26 de julho de 2019

Após encerrarem mais uma importante etapa da vida e estarem prontos para encarar o mercado de trabalho ou avançar na formação continuada, dezenas de formandos do Bacharelado em Administração e das licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Pedagogia do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos, colaram o grau acadêmico, em solenidade realizada nesta quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII.

A assembleia solene da Colação de Grau do período letivo 2019.1 foi presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que representou o reitor Rangel Junior na cerimônia, e contou com a presença de professores, familiares e amigos dos formandos. Compuseram a mesa de honra o diretor do Câmpus VII, professor Adriano Homero Vital Pereira; o diretor adjunto, professor Odilon Avelino da Cunha; a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, professora Cheyenne Ribeiro; a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e a Distância, professora Rochane Villarim; além da Cleonice dos Santos Silva Lucena, irmã do Paraninfo Geral, José Geraldo da Silva, homenageado in memoriam.

Francielma de Sousa Alves, formanda do curso de Administração, representou todos os concluintes no ato de juramento. As palavras solenemente pronunciadas pela juramentista, com o braço direito estendido, foram repetidas pelos demais graduandos. Escolhida como Oradora Oficial das turmas concluintes, a formanda Kátia da Nóbrega Gomes de Souza, do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), fez um discurso empolgante, com agradecimento a Deus, aos familiares e professores, destacando que o momento era de grande satisfação.

A Oradora lembrou dos inúmeros momentos compartilhados ao longo do curso e dos sentimentos que brotaram antes de chegar ao término. Ela Destacou a riqueza da troca de partilha, que fez a turma crescer e vencer os medos e angústias advindas de todo processo de construção intelectual e humana. “Algumas pessoas soltaram nossas mãos durante a caminhada e outras decidiram nos acompanhar nessa jornada, estendendo o seu apoio”, frisou. Kátia recordou ainda que muitas barreiras foram transpostas, o que ajudou a enriquecer a todos na formação, e afirmou que a passagem dos concluintes pela UEPB era motivo de orgulho, observando que concluir um curso superior e atuar no mercado de trabalho nos dias de hoje é um grande desafio.

Presidente da solenidade, professor Eli Brandão parabenizou a turma pela conclusão de curso e destacou a determinação e força de vontade dos graduandos que, mesmo diante das dificuldades, não desistiram e seguiram adiante até a realização do sonho. Ele enfatizou que o dia era de júbilo e celebração e que a UEPB estava feliz em devolver a sociedade cidadãos e cidadãs devidamente formados e preparados para vencer os desafios do mercado de trabalho. Eli falou dos desafios que é concluir um curso superior no Brasil, principalmente nos dias atuais.

O diretor do Câmpus, professor Adriano Homero Vital, também discursou e disse que o CCEA estava cumprindo o seu papel em ajudar a realizar os sonhos de dezenas de jovens que escolheram a UEPB para abraçar uma profissão e vislumbrar um futuro melhor.

Após os discursos houve a conferência do grau acadêmico. A estudante Mayara Santiago Monteiro recebeu o grau em nome dos concluintes de Administração, conferido pela coordenadora do curso, professora Carolina Coeli Batista Rodrigues. Os formandos do curso de Computação foram representados pela concluinte Thaís Dias Fernandes, que recebeu a conferência da coordenadora adjunta do curso, professora Janaina Domingues.

O graduando Wilke Leite Fernandes colou grau em nome dos concluintes do curso de Física, conferido pelo coordenador da Licenciatura, professor Marcelo da Silva Vieira. Já a formanda Elitania de Oliveira Santos, colou grau em nome dos concluintes de Matemática, conferido pelo coordenador do curso, professor José Ginaldo de Souza Farias. A assembleia solene foi encerrada em meio a alegria e euforia dos novos profissionais formados pela UEPB.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.