO/UEPB/ CONSUNI/ 035/2011, de 25 de julho de 2011, criou o Curso de Licenciatura em Matemática para funcionar no Campus Governador Antônio Mariz (Campus VII) da Instituição, localizado na cidade de Patos – PB. O novo curso está proposto para funcionar no regime Seriado Semestral, com duas entradas anuais nos turnos diurno e noturno, ofertando 30 vagas em cada entrada e em cada turno.
Ensino, Pesquisa e Extensão:
MATEMÁTICA PURA
- Geometria Diferencial;
- Álgebra Abstrata;
- Análise.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
- Teorias e Práticas em Educação Matemática;
- Novas Tecnologias no Ensino Da Matemática;
- Metodologia Matemática Aplicada a Educação de Jovens e Adultos;
- Etnomatemática;
- Investigação em Educação Matemática como proposta pedagógica em sala de aula.
MATEMÁTICA APLICADA
- Modelos Estatísticos;
- Estatística Aplicada;
- Modelagem Matemática;
- Matemática Aplicada a Ciências Exatas.
Formação profissional:
- O perfil profissional desejado para caracterizar o egresso, visa contemplar uma ampla formação técnico-científica, cultural e humanística, preparando o profissional para que o mesmo tenha:
- Autonomia intelectual, que o capacite a desenvolver uma visão histórico-social, necessária ao exercício de sua profissão, como um profissional crítico, criativo e ético, capaz de compreender e intervir na realidade e transformá-la;
- Capacidade para estabelecer relações solidárias, cooperativas e coletivas;
Possibilidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias e, capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e comunidades com relação a problemas socioeconômicos, culturais, políticos e organizativos;
Constante desenvolvimento profissional, exercendo uma prática de formação continuada e que possa empreender inovações na sua área de atuação.
Campo de atuação profissional:
O professor de Matemática deverá ter atitudes éticas, competências e habilidades necessárias ao exercício profissional, no âmbito da educação. Nesse sentido, a formação do licenciado em Matemática deverá ter como concepção norteadora, o desenvolvimento de competências gerais relacionadas ao comprometimento com os valores da sociedade democrática e à compreensão do papel da escola nessa sociedade; ao domínio dos conteúdos específicos da Matemática, do conhecimento pedagógico, assim como às competências relacionadas ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
Com essa concepção, espera-se que o curso de Licenciatura em Matemática da UEPB/CCEA oportunize o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades específicas:
- Analisar, criar e adaptar alternativas pedagógicas ao seu ambiente de trabalho para desenvolver habilidades de estudo independente e a criatividade dos alunos;
- Atuar em equipes multidisciplinares e exercer liderança no encaminhamento de questões didático-pedagógicas;
- Utilizar novas ideias, tecnologias, estratégias metodológicas e materiais de apoio, com vistas a otimização do processo de ensino-aprendizagem;
- Compreender as principais características da Matemática, seus métodos, suas ramificações e aplicações a outras áreas do conhecimento;
Avaliar a estruturação de cursos, de conteúdos escolares, de livros-texto e outros materiais didáticos, com visão crítica do significado da Matemática e do papel social da escola, entre outras.