CCEA

CCEA

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

Biblioteca

Apresentação

A Biblioteca Setorial Professor Virgílio Trindade, localizada no Campus VII, na cidade de Patos/PB, faz parte do Sistema Integrado de Biblioteca (SIB) da UEPB, e tem por objetivo difundir e estimular o acesso à informação, por meio de seu acervo voltado principalmente, para estudantes universitários, docentes e técnico-administrativos.

Inaugurada em 2011, durante as comemorações do quinto aniversário do Campus VII,  a biblioteca tem continuamente expandido seu acervo , contando atualmente com um acervo variado, com cerca de 9.000 (nove mil) exemplares, abrangendo títulos principalmente das áreas de Administração, Computação, Física e Matemática, que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do cursos do campus.

Em 2013, ano em que a UEPB completou sete anos em Patos, a Biblioteca inovou com a implementação de serviços automatizados. Após passar por processo de automação do acervo, passou a disponibilizar aos usuários, acesso remoto a base de dados contendo os títulos existentes na Biblioteca. Serviços tais como empréstimos, devoluções e renovações, são executados de forma mais ágil. De modo especial, a renovação de empréstimos de livros pode ser feita sem que o usuário necessite se fazer presente, desde que ele tenha acesso ao site da Biblioteca.

Patrono

Virgílio Trindade Monteiro homem envolvido com a cultura, escritor, compositor, professor e radialista; polivalente, atuou em vários segmentos de nossa sociedade. Filho de José Trindade Monteiro e Cecília Cavalcante Monteiro, Virgílio nasceu aos 09 dias de junho de 1940, no município de Piancó, onde cursou o primário na Escola Ademar Leite e o curso ginasial na Escola Agrotécnica Vidal de Negreiros.

Em 1958, foi tentar a sorte em João Pessoa, seqüenciando os estudos no Liceu Paraibano e no Curso Técnico em Contabilidade na Academia de Comércio Epitácio Pessoa. Paralelo às atividades educacionais passou a desenvolver funções profissionais como forma de sobrevivência, tendo como ponto de primeiro emprego o Moinho Teone e iniciando também a sua vida de homem da comunicação com uma função na Rádio Arapuan e depois na Tabajara. Com relação à imprensa escrita teve passagem pelos Jornais Correio da Paraíba e A União. No ano de 1963, aportou na cidade de Patos, passando a coordenar o Departamento de Jornalismo da Rádio Espinharas e assumindo emprego no Banco do Estado da Paraíba, em 1965. Nessa instituição financeira, permaneceu apenas um ano, quando decidiu instalar o seu próprio escritório de contabilidade, enquanto que na Rádio Espinharas permanece até os dias atuais, inclusive tendo estado uma temporada no Sistema Itatiunga de Comunicação. Virgílio Trindade teve em Patos uma participação fundamental no futebol. Na condição de técnico dirigiu o Nacional Atlético Clube, entre 1966 a 1985, período em que o time viveu suas maiores façanhas, inclusive na conquista do Vice-Campeonato paraibano em 1978, oportunidade em que foi eleito o “Técnico do Ano”, entre os demais do Estado. Comandou também a Sociedade Esportiva São Sebastião, o Esporte Clube de Patos e o Treze de Campina Grande. Como homem notadamente polivalente, conseguiu grande destaque no campo musical, na condição de compositor, com a autoria de quase 50 músicas, três das quais gravadas por Pinto do Acordeon, como parceiro. Participou de todos os festivais de músicas realizados na Capital do Sertão e como cantor integrou vários grupos musicais, a exemplo do VAZ-7 e Ataulfo Alves, a partir da década de 60.

Na Política local foi vereador no período de 1977 a 1982; Vice-Prefeito de 1983 a 1988, tendo assumido a titularidade do Executivo Municipal durante 44 dias. Virgílio também presidiu o PPS no período de 1992 a 2001. Bacharelado em Ciências Econômicas pela Fundação Francisco Mascarenhas, com especialidade em Teoria Econômica, Virgílio Trindade passou a ser professor da referida instituição de ensino superior, tendo atuado nas seguintes disciplinas: Moedas e Bancos; Economia Agrícola, Economia Internacional; Historia do Pensamento Econômico; Economia do Setor Público, Desenvolvimento Sócio-Econômico e Contabilidade Social. Vivendo intensamente esta relação com a cultura deixou marcas na vida da sociedade patoense, de forma que hoje não se pode falar em Patos sem relatar Virgilio e sua contribuição.

Infraestrutura

  • Guarda-volumes com 30 nichos;
  • Oito cabines de estudo individuais;
  • Seis mesas para estudo em grupo;
  • Catálogo online de consulta de livro por meios dos campos: autor, assunto e título;
  • Setor de Processos Técnicos;
  • Acervo especializado nas áreas de Administração, Matemática, Física, Química e Biologia.

Bibliotecário

  • Esdras Renan Farias Dantas

Auxiliares de Biblioteca

  • Antônio Wlisses Alves Benício
  • Lucas Guedes de Sousa
  • Tatiane Martins Alves

Assistente Administrativo

  • Maria Liliane Alves Fernandes

Atendimento ao público

  • Segunda à sexta: 7h às 21h30

Contato

  • Telefone: 83 3421 1475 – Ramal 208/ 214
  • E-mail: biblioteca.campus7@uepb.edu.br
  • Endereço: Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N, Bairro Salgadinho, Patos/PB
  • CEP: 58.706-560

Serviços Oferecidos

Ficha Catalográfica online


A ficha catalográfica é um documento que contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca.

Todos os trabalhos de conclusão de curso da Universidade Estadual da Paraíba devem conter a ficha catalográfica.

As solicitações devem ser feitas exclusivamente através do SISCOBIB.
O documento recebido deve ser impresso no verso da folha de rosto (para trabalhos impressos – consulte sua coordenação) e inserido após a folha de rosto na versão digital.

Trata-se de um documento de caráter obrigatório nos Trabalhos de Conclusão de Curso da UEPB.
O prazo máximo para atendimento da Ficha Catalográfica é 48 horas.

Comutação de material informacional


Através da comutação bibliográfica nossos usuários tem acesso a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis encontram-se:
periódicos técnico-científicos;
teses e dissertações;
anais de congressos nacionais e internacionais;
relatórios técnicos;
partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.
Para ter acesso a Comutação, basta procurar uma de nossas bibliotecas e procurar o setor responsável.

Auxilio na normalização, de acordo com a ABNT, dos trabalhos dos usuários da UEPB


Como forma de garantir a qualidade da produção discente e docente, as bibliotecas do SIB, por meio de seus bibliotecários, estão aptos a oferecerem o serviço de orientação normativa dos TCC’s, monografias, dissertações e teses, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. Clique aqui e tenha acesso a lista atualizada das Normas Brasileiras Registradas [NBRs] que estão disponíveis para os bibliotecários e para os usuários nas bibliotecas do SIB.

Repositório Institucional


A Universidade Estadual da Paraíba encontra-se inserida no atual movimento de Acesso Livre e criação de Repositórios Institucionais, possibilitando a divulgação e publicização dos trabalhos de conclusão de curso de nossos graduandos. Por meio do Repositório Institucional é possível acessar os mais diversos assuntos estudados em nossa Instituição.

Empréstimo/Devolução


O empréstimo é permitido aos estudantes regularmente matriculados, professores e técnicos administrativos da UEPB que possuam cadastro na Biblioteca. Apenas os livros disponíveis no acervo geral estão disponíveis para empréstimo. O prazo de empréstimo é de 20 (vinte) dias, os materiais podem ser renovados pelo mesmo prazo até 02 (duas) vezes, desde que não possua reserva.

* Ao utilizar desse serviço, os usuários são automaticamente responsáveis pela reposição de um exemplar novo em casos de extravio ou de dano sobre as obras que estiverem sob sua guarda.

** Para que o usuário possa utilizar o serviço de empréstimo, deve manter sua situação regularizada nas bibliotecas, ou seja, não estar em débito e com o cadastro atualizado.
Para cadastrar-se na Biblioteca Prof. Virgílio Trindade Monteiro, os três segmentos da comunidade universitária devem observas o seguinte:

Usuários estudantes:

  • Horário individual (RDM), devidamente assinado pelo coordenador do curso;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;

Usuários Professores:

  • Efetivos
    • Contra-cheque;
    • Documento de identidade – original;
    • Comprovante de residência – original;
  • Substitutos
    • Contrato de trabalho;
    • Documento de identidade – original;
    • Comprovante de residência – original;

Usuários Técnicos-administrativos:

  • Contra-cheque;
  • Documento de identidade – original;
  • Comprovante de residência – original;

Os documentos acima citados serão apresentados no momento do cadastro e devolvidos imediatamente.

Catálogo On-line para consulta do acervo da Biblioteca


Instrumento que serve ao usuário na busca da informação no âmbito das bibliotecas. Dispõe de buscas por vários campos, principalmente por autor, título e assunto. O usuário deve ser orientado por um funcionário do setor para os devidos esclarecimentos de funcionamento e ordenação do mesmo.

Os bibliotecários e auxiliares estão orientados a prestar atendimento aos usuários no acesso à informação acadêmico-científica via online, bem como no uso das bibliotecas e do acervo. Clique aqui para acessar catálogo online.

Renovação


A renovação pode ser feita presencialmente no balcão de empréstimo ou diretamente pelo sistema, clicando em Acervo On-line e entrando com o número da matrícula e a senha da biblioteca. O usuário tem ainda a opção de realizar a renovação através de seu celular através da versão SIABI Mobile.

Reserva


A reserva pode ser feita presencialmente ou através do sistema clicando em Acervo On-line, entrando com o número da matrícula e  senha, após acessar o sistema o usuário deve fazer a busca do material desejado, a reserva só poderá ser efetuada se obedecer aos seguintes critérios:

  • Quando todos os exemplares da obra desejada estiverem emprestados;
  • A reserva obedecerá à ordem cronológica dos pedidos;
  • A obra ficará à disposição do usuário, no máximo, por 48 (quarenta e oito) horas após sua devolução. Se no fim deste período não for procurada será emprestada ao próximo da lista de reserva.

Guarda-volumes


Os guarda-volumes são de uso exclusivo dos usuários da biblioteca e destinam-se à guarda de mochilas, bolsas, pastas fechadas, lanches ou similares antes de ter acesso físico à sala de estudo e acervo da biblioteca, somente enquanto o usuário estiver na biblioteca.

Confira o regulamento de utilização do guarda-volume:

  • Ao entrar na Biblioteca, todos os usuários deverão guardar seus pertences como pastas, sacolas, bolsas, mochilas e similares;
  • O guarda-volumes destina-se exclusivamente para guardar pertences dos usuários durante a permanência deste na Biblioteca;
  • O usuário deverá solicitar as chaves dos guarda-volumes ao funcionário, assinar o formulário de controle de chave, guardar seus pertences no guarda volumes e, ao sair da Biblioteca, retirar todo seu material e devolver a chave;
  • A chave do escaninho é de responsabilidade do usuário, ficando em sua posse durante a permanência na biblioteca, não sendo a Biblioteca responsável por valores ou objetos lá deixados;
  • A utilização indevida do guarda-volumes tais como o uso pessoal para outra finalidade sem que seja na biblioteca, pode acarretar em pagamento de multa no valor de R$5,00 (por dia);
  • Pelo extravio ou quebra da chave / chaveiro do guarda-volumes, o usuário se responsabilizará quanto aos serviços de chaveiro ou pagamento de multa no valor de R$5,00 para que seja feito a reposição do material;
  • O usuário que sair da Biblioteca, por qualquer motivo, deverá retirar seu material do guarda-volumes e devolver as chaves na recepção.

Coleção de Referência


Coleção que visa a dar suporte aos usuários no tocante ao uso de obras de referências, nas quais se destacam: dicionários, enciclopédias, guias, anuários, repertórios bibliográficos, catálogos, bibliografias e almanaques. As obras têm um “R” acima do número de chamada para melhor identificá-las. Essas obras têm localização física especial e não podem ser emprestadas, só consultadas no recinto da biblioteca.

Coleção reserva


Coleção composta por um exemplar de cada título de grande procura no acervo das bibliotecas. A circulação desse material fica restrita e controlada, no âmbito das bibliotecas. Os livros pertencentes a essa coleção estão sinalizados com adesivos nas cores vermelho e amarelo e estão dispostas em um local distinto das outras coleções.

Visita dirigida


Disponibilizamos visitas dirigidas como uma salutar possibilidade de interação entre os que formam os três segmentos da UEPB e a biblioteca, em especial, os nossos alunos, no sentido de esclarecer o papel dessa unidade de informação na construção do conhecimento. Para solicitar esse serviço, qualquer pessoa vinculada a UEPB encaminhará uma solicitação à biblioteca, através do seguinte e-mail: biblioteca.campus7@uepb.edu.br.

Coleção de periódicos nacionais e estrangeiros (gerais e especializados)


Contamos com um acervo de periódicos nacionais e estrangeiros que compreendem principalmente as áreas de Administração, Física, Química e Matemática. Dispomos de alguns títulos com conteúdos em várias áreas do conhecimento. Os periódicos estão disponibilizados para consulta local, ou para retirada por um curto espaço de tempo para fotocópias, bastando a apresentação de documento com foto até a devolução do material.

Monografias e trabalhos acadêmicos orientados (TAOs)


O nosso acervo conta com o Setor de Coleções Especiais, que abrigam os Trabalhos de Conclusão de Curso [TCC], e relatórios de pesquisa defendidos no âmbito do Campus VII da UEPB, seja na Graduação com na Pós-Graduação, produção intelectual que vem contribuindo para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão da UEPB. Além de contar com materiais em suporte físico, a Biblioteca do Campus VII, disponibiliza os TCC para a comunidade acadêmica e a quem interessar por meio de Repositório Institucional (DSpace), que pode ser acessado através do link http://dspace.bc.uepb.edu.br/.