11 de abril de 2019

Uma pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por um alundo do Curso de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, foi publicado em um periódico online reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desenvolvida pelo recém-graduado Everaldo Ismael da Silva e orientado pelo professor Júlio Pereira da Silva, a pesquisa “Letramento Estatístico: uma experiência no 1° ano do Ensino Médio” foi publicada pelo periódico “Caminhos da Educação Matemática em Revista”, classificada como Qualis Capes B2 – Ensino.

O estudo abordou os processos de ensino e aprendizagem em Estatística, analisados por novas perspectivas, uma vez que os conceitos desse campo do conhecimento podem contribuir para uma aprendizagem significativa, bem como para a formação cidadã dos sujeitos aprendizes. Neste sentido, o trabalhou foi seguido a partir de um relato de experiência que teve por objetivo investigar as contribuições de uma sequência de ensino para o desenvolvimento do letramento estatístico de alunos do 1° ano do Ensino Médio. A pesquisa ocorreu em uma escola pública municipal da cidade de Cajazeirinhas, sendo respaldada por pesquisadores que desenvolvem pesquisas na área da Educação Estatística.

“Caminhos da Educação Matemática em Revista” é uma ferramenta online que abriga publicações científicas referendadas pela Capes. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade partindo do A1, o mais elevado, até o C, menos elevado. A classificação B2 é a quarta mais valiosa da escala estipulada. A publicação pode ser acessada clicando AQUI. Já o trabalho “Letramento Estatístico: uma experiência no 1° ano do Ensino Médio”, pode ser acessado clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Concluinte de Matemática do Câmpus de Patos tem trabalho publicado em periódico reconhecido pela Capes apareceu primeiro em UEPB.