CCEA

CCEA

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas

Mesa redonda realizada no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas discute Educação Inclusiva

30 de novembro de 2017
Clique para exibir o slide.

O curso de Licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realizou a mesa redonda “Direito à Educação Inclusiva: por uma escola e um mundo para todos”. O debate aconteceu terça-feira (28), no Auditório Celso Furtado, Câmpus VII da UEPB, em Patos, e contou com as contribuições e experiências dos professores da Instituição e de profissionais que compõem a equipe multidisciplinar na rede regular de ensino municipal e estadual.

O evento reuniu professores e estudantes e fomentou a troca de saberes e experiências acerca da educação inclusiva dentro da escola regular, bem como as práticas educativas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais, abrindo espaço para a discussão sobre as concepções e práticas voltadas à garantia do direito ao acesso à educação de qualidade e a transformação da escola em um espaço para todos.

Kilmara Rodrigues e Matheus Neves coordenaram a abertura do evento e convidaram a compor a mesa para o debate os professores Ginaldo Farias, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UEPB, Jorge Miguel Lima Oliveira, professor do curso de Matemática da Universidade, responsável pela organização do evento, e os membros integrantes da equipe multidisciplinar das escolas públicas municipais e estaduais: Maria do Socorro Ramalho da Silva, Fátima Raquel Sena de Lucena, Andreia Candeia de Sousa, Amanda Freitas, Maria Rosineide Alves de Araújo e Soraia Carvalho.

A palavra foi conferida ao professor Ginaldo Farias, coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, que cumprimentou a todos e parabenizou a iniciativa do professor Jorge Miguel, que à frente da disciplina Introdução a Educação Especial abriu um importante espaço para o debate sobre os processos inclusivos nos diferentes espaços educativos e para a discussão acerca do fomento a políticas públicas voltadas à garantia do acesso e qualidade no processo educacional.

Jorge Miguel agradeceu aos presentes e destacou a relevância do debate sobre Educação Inclusiva e as práticas e alternativas pedagógicas que permitem a inclusão escolar plena das pessoas com necessidades educacionais especiais, não somente impostas pela condição física, mas compreendendo aspectos múltiplos que também determinam possibilidades e impedimentos no desenvolvimento do aluno e em sua interação com o meio físico e social.

Rede de apoio

Maria Rosineide Alves de Araújo, psicopedagoga, apresentou uma abordagem histórica sobre a educação inclusiva e as diversas estratégias para ultrapassar os desafios impostos à educação especial dentro da escola regular. A professora falou sobre a experiência vivenciada na prática docente em educação inclusiva e ressaltou a importância de oferecer um plano de ação em educação especial que oportunize os indivíduos de igual modo e ofereça estratégias diferenciadas para cada um, de modo que todos possam desenvolver os seus potenciais.

Segundo a psicopedagoga, é necessário fortalecer o âmbito do sistema educacional e instigar iniciativas, suscitar alternativas e apoiar negociações, criando uma rede de apoio entre os alunos, docentes, gestores escolares, as famílias e os profissionais de saúde que conduzam às pessoas com necessidades educativas especiais ao melhor atendimento educacional, garantindo-lhes, assim, a sua integração escolar e social.

A professora especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), Maria do Socorro Ramalho da silva, suscitou questões em torno do atendimento educacional especializado, das práticas educacionais inclusivas em sala de aula e da formação docente na perspectiva da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, assim como reflexões acerca da mudança de paradigma na educação especial.

Socorro relatou a sua experiência com o AEE e destacou a importância do serviço para os avanços na aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais. A professora comentou como as intervenções pedagógicas realizadas nas salas de recursos multifuncionais contribuem no desenvolvimento e aprendizagem destes alunos, facilitando o processo de inclusão numa sala regular de ensino e na convivência social.

Professora e intérprete de libras, Fátima Raquel Sena de Lucena discorreu sobre a escola inclusiva e a proposta da educação bilíngue para alunos surdos e os modos como a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa são sugeridas nas atividades desenvolvidas por alunos surdos matriculados em escolas de ensino regular.

Raquel destacou especificamente a necessidade de se implantar a educação bilíngue, na qual se faz presente a LIBRAS e a Língua Portuguesa, garantindo ao indivíduo o desenvolvimento de sua linguagem e a construção de conceitos primordiais para a compreensão do mundo, assegurando-lhes, desde cedo, à utilização de recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional, na perspectiva da inclusão, e usufruto dos seus direitos como aluno e cidadão.

A pedagoga Maria Cláudia da Costa Ferreira, especialista em educação infantil, supervisão e orientação educacional, voluntária da ONG de equoterapia na cidade de Patos, apresentou a equoterapia e falou sobre as contribuições do método terapêutico e os seus benefícios na reabilitação e na inclusão educativa e social destas pessoas.

Claúdia explicou como a sessão equoterápica acontece e como pode ser utilizada dentro de uma abordagem complementar e interdisciplinar, constituindo-se como uma ferramenta diferencial no processo de ensino aprendizagem, que propicia ao praticante o desenvolvimento dos seus aspectos físico, psicológico e social de forma descontraída, favorecendo a sua reintegração à sociedade, com maior independência e confiança.

Ludicidade enquanto prática pedagógica

Andreia Candeia de Sousa, Psicopedagoga, trouxe à tona a importância da ludicidade enquanto prática pedagógica na educação e no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no ambiente escolar, e sua relevância no processo de aprendizagem e desenvolvimento intelectual e motor.

A nutricionista Amanda Freitas, fez considerações sobre a alimentação escolar e o atendimento as pessoas com necessidades alimentares especiais, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, e do direito humano à alimentação adequada, abordados os aspectos das intervenções nutricionais que demandam cuidados específicos, no que se refere à dieta alimentar, dentro de um sistema educacional inclusivo.

A professora Soraia Carvalho, compartilhou com os presentes a sua experiência docente com alunos com necessidades educacionais especiais necessidades decorrentes de limitações visuais e os desafios enfrentados no atendimento educacional especializado. Soraia relatou a carência de recursos didáticos específicos ou apropriados que possam dar suporte ao aluno e ao professor, para uma inclusão educacional efetiva.

A professora explicitou algumas das estratégias e atividades pedagógicas desenvolvidas para auxiliar na inclusão escolar destes alunos e o processo de criação de recursos didáticos utilizados como auxílio e suporte ao processo de escolarização condizente com as suas necessidades individuas, em busca do desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades dentro de uma perspectiva inclusiva.

O organizador do evento encerrou o ciclo de palestra agradecendo a contribuição de todos. Professor Jorge aproveitou a ocasião para ressaltar a importância das vivências compartilhadas e os desafios da educação inclusiva. Jorge fez uma compilação acerca dos fundamentos políticos voltados à educação inclusiva e as práticas pedagógicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos, a partir dos referenciais para a constituição de sistemas educacionais inclusivos, implicando uma mudança estrutural e cultural do âmbito escolar para que todos os indivíduos tenham suas especificidades atendidas.

Texto e fotos: Tatiany Escarião

O post Mesa redonda realizada no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas discute Educação Inclusiva apareceu primeiro em UEPB.

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração

Array ( [post_title] => Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração [post_content] =>

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Coordenação do Curso de Administração do Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e professores realizaram a primeira edição da Semana de Administração (SEMAD). O evento, sediado no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), abordou os desafios das gestões pública e privada.

Na abertura das atividades, o empresário da Pau Brasil – distribuidora Ambev em 134 cidades paraibanas – Zenildo Rodrigues, falou de sua trajetória de empreendedor. No dia 16, foi a vez da realização dos minicursos e oficinas sobre os mais atuais e diversos temas do campo da Administração, como Licitação, Ferramentas da Qualidade, Marketing Verde, Criatividade e Marketing Pessoal.

Também foram realizados talks shows com representantes do Guedes Group, Vice e Versa Uniformes, GoPatos, A Casa do Bolo Sertanejo e Galpão da Moda. Homenagens a egressos do curso, apresentações de artigos científicos e uma feira com a participação de alunos donos de negócios estavam entre os destaques da Semana.

As visitas técnicas a empresas de Campina Grande (Inove Embalagens, Indústria Laboremos e Rack Indústria e Projetos) e Patos (Indústria Carreiro) também foram realizadas pelos participantes da SEMAD.

Colaboração: Felipe Sá (Professor)

O post Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Coordenação do Curso de Administração do Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e professores realizaram a primeira edição da Semana de Administração (SEMAD). O evento, sediado no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), abordou os desafios das gestões pública e privada. Na Leia Mais...

O post Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-22 19:03:12 [post_date] => 2019-10-22 19:03:12 [post_modified_gmt] => 2019-10-22 19:03:12 [post_modified] => 2019-10-22 19:03:12 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52160 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-realiza-1a-semana-de-administracao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-realiza-1a-semana-de-administracao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-realiza-1a-semana-de-administracao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 2101fb0a121e57e6efeff7de0e91ecdc [1] => 1fbe3e73f3ba133cfc40bad062f519c5 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-em-patos-realiza-1a-semana-de-administracao )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração

Array ( [post_title] => Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração [post_content] =>

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Coordenação do Curso de Administração do Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e professores realizaram a primeira edição da Semana de Administração (SEMAD). O evento, sediado no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), abordou os desafios das gestões pública e privada.

Na abertura das atividades, o empresário da Pau Brasil – distribuidora Ambev em 134 cidades paraibanas – Zenildo Rodrigues, falou de sua trajetória de empreendedor. No dia 16, foi a vez da realização dos minicursos e oficinas sobre os mais atuais e diversos temas do campo da Administração, como Licitação, Ferramentas da Qualidade, Marketing Verde, Criatividade e Marketing Pessoal.

Também foram realizados talks shows com representantes do Guedes Group, Vice e Versa Uniformes, GoPatos, A Casa do Bolo Sertanejo e Galpão da Moda. Homenagens a egressos do curso, apresentações de artigos científicos e uma feira com a participação de alunos donos de negócios estavam entre os destaques da Semana.

As visitas técnicas a empresas de Campina Grande (Inove Embalagens, Indústria Laboremos e Rack Indústria e Projetos) e Patos (Indústria Carreiro) também foram realizadas pelos participantes da SEMAD.

Colaboração: Felipe Sá (Professor)

O post Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a Coordenação do Curso de Administração do Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e professores realizaram a primeira edição da Semana de Administração (SEMAD). O evento, sediado no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), abordou os desafios das gestões pública e privada. Na Leia Mais...

O post Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, realiza 1ª Semana de Administração apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-10-22 19:03:12 [post_date] => 2019-10-22 19:03:12 [post_modified_gmt] => 2019-10-22 19:03:12 [post_modified] => 2019-10-22 19:03:12 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=52160 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-realiza-1a-semana-de-administracao/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-realiza-1a-semana-de-administracao/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-realiza-1a-semana-de-administracao/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 2101fb0a121e57e6efeff7de0e91ecdc [1] => 1fbe3e73f3ba133cfc40bad062f519c5 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-vii-da-universidade-estadual-da-paraiba-em-patos-realiza-1a-semana-de-administracao )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo

Array ( [post_title] => Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo [post_content] =>

O projeto de extensão “Worktec: Divulgação da Propriedade Intelectual e sua aplicação na Inovação Tecnológica”, desenvolvido pela Agência de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), terá o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na realização de um workshop para debater a propriedade intelectual e o empreendedorismo.

A atividade será desenvolvida no dia 25 de setembro, a partir das 18h30, no Auditório Celso Furtado do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Instituição, no Câmpus de Patos. Conforme o cronograma do evento, a palestra “Propriedade intelectual e inovação” abre os trabalhos, seguida da abordagem do tema “Mentalidade empreendedora: o segredo do sucesso”.

Os interessados em participar do workshop devem realizar inscrição, até o dia do evento, de forma on-line, no endereço eletrônico http://forms.gle/tzkiMaSJKk3RgPA48. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inovatecuepb@uepb.edu.br ou pelo telefone (83) 3315-3383.

Texto: Tatiana Brandão

O post Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O projeto de extensão “Worktec: Divulgação da Propriedade Intelectual e sua aplicação na Inovação Tecnológica”, desenvolvido pela Agência de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), terá o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na realização de um workshop para debater a propriedade intelectual e o empreendedorismo. Leia Mais...

O post Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-13 13:25:42 [post_date] => 2019-09-13 13:25:42 [post_modified_gmt] => 2019-09-13 13:25:42 [post_modified] => 2019-09-13 13:25:42 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51270 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-extensao-desenvolvido-pela-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-extensao-desenvolvido-pela-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-extensao-desenvolvido-pela-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 29de70530b9906c5cc8646b50e283bd3 [1] => 694143f75a4dd1f5967fac223b201f23 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 50 [2] => 3 [3] => 25 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-extensao-da-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo

Array ( [post_title] => Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo [post_content] =>

O projeto de extensão “Worktec: Divulgação da Propriedade Intelectual e sua aplicação na Inovação Tecnológica”, desenvolvido pela Agência de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), terá o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na realização de um workshop para debater a propriedade intelectual e o empreendedorismo.

A atividade será desenvolvida no dia 25 de setembro, a partir das 18h30, no Auditório Celso Furtado do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Instituição, no Câmpus de Patos. Conforme o cronograma do evento, a palestra “Propriedade intelectual e inovação” abre os trabalhos, seguida da abordagem do tema “Mentalidade empreendedora: o segredo do sucesso”.

Os interessados em participar do workshop devem realizar inscrição, até o dia do evento, de forma on-line, no endereço eletrônico http://forms.gle/tzkiMaSJKk3RgPA48. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inovatecuepb@uepb.edu.br ou pelo telefone (83) 3315-3383.

Texto: Tatiana Brandão

O post Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O projeto de extensão “Worktec: Divulgação da Propriedade Intelectual e sua aplicação na Inovação Tecnológica”, desenvolvido pela Agência de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), terá o suporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na realização de um workshop para debater a propriedade intelectual e o empreendedorismo. Leia Mais...

O post Projeto de extensão da Inovatec promove workshop sobre propriedade intelectual e empreendedorismo apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-13 13:25:42 [post_date] => 2019-09-13 13:25:42 [post_modified_gmt] => 2019-09-13 13:25:42 [post_modified] => 2019-09-13 13:25:42 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51270 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-extensao-desenvolvido-pela-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-extensao-desenvolvido-pela-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/projeto-de-extensao-desenvolvido-pela-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 29de70530b9906c5cc8646b50e283bd3 [1] => 694143f75a4dd1f5967fac223b201f23 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 50 [2] => 3 [3] => 25 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => projeto-de-extensao-da-inovatec-promove-workshop-sobre-propriedade-intelectual-e-empreendedorismo )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe

Array ( [post_title] => Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe [post_content] =>

A Comissão Eleitoral do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VII, em Patos, publicou edital para eleição dos representantes docentes junto ao Conselho Universitário (Consuni) e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição. A eleição acontece no dia 18 de setembro, das 8h às 13h e das 18h às 21h, no Auditório do CCEA.

Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de setembro, no horário das 9h às 12h, na Secretaria Integrada do Câmpus VII. Podem se inscrever como candidatos a representação docentes nos conselhos superiores da UEPB os professores integrantes da carreira do magistério, lotados nos departamentos do CCEA e em efetivo exercício. A apuração dos votos será feita no dia 19 de setembro e os resultados serão homologados pelo Conselho de Centro. Confira o edital completo clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Comissão Eleitoral do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VII, em Patos, publicou edital para eleição dos representantes docentes junto ao Conselho Universitário (Consuni) e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição. A eleição acontece no dia 18 de setembro, Leia Mais...

O post Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-05 16:46:09 [post_date] => 2019-09-05 16:46:09 [post_modified_gmt] => 2019-09-05 16:46:09 [post_modified] => 2019-09-05 16:46:09 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51061 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-publica-edital-para-escolha-de-representacao-docente-no-consuni-e-consepe/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-publica-edital-para-escolha-de-representacao-docente-no-consuni-e-consepe/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-publica-edital-para-escolha-de-representacao-docente-no-consuni-e-consepe/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6aa06c1c5318ab21f5b3c6b5fa73f414 [1] => 89ca10e4dcad1c10951c24728f688868 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-lanca-edital-para-representacao-docente-no-consuni-e-consepe )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe

Array ( [post_title] => Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe [post_content] =>

A Comissão Eleitoral do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VII, em Patos, publicou edital para eleição dos representantes docentes junto ao Conselho Universitário (Consuni) e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição. A eleição acontece no dia 18 de setembro, das 8h às 13h e das 18h às 21h, no Auditório do CCEA.

Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de setembro, no horário das 9h às 12h, na Secretaria Integrada do Câmpus VII. Podem se inscrever como candidatos a representação docentes nos conselhos superiores da UEPB os professores integrantes da carreira do magistério, lotados nos departamentos do CCEA e em efetivo exercício. A apuração dos votos será feita no dia 19 de setembro e os resultados serão homologados pelo Conselho de Centro. Confira o edital completo clicando AQUI.

Texto: Severino Lopes

O post Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Comissão Eleitoral do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus VII, em Patos, publicou edital para eleição dos representantes docentes junto ao Conselho Universitário (Consuni) e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição. A eleição acontece no dia 18 de setembro, Leia Mais...

O post Câmpus VII da Universidade Estadual lança edital para representação docente no Consuni e Consepe apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-09-05 16:46:09 [post_date] => 2019-09-05 16:46:09 [post_modified_gmt] => 2019-09-05 16:46:09 [post_modified] => 2019-09-05 16:46:09 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=51061 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-publica-edital-para-escolha-de-representacao-docente-no-consuni-e-consepe/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-publica-edital-para-escolha-de-representacao-docente-no-consuni-e-consepe/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-publica-edital-para-escolha-de-representacao-docente-no-consuni-e-consepe/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 6aa06c1c5318ab21f5b3c6b5fa73f414 [1] => 89ca10e4dcad1c10951c24728f688868 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-lanca-edital-para-representacao-docente-no-consuni-e-consepe )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia

Array ( [post_title] => Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia [post_content] =>

Após encerrarem mais uma importante etapa da vida e estarem prontos para encarar o mercado de trabalho ou avançar na formação continuada, dezenas de formandos do Bacharelado em Administração e das licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Pedagogia do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos, colaram o grau acadêmico, em solenidade realizada nesta quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII.

A assembleia solene da Colação de Grau do período letivo 2019.1 foi presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que representou o reitor Rangel Junior na cerimônia, e contou com a presença de professores, familiares e amigos dos formandos. Compuseram a mesa de honra o diretor do Câmpus VII, professor Adriano Homero Vital Pereira; o diretor adjunto, professor Odilon Avelino da Cunha; a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, professora Cheyenne Ribeiro; a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e a Distância, professora Rochane Villarim; além da Cleonice dos Santos Silva Lucena, irmã do Paraninfo Geral, José Geraldo da Silva, homenageado in memoriam.

Francielma de Sousa Alves, formanda do curso de Administração, representou todos os concluintes no ato de juramento. As palavras solenemente pronunciadas pela juramentista, com o braço direito estendido, foram repetidas pelos demais graduandos. Escolhida como Oradora Oficial das turmas concluintes, a formanda Kátia da Nóbrega Gomes de Souza, do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), fez um discurso empolgante, com agradecimento a Deus, aos familiares e professores, destacando que o momento era de grande satisfação.

A Oradora lembrou dos inúmeros momentos compartilhados ao longo do curso e dos sentimentos que brotaram antes de chegar ao término. Ela Destacou a riqueza da troca de partilha, que fez a turma crescer e vencer os medos e angústias advindas de todo processo de construção intelectual e humana. “Algumas pessoas soltaram nossas mãos durante a caminhada e outras decidiram nos acompanhar nessa jornada, estendendo o seu apoio”, frisou. Kátia recordou ainda que muitas barreiras foram transpostas, o que ajudou a enriquecer a todos na formação, e afirmou que a passagem dos concluintes pela UEPB era motivo de orgulho, observando que concluir um curso superior e atuar no mercado de trabalho nos dias de hoje é um grande desafio.

Presidente da solenidade, professor Eli Brandão parabenizou a turma pela conclusão de curso e destacou a determinação e força de vontade dos graduandos que, mesmo diante das dificuldades, não desistiram e seguiram adiante até a realização do sonho. Ele enfatizou que o dia era de júbilo e celebração e que a UEPB estava feliz em devolver a sociedade cidadãos e cidadãs devidamente formados e preparados para vencer os desafios do mercado de trabalho. Eli falou dos desafios que é concluir um curso superior no Brasil, principalmente nos dias atuais.

O diretor do Câmpus, professor Adriano Homero Vital, também discursou e disse que o CCEA estava cumprindo o seu papel em ajudar a realizar os sonhos de dezenas de jovens que escolheram a UEPB para abraçar uma profissão e vislumbrar um futuro melhor.

Após os discursos houve a conferência do grau acadêmico. A estudante Mayara Santiago Monteiro recebeu o grau em nome dos concluintes de Administração, conferido pela coordenadora do curso, professora Carolina Coeli Batista Rodrigues. Os formandos do curso de Computação foram representados pela concluinte Thaís Dias Fernandes, que recebeu a conferência da coordenadora adjunta do curso, professora Janaina Domingues.

O graduando Wilke Leite Fernandes colou grau em nome dos concluintes do curso de Física, conferido pelo coordenador da Licenciatura, professor Marcelo da Silva Vieira. Já a formanda Elitania de Oliveira Santos, colou grau em nome dos concluintes de Matemática, conferido pelo coordenador do curso, professor José Ginaldo de Souza Farias. A assembleia solene foi encerrada em meio a alegria e euforia dos novos profissionais formados pela UEPB.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Após encerrarem mais uma importante etapa da vida e estarem prontos para encarar o mercado de trabalho ou avançar na formação continuada, dezenas de formandos do Bacharelado em Administração e das licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Pedagogia do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Leia Mais...

O post Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-26 16:07:23 [post_date] => 2019-07-26 16:07:23 [post_modified_gmt] => 2019-07-26 16:07:23 [post_modified] => 2019-07-26 16:07:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50037 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 20d329c95cdd6b6593fdcf61ab4ffbcd [1] => 8938fc439f2e7f377d7809d723abd911 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 34 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia

Array ( [post_title] => Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia [post_content] =>

Após encerrarem mais uma importante etapa da vida e estarem prontos para encarar o mercado de trabalho ou avançar na formação continuada, dezenas de formandos do Bacharelado em Administração e das licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Pedagogia do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos, colaram o grau acadêmico, em solenidade realizada nesta quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII.

A assembleia solene da Colação de Grau do período letivo 2019.1 foi presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, que representou o reitor Rangel Junior na cerimônia, e contou com a presença de professores, familiares e amigos dos formandos. Compuseram a mesa de honra o diretor do Câmpus VII, professor Adriano Homero Vital Pereira; o diretor adjunto, professor Odilon Avelino da Cunha; a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, professora Cheyenne Ribeiro; a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e a Distância, professora Rochane Villarim; além da Cleonice dos Santos Silva Lucena, irmã do Paraninfo Geral, José Geraldo da Silva, homenageado in memoriam.

Francielma de Sousa Alves, formanda do curso de Administração, representou todos os concluintes no ato de juramento. As palavras solenemente pronunciadas pela juramentista, com o braço direito estendido, foram repetidas pelos demais graduandos. Escolhida como Oradora Oficial das turmas concluintes, a formanda Kátia da Nóbrega Gomes de Souza, do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), fez um discurso empolgante, com agradecimento a Deus, aos familiares e professores, destacando que o momento era de grande satisfação.

A Oradora lembrou dos inúmeros momentos compartilhados ao longo do curso e dos sentimentos que brotaram antes de chegar ao término. Ela Destacou a riqueza da troca de partilha, que fez a turma crescer e vencer os medos e angústias advindas de todo processo de construção intelectual e humana. “Algumas pessoas soltaram nossas mãos durante a caminhada e outras decidiram nos acompanhar nessa jornada, estendendo o seu apoio”, frisou. Kátia recordou ainda que muitas barreiras foram transpostas, o que ajudou a enriquecer a todos na formação, e afirmou que a passagem dos concluintes pela UEPB era motivo de orgulho, observando que concluir um curso superior e atuar no mercado de trabalho nos dias de hoje é um grande desafio.

Presidente da solenidade, professor Eli Brandão parabenizou a turma pela conclusão de curso e destacou a determinação e força de vontade dos graduandos que, mesmo diante das dificuldades, não desistiram e seguiram adiante até a realização do sonho. Ele enfatizou que o dia era de júbilo e celebração e que a UEPB estava feliz em devolver a sociedade cidadãos e cidadãs devidamente formados e preparados para vencer os desafios do mercado de trabalho. Eli falou dos desafios que é concluir um curso superior no Brasil, principalmente nos dias atuais.

O diretor do Câmpus, professor Adriano Homero Vital, também discursou e disse que o CCEA estava cumprindo o seu papel em ajudar a realizar os sonhos de dezenas de jovens que escolheram a UEPB para abraçar uma profissão e vislumbrar um futuro melhor.

Após os discursos houve a conferência do grau acadêmico. A estudante Mayara Santiago Monteiro recebeu o grau em nome dos concluintes de Administração, conferido pela coordenadora do curso, professora Carolina Coeli Batista Rodrigues. Os formandos do curso de Computação foram representados pela concluinte Thaís Dias Fernandes, que recebeu a conferência da coordenadora adjunta do curso, professora Janaina Domingues.

O graduando Wilke Leite Fernandes colou grau em nome dos concluintes do curso de Física, conferido pelo coordenador da Licenciatura, professor Marcelo da Silva Vieira. Já a formanda Elitania de Oliveira Santos, colou grau em nome dos concluintes de Matemática, conferido pelo coordenador do curso, professor José Ginaldo de Souza Farias. A assembleia solene foi encerrada em meio a alegria e euforia dos novos profissionais formados pela UEPB.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Após encerrarem mais uma importante etapa da vida e estarem prontos para encarar o mercado de trabalho ou avançar na formação continuada, dezenas de formandos do Bacharelado em Administração e das licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Pedagogia do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Leia Mais...

O post Câmpus de Patos forma concluintes de Administração, Computação, Física, Matemática e Pedagogia apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-07-26 16:07:23 [post_date] => 2019-07-26 16:07:23 [post_modified_gmt] => 2019-07-26 16:07:23 [post_modified] => 2019-07-26 16:07:23 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=50037 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 20d329c95cdd6b6593fdcf61ab4ffbcd [1] => 8938fc439f2e7f377d7809d723abd911 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 34 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-de-patos-forma-concluintes-de-administracao-computacao-fisica-matematica-e-pedagogia )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos

Array ( [post_title] => Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos [post_content] =>

O sepultamento de José Geraldo da Silva será realizado às 16h desta segunda, em Patos

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntamente com a direção do Câmpus VII e coordenação geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), lamenta com profundo pesar o falecimento do estudante José Geraldo da Silva, do Curso de Pedagogia – Polo Patos, ocorrido neste domingo (2), em decorrência de infarto.

Geraldinho, como era carinhosamente chamado por seus colegas, era professor de História e Geografia, tendo trabalhado em diversas escolas de Patos, e concluinte do Curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Estadual, através do PARFOR. Sua partida precoce deixa uma profunda tristeza em todos que o conheceram. Enlutada, a UEPB presta sua solidariedade aos familiares e amigos de José Geraldo.

O velório está sendo realizado na Rua Irineu Lacerda, Quadra 11, Lote 1, próximo ao Mercadinho Ebenezer, no bairro Mutirão, em Patos. O sepultamento será às 16h desta segunda-feira (3), no Cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Monte Castelo, também em Patos.

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntamente com a direção do Câmpus VII e coordenação geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), lamenta com profundo pesar o falecimento do estudante José Geraldo da Silva, do Curso de Pedagogia – Polo Patos, ocorrido neste domingo (2), em decorrência Leia Mais...

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-06-03 16:41:41 [post_date] => 2019-06-03 16:41:41 [post_modified_gmt] => 2019-06-03 16:41:41 [post_modified] => 2019-06-03 16:41:41 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48909 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a02d3d61c71f5a63c257d35f3bbcc92c [1] => 4a89161d8ffdcdb49511b6a2d079dddc ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 16 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos

Array ( [post_title] => Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos [post_content] =>

O sepultamento de José Geraldo da Silva será realizado às 16h desta segunda, em Patos

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntamente com a direção do Câmpus VII e coordenação geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), lamenta com profundo pesar o falecimento do estudante José Geraldo da Silva, do Curso de Pedagogia – Polo Patos, ocorrido neste domingo (2), em decorrência de infarto.

Geraldinho, como era carinhosamente chamado por seus colegas, era professor de História e Geografia, tendo trabalhado em diversas escolas de Patos, e concluinte do Curso de Pedagogia ofertado pela Universidade Estadual, através do PARFOR. Sua partida precoce deixa uma profunda tristeza em todos que o conheceram. Enlutada, a UEPB presta sua solidariedade aos familiares e amigos de José Geraldo.

O velório está sendo realizado na Rua Irineu Lacerda, Quadra 11, Lote 1, próximo ao Mercadinho Ebenezer, no bairro Mutirão, em Patos. O sepultamento será às 16h desta segunda-feira (3), no Cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Monte Castelo, também em Patos.

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntamente com a direção do Câmpus VII e coordenação geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), lamenta com profundo pesar o falecimento do estudante José Geraldo da Silva, do Curso de Pedagogia – Polo Patos, ocorrido neste domingo (2), em decorrência Leia Mais...

O post Universidade Estadual lamenta falecimento de estudante do Curso de Pedagogia/PARFOR – Polo Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-06-03 16:41:41 [post_date] => 2019-06-03 16:41:41 [post_modified_gmt] => 2019-06-03 16:41:41 [post_modified] => 2019-06-03 16:41:41 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48909 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a02d3d61c71f5a63c257d35f3bbcc92c [1] => 4a89161d8ffdcdb49511b6a2d079dddc ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 16 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => universidade-estadual-da-paraiba-lamenta-falecimento-de-estudante-do-curso-de-pedagogia-parfor-polo-patos )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária [post_content] =>

Cultura popular, consumo sustentável e diversidade de produtos. Com o tema “Compartilhando as trilhas do bem viver”, será realizada, no próximo dia 5 de junho, mais uma edição da Feira da Economia Solidária, promovida pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos. A feira, realizada em parceria com o Governo do Estado, Fórum Estadual de Economia Solidária e Ação Social Diocesana de Patos, acontece das 7h às 12h, no Câmpus VII.

Em sua 3ª edição, a feira contará com a participação de empreendedores solidários, que valorizam práticas sustentáveis e o desenvolvimento da economia local, que comercializarão produtos artesanais e alimentícios da região. A expectativa é de que mais de 20 empreendedores solidários de municípios do Médio Sertão paraibano, com uma diversidade de mais de 50 produtos, participem da Feira. Haverá ainda várias atrações artísticas regionais, como forrozeiros, banda de pífano, recitadores e poetas que apoiam a luta por um jeito solidário de produzir e comercializar. A Feira já foi incluída no calendário anual de atividades do Centro.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e organizador do evento, Cidoval Morais, lembra que a feira consiste em uma ação universitária que visa refletir internamente sobre as práticas acadêmicas e a intrínseca relação com a sociedade. A ideia é que este pensar incida em uma perspectiva que permita construir novas realidades socioeconômicas, políticas e culturais e conduza a sociedade na direção de um mundo mais sustentável e justo, a partir de uma ruptura com as noções de desenvolvimento pautado na acumulação de bens e capital e a impiedosa exploração dos recursos naturais.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Cultura popular, consumo sustentável e diversidade de produtos. Com o tema “Compartilhando as trilhas do bem viver”, será realizada, no próximo dia 5 de junho, mais uma edição da Feira da Economia Solidária, promovida pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos. A feira, realizada Leia Mais...

O post Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-05-24 15:53:39 [post_date] => 2019-05-24 15:53:39 [post_modified_gmt] => 2019-05-24 15:53:39 [post_modified] => 2019-05-24 15:53:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48703 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 10cbf02008135efc3ec6e61e2d3f2e35 [1] => 7fb3da7716c7b9791aed241dc168ec3d ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária

Array ( [post_title] => Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária [post_content] =>

Cultura popular, consumo sustentável e diversidade de produtos. Com o tema “Compartilhando as trilhas do bem viver”, será realizada, no próximo dia 5 de junho, mais uma edição da Feira da Economia Solidária, promovida pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos. A feira, realizada em parceria com o Governo do Estado, Fórum Estadual de Economia Solidária e Ação Social Diocesana de Patos, acontece das 7h às 12h, no Câmpus VII.

Em sua 3ª edição, a feira contará com a participação de empreendedores solidários, que valorizam práticas sustentáveis e o desenvolvimento da economia local, que comercializarão produtos artesanais e alimentícios da região. A expectativa é de que mais de 20 empreendedores solidários de municípios do Médio Sertão paraibano, com uma diversidade de mais de 50 produtos, participem da Feira. Haverá ainda várias atrações artísticas regionais, como forrozeiros, banda de pífano, recitadores e poetas que apoiam a luta por um jeito solidário de produzir e comercializar. A Feira já foi incluída no calendário anual de atividades do Centro.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e organizador do evento, Cidoval Morais, lembra que a feira consiste em uma ação universitária que visa refletir internamente sobre as práticas acadêmicas e a intrínseca relação com a sociedade. A ideia é que este pensar incida em uma perspectiva que permita construir novas realidades socioeconômicas, políticas e culturais e conduza a sociedade na direção de um mundo mais sustentável e justo, a partir de uma ruptura com as noções de desenvolvimento pautado na acumulação de bens e capital e a impiedosa exploração dos recursos naturais.

Texto: Severino Lopes

O post Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Cultura popular, consumo sustentável e diversidade de produtos. Com o tema “Compartilhando as trilhas do bem viver”, será realizada, no próximo dia 5 de junho, mais uma edição da Feira da Economia Solidária, promovida pelo Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus de Patos. A feira, realizada Leia Mais...

O post Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas promove mais uma edição Feira da Economia Solidária apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-05-24 15:53:39 [post_date] => 2019-05-24 15:53:39 [post_modified_gmt] => 2019-05-24 15:53:39 [post_modified] => 2019-05-24 15:53:39 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=48703 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 10cbf02008135efc3ec6e61e2d3f2e35 [1] => 7fb3da7716c7b9791aed241dc168ec3d ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-promove-mais-uma-edicao-feira-da-economia-solidaria )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos

Array ( [post_title] => Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos [post_content] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prorrogou até o dia 29 de março o prazo para inscrição de candidatos interessados em participar do processo de seleção para formação da primeira turma do curso de Especialização em Gestão Púbica, organizado no Câmpus VII da Instituição, em Patos.

O curso tem carga de 390 horas/aula e objetiva prover os profissionais de competências e habilidades teóricas e práticas, específicas para a área da Gestão Pública. Serão oferecidas 45 vagas para profissionais com nível superior em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Especialização oferece as seguintes linhas de pesquisa: “Gestão social, políticas públicas e controle social”, “Poderes locais, organização e gestão” e “Gestão pública, tecnologias e inovação”. As inscrições estão sendo feitas através de formulário online, devendo o candidato anexar o comprovante de GRUEPB. A aplicação da prova de seleção está marcada para o dia 10 de abril, com resultado previso para o dia 17 do mesmo mês. A entrega da documentação dos aprovados acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril e as entrevistas serão realizadas entre os dias 6 e 10 de maio. A análise do currículo será no dia 17, enquanto o resultado final está previso para o dia 22 de maio.

Os candidatos aprovados na prova teórica devem apresentar, na Secretaria Geral dos cursos do CCEA, entre os dias 23 e 26 de abril, das 8h às 12h e das 19h às 21h, os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente; cópias do RG e CPF; cópia do Diploma; cópia do Histórico Escolar de Graduação e Currículo Lattes com os documentos comprobatórios. As provas serão realizadas no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, das 13h às 17h. A avaliação será do tipo dissertativa e observará o conhecimento e capacidade crítica e reflexiva dos candidatos na área de Gestão Pública.

Para mais informações sobre a seleção, consulte o edital da Especialização em Gestão Pública clicando AQUI. Confira ainda a retificação no cronograma do edital clicando AQUI. Também confira a retificação nos itens 7.0 e 10.0 clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prorrogou até o dia 29 de março o prazo para inscrição de candidatos interessados em participar do processo de seleção para formação da primeira turma do curso de Especialização em Gestão Púbica, organizado no Câmpus VII da Instituição, em Patos. Leia Mais...

O post Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-15 12:28:14 [post_date] => 2019-03-15 12:28:14 [post_modified_gmt] => 2019-03-15 12:28:14 [post_modified] => 2019-03-15 12:28:14 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=46742 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/prorrogrado-prazo-para-inscricao-da-especializacao-em-gestao-publica-ofertada-no-campus-de-patos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/prorrogrado-prazo-para-inscricao-da-especializacao-em-gestao-publica-ofertada-no-campus-de-patos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/prorrogrado-prazo-para-inscricao-da-especializacao-em-gestao-publica-ofertada-no-campus-de-patos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 80d7f373bb11856f833c7ac85cb21e71 [1] => c3dcb49e6e9fa67e24fea21925b18e7c [2] => c3dcb49e6e9fa67e24fea21925b18e7c [3] => c3dcb49e6e9fa67e24fea21925b18e7c [4] => 3ef4a14e462b7c107b131b174dc07cc3 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 21 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-da-uepb-lanca-edital-para-especializacao-em-gestao-publica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos

Array ( [post_title] => Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos [post_content] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prorrogou até o dia 29 de março o prazo para inscrição de candidatos interessados em participar do processo de seleção para formação da primeira turma do curso de Especialização em Gestão Púbica, organizado no Câmpus VII da Instituição, em Patos.

O curso tem carga de 390 horas/aula e objetiva prover os profissionais de competências e habilidades teóricas e práticas, específicas para a área da Gestão Pública. Serão oferecidas 45 vagas para profissionais com nível superior em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

A Especialização oferece as seguintes linhas de pesquisa: “Gestão social, políticas públicas e controle social”, “Poderes locais, organização e gestão” e “Gestão pública, tecnologias e inovação”. As inscrições estão sendo feitas através de formulário online, devendo o candidato anexar o comprovante de GRUEPB. A aplicação da prova de seleção está marcada para o dia 10 de abril, com resultado previso para o dia 17 do mesmo mês. A entrega da documentação dos aprovados acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril e as entrevistas serão realizadas entre os dias 6 e 10 de maio. A análise do currículo será no dia 17, enquanto o resultado final está previso para o dia 22 de maio.

Os candidatos aprovados na prova teórica devem apresentar, na Secretaria Geral dos cursos do CCEA, entre os dias 23 e 26 de abril, das 8h às 12h e das 19h às 21h, os seguintes documentos: uma foto 3×4 recente; cópias do RG e CPF; cópia do Diploma; cópia do Histórico Escolar de Graduação e Currículo Lattes com os documentos comprobatórios. As provas serão realizadas no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, das 13h às 17h. A avaliação será do tipo dissertativa e observará o conhecimento e capacidade crítica e reflexiva dos candidatos na área de Gestão Pública.

Para mais informações sobre a seleção, consulte o edital da Especialização em Gestão Pública clicando AQUI. Confira ainda a retificação no cronograma do edital clicando AQUI. Também confira a retificação nos itens 7.0 e 10.0 clicando AQUI.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prorrogou até o dia 29 de março o prazo para inscrição de candidatos interessados em participar do processo de seleção para formação da primeira turma do curso de Especialização em Gestão Púbica, organizado no Câmpus VII da Instituição, em Patos. Leia Mais...

O post Prorrogrado prazo para inscrição da Especialização em Gestão Pública ofertada no Câmpus de Patos apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-03-15 12:28:14 [post_date] => 2019-03-15 12:28:14 [post_modified_gmt] => 2019-03-15 12:28:14 [post_modified] => 2019-03-15 12:28:14 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=46742 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/prorrogrado-prazo-para-inscricao-da-especializacao-em-gestao-publica-ofertada-no-campus-de-patos/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/prorrogrado-prazo-para-inscricao-da-especializacao-em-gestao-publica-ofertada-no-campus-de-patos/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/prorrogrado-prazo-para-inscricao-da-especializacao-em-gestao-publica-ofertada-no-campus-de-patos/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 80d7f373bb11856f833c7ac85cb21e71 [1] => c3dcb49e6e9fa67e24fea21925b18e7c [2] => c3dcb49e6e9fa67e24fea21925b18e7c [3] => c3dcb49e6e9fa67e24fea21925b18e7c [4] => 3ef4a14e462b7c107b131b174dc07cc3 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 [2] => 21 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => centro-de-ciencias-exatas-e-sociais-aplicadas-da-uepb-lanca-edital-para-especializacao-em-gestao-publica )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica

Array ( [post_title] => Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica [post_content] =>

Na última quarta-feira (20), o Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado na cidade de Patos, Sertão paraibano, promoveu, nos turnos diurno e noturno, a inaugural do semestre letivo 2019/1, com o tema “Diálogos sobre a prática pedagógica docente no contexto do ensino superior público”.

A aula do turno da manhã foi ministrada pelo professor Lemuel Dourado Guerra Sobrinho, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutor pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). No transcurso da sua aula, professor Lemuel Guerra dissertou sobre o uso criativo das mídias e redes sociais como whatsapp, twitter, instragam, facebook, dentre outras ferramentas do mundo virtual e tecnológico.

No turno da noite, a aula inaugural, que teve como tema “Educação e Criatividade nos espaços educacionais”, foi ministrada pelo professor Deuzymar Dias, especialista em História do Brasil pela Faculdade Internacional Signorelli, pós-graduado em Direito Educacional e membro da Associação Brasileira de Direito Educacional. Em sua exposição, professor Deuzymar pontuou uma série de problemáticas vivenciadas no contexto da educação universitária e da educação como um todo e destacou, ainda, a importância de se vivenciar a universidade como espaço de promoção da criatividade humana.

Colaboração de texto e fotos: Direção do CCEA

O post Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Na última quarta-feira (20), o Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado na cidade de Patos, Sertão paraibano, promoveu, nos turnos diurno e noturno, a inaugural do semestre letivo 2019/1, com o tema “Diálogos sobre a prática pedagógica docente no contexto do ensino superior público”. A aula do turno da manhã foi ministrada Leia Mais...

O post Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-02-26 13:56:35 [post_date] => 2019-02-26 13:56:35 [post_modified_gmt] => 2019-02-26 13:56:35 [post_modified] => 2019-02-26 13:56:35 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=46686 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a1f3663d55831cb5e791aa6708c2bb14 [1] => 18d67db45bee67c158abc5d1f8452dd4 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica

Array ( [post_title] => Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica [post_content] =>

Na última quarta-feira (20), o Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado na cidade de Patos, Sertão paraibano, promoveu, nos turnos diurno e noturno, a inaugural do semestre letivo 2019/1, com o tema “Diálogos sobre a prática pedagógica docente no contexto do ensino superior público”.

A aula do turno da manhã foi ministrada pelo professor Lemuel Dourado Guerra Sobrinho, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutor pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). No transcurso da sua aula, professor Lemuel Guerra dissertou sobre o uso criativo das mídias e redes sociais como whatsapp, twitter, instragam, facebook, dentre outras ferramentas do mundo virtual e tecnológico.

No turno da noite, a aula inaugural, que teve como tema “Educação e Criatividade nos espaços educacionais”, foi ministrada pelo professor Deuzymar Dias, especialista em História do Brasil pela Faculdade Internacional Signorelli, pós-graduado em Direito Educacional e membro da Associação Brasileira de Direito Educacional. Em sua exposição, professor Deuzymar pontuou uma série de problemáticas vivenciadas no contexto da educação universitária e da educação como um todo e destacou, ainda, a importância de se vivenciar a universidade como espaço de promoção da criatividade humana.

Colaboração de texto e fotos: Direção do CCEA

O post Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

Na última quarta-feira (20), o Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado na cidade de Patos, Sertão paraibano, promoveu, nos turnos diurno e noturno, a inaugural do semestre letivo 2019/1, com o tema “Diálogos sobre a prática pedagógica docente no contexto do ensino superior público”. A aula do turno da manhã foi ministrada Leia Mais...

O post Aula inaugural do período 2019.1 do Câmpus de Patos discute Prática Pedagógica e Criatividade Acadêmica apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-02-26 13:56:35 [post_date] => 2019-02-26 13:56:35 [post_modified_gmt] => 2019-02-26 13:56:35 [post_modified] => 2019-02-26 13:56:35 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=46686 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => a1f3663d55831cb5e791aa6708c2bb14 [1] => 18d67db45bee67c158abc5d1f8452dd4 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => aula-inaugural-do-periodo-2019-1-do-campus-de-patos-discute-pratica-pedagogica-e-criatividade-academica )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1

Array ( [post_title] => Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1 [post_content] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o planejamento acadêmico e pedagógico para o período letivo 2019/1. As atividades tiveram início com a palestra “Diálogos sobre a Prática Pedagógica Docente no Contexto do Ensino Superior Público”, ministrada pelo professor Delzymar Dias. Também foram realizados os encontros pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática, nos quais coordenadores, professores e secretários dos cursos discutiram sobre os mais variados assuntos relacionados às atividades durante este semestre letivo.

Na sexta-feira (15), nos turnos manhã e tarde, aconteceram os encontros pedagógicos da Coordenação Setorial de Pesquisa e Extensão e dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Administração. Os coordenadores, professores e secretários dos cursos de Administração e Computação refletiram sobre questões relacionadas à participação dos docentes em eventos administrativos, acadêmicos, culturais e extracurriculares.

Também foram abordados assuntos relativos à observância e disseminação do Regimento Geral da Graduação, ao registro de frequência dos discentes, registro das aulas ministradas, direito ao exercício em regime domiciliar, dinâmica de funcionamento das coordenações de cursos, reestruturação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), atualização dos PPCs, regularidade de funcionamento dos colegiados de cursos, avaliação semestral do funcionamento dos cursos e da atuação docente, bem como sobre planejamento dos eventos acadêmicos dos cursos.

Colaboração de texto e fotos: Direção do CCEA

O post Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o planejamento acadêmico e pedagógico para o período letivo 2019/1. As atividades tiveram início com a palestra “Diálogos sobre a Prática Pedagógica Docente no Contexto do Ensino Superior Público”, ministrada pelo professor Leia Mais...

O post Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-02-20 20:20:25 [post_date] => 2019-02-20 20:20:25 [post_modified_gmt] => 2019-02-20 20:20:25 [post_modified] => 2019-02-20 20:20:25 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=46553 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4595c0124c67be6737df4f292540072e [1] => d31381a6a3c2f67d414a50a9f6340441 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1 )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1

Array ( [post_title] => Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1 [post_content] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o planejamento acadêmico e pedagógico para o período letivo 2019/1. As atividades tiveram início com a palestra “Diálogos sobre a Prática Pedagógica Docente no Contexto do Ensino Superior Público”, ministrada pelo professor Delzymar Dias. Também foram realizados os encontros pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática, nos quais coordenadores, professores e secretários dos cursos discutiram sobre os mais variados assuntos relacionados às atividades durante este semestre letivo.

Na sexta-feira (15), nos turnos manhã e tarde, aconteceram os encontros pedagógicos da Coordenação Setorial de Pesquisa e Extensão e dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Administração. Os coordenadores, professores e secretários dos cursos de Administração e Computação refletiram sobre questões relacionadas à participação dos docentes em eventos administrativos, acadêmicos, culturais e extracurriculares.

Também foram abordados assuntos relativos à observância e disseminação do Regimento Geral da Graduação, ao registro de frequência dos discentes, registro das aulas ministradas, direito ao exercício em regime domiciliar, dinâmica de funcionamento das coordenações de cursos, reestruturação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), atualização dos PPCs, regularidade de funcionamento dos colegiados de cursos, avaliação semestral do funcionamento dos cursos e da atuação docente, bem como sobre planejamento dos eventos acadêmicos dos cursos.

Colaboração de texto e fotos: Direção do CCEA

O post Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

O Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o planejamento acadêmico e pedagógico para o período letivo 2019/1. As atividades tiveram início com a palestra “Diálogos sobre a Prática Pedagógica Docente no Contexto do Ensino Superior Público”, ministrada pelo professor Leia Mais...

O post Equipes administrativa e acadêmica do Câmpus de Patos participam de planejamento para o período 2019.1 apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2019-02-20 20:20:25 [post_date] => 2019-02-20 20:20:25 [post_modified_gmt] => 2019-02-20 20:20:25 [post_modified] => 2019-02-20 20:20:25 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=46553 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 4595c0124c67be6737df4f292540072e [1] => d31381a6a3c2f67d414a50a9f6340441 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => equipes-administrativa-e-academica-do-campus-de-patos-participam-de-planejamento-para-o-periodo-2019-1 )

FAF deciding on filters on post to be syndicated:

Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática

Array ( [post_title] => Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

A solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi realizada na tarde desta quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII, em Patos, e marcou a formatura dos alunos dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado e Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do Câmpus VII. A cerimônia, presidida pelo reitor Rangel Junior, foi marcada por muita emoção pela conquista dos estudantes que celebraram este momento ao lado de familiares e amigos.

Representando todos os concluintes, no ato de juramento, o formando Alan Ronny da Silva Dantas, do curso de Licenciatura em Física, confirmou o compromisso profissional que trilhará os próximos passos dos formandos. O Orador Oficial das turmas foi o estudante Diego Cássio Garcia Fernandes, também do curso de Física, que proferiu um discurso ressaltando a conquista de todos os graduandos, agradecendo a dedicação dos professores, além de ressaltar o apoio incondicional que os familiares providenciaram ao longo da jornada da graduação.

“Na UEPB, aprendemos a escutar e a entender que ninguém consegue nada sozinho. Tivemos a oportunidade de enxergar os vários caminhos que só a vida, os seres humanos e o conhecimento podem nos proporcionar. Obrigado professores, por acreditarem em cada um de nós e pelo esforço de todos os dias. Aos nossos pais, somos profundamente gratos. Obrigado por aceitarem a ausência em determinados momentos. Sem dúvida, os maiores vencedores dessa conquista são vocês, por acreditarem que a paciência em regar pequenas sementes é capaz de criar grandes transformadores para o futuro”, destacou Diego Cássio.

A emoção do discurso do Orador foi ainda maior ao longo da fala da senhora Teresa Cristina Rocha de Souza, mãe da Paraninfa Geral das turmas do CCEA, professora Tatiana Rocha de Souza (in memoriam). Professora Tatiana, falecida no último mês de setembro, contribuiu bastante para a formação e qualificação dos alunos da UEPB, bem como com a pesquisa brasileira após desenvolver estudos que apresentaram resultados expressivos. Dona Teresa agradeceu a homenagem em nome da filha, contou da luta que toda família travou ao lado de Tatiana e desejou sucesso profissional a todos os formandos.

“Com determinação, coragem e persistência, Tatiana desenvolveu uma tese em que aplica a Matemática no tratamento do Câncer. Nesta tese, ela prova, a partir dos efeitos da noética na dinâmica tumoral, não apenas com teoria, mas com a própria existência, que a mente é capaz de fazer o corpo identificar células tumorais e produzir células de combate, permitindo qualidade e prolongamento da vida do paciente oncológico. Se faço menção à partida de Tatiana não é para tornar triste o momento da Colação de Grau de vocês. Mas, sim, para ressaltar o quão breve pode ser a vida. Valorizem essa conquista, cujo mérito é de vocês”, destacou Teresa Cristina Rocha.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, destacou a conquista dos formandos, desejou que todos nunca parem de sonhar, além de ressaltar o papal da Universidade Estadual na vida e no desenvolvimento da Paraíba. “Que o coração de estudante nunca deixe de ser estudante. Nunca deixe de ter motivos para festejar, nunca deixe de se indignar, nunca deixe de sonhar e, acima de tudo, nunca deixe de lutar. Parabéns a todos os graduandos. Multipliquem e dividam os saberes conquistados, mantendo sempre a supremacia do ser sobre o ter. Construam novas histórias cheias de poesia, paixão e esperança”, enfatizou professor Eli.

Já nas palavras do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, todos os formandos merecem aproveitar esse momento de conclusão do curso por terem superado todas as dificuldades encontradas ao longo do curso. Ele destacou o empenho dos professores e frisou que as portas da Universidade estarão sempre abertas para aqueles que ainda desejam continuar fazendo parte dela, se integrando aos programas de Pós-Graduação da Instituição. “Para quem quiser trilhar o caminho da Pós-Graduação, o pesado ainda estar por vir. Do mesmo modo que aqueles que iniciarão sua profissão no mercado de trabalho, se vocês conseguiram chegar até aqui, é porque terão um belo futuro. Sejam felizes e que a cada dia vocês possam honrar o nome dessa Instituição e os nomes dos pais de vocês, que os ajudaram a chegar até aqui. Parabéns e comemorem bastante esse dia de hoje”, desejou o reitor.

Para a conferência do grau acadêmico foram chamados alunos que representaram todos os formandos em seus respectivos cursos. Bianca Soares Barros Crispim, representante dos formandos em Administração, recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Carolina Coeli Rodrigues. Em seguida, o aluno Theógene Nunes de Oliveira representou os alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Computação e recebeu o grau conferido pelo professor Rodrigo Alves Costa. Já o professor Marcelo da Silva Vieira concedeu o grau acadêmico a aluna Poliana Targino Batista, que representou os estudantes do curso de Licenciatura em Física. Logo depois, foi conferido, pelo professor José Ginaldo de Souza Farias, o grau acadêmico para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, representados pela aluna Crystiane Medeiros Fernandes.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau do Câmpus VII o diretor do CCEA, professor Adriano Homero Vital; o diretor adjunto do Câmpus, professor Odilon Avelino da Cunha; a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Rochane Villarim; a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, professora Cheyenne Ribeiro; a pró-reitora de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, professora Vânia Sueli Guimarães; o diretor do Centro de Educação e Saúde da UFCG no Câmpus de Cuité, professor José Justino; e o frei Roberto Alexandre.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi realizada na tarde desta quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII, em Patos, e marcou a formatura dos alunos dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado e Licenciatura em Computação, Licenciatura Leia Mais...

O post Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-12-20 15:02:18 [post_date] => 2018-12-20 15:02:18 [post_modified_gmt] => 2018-12-20 15:02:18 [post_modified] => 2018-12-20 15:02:18 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=45891 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 829076c32687b37e5bb6e3d7f639e78b [1] => 05c576c6f3cd5e442e8953ff21d67b38 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica )

Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática

Array ( [post_title] => Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática [post_content] =>

Clique para exibir o slide.

A solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi realizada na tarde desta quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII, em Patos, e marcou a formatura dos alunos dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado e Licenciatura em Computação, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do Câmpus VII. A cerimônia, presidida pelo reitor Rangel Junior, foi marcada por muita emoção pela conquista dos estudantes que celebraram este momento ao lado de familiares e amigos.

Representando todos os concluintes, no ato de juramento, o formando Alan Ronny da Silva Dantas, do curso de Licenciatura em Física, confirmou o compromisso profissional que trilhará os próximos passos dos formandos. O Orador Oficial das turmas foi o estudante Diego Cássio Garcia Fernandes, também do curso de Física, que proferiu um discurso ressaltando a conquista de todos os graduandos, agradecendo a dedicação dos professores, além de ressaltar o apoio incondicional que os familiares providenciaram ao longo da jornada da graduação.

“Na UEPB, aprendemos a escutar e a entender que ninguém consegue nada sozinho. Tivemos a oportunidade de enxergar os vários caminhos que só a vida, os seres humanos e o conhecimento podem nos proporcionar. Obrigado professores, por acreditarem em cada um de nós e pelo esforço de todos os dias. Aos nossos pais, somos profundamente gratos. Obrigado por aceitarem a ausência em determinados momentos. Sem dúvida, os maiores vencedores dessa conquista são vocês, por acreditarem que a paciência em regar pequenas sementes é capaz de criar grandes transformadores para o futuro”, destacou Diego Cássio.

A emoção do discurso do Orador foi ainda maior ao longo da fala da senhora Teresa Cristina Rocha de Souza, mãe da Paraninfa Geral das turmas do CCEA, professora Tatiana Rocha de Souza (in memoriam). Professora Tatiana, falecida no último mês de setembro, contribuiu bastante para a formação e qualificação dos alunos da UEPB, bem como com a pesquisa brasileira após desenvolver estudos que apresentaram resultados expressivos. Dona Teresa agradeceu a homenagem em nome da filha, contou da luta que toda família travou ao lado de Tatiana e desejou sucesso profissional a todos os formandos.

“Com determinação, coragem e persistência, Tatiana desenvolveu uma tese em que aplica a Matemática no tratamento do Câncer. Nesta tese, ela prova, a partir dos efeitos da noética na dinâmica tumoral, não apenas com teoria, mas com a própria existência, que a mente é capaz de fazer o corpo identificar células tumorais e produzir células de combate, permitindo qualidade e prolongamento da vida do paciente oncológico. Se faço menção à partida de Tatiana não é para tornar triste o momento da Colação de Grau de vocês. Mas, sim, para ressaltar o quão breve pode ser a vida. Valorizem essa conquista, cujo mérito é de vocês”, destacou Teresa Cristina Rocha.

O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, destacou a conquista dos formandos, desejou que todos nunca parem de sonhar, além de ressaltar o papal da Universidade Estadual na vida e no desenvolvimento da Paraíba. “Que o coração de estudante nunca deixe de ser estudante. Nunca deixe de ter motivos para festejar, nunca deixe de se indignar, nunca deixe de sonhar e, acima de tudo, nunca deixe de lutar. Parabéns a todos os graduandos. Multipliquem e dividam os saberes conquistados, mantendo sempre a supremacia do ser sobre o ter. Construam novas histórias cheias de poesia, paixão e esperança”, enfatizou professor Eli.

Já nas palavras do reitor da UEPB, professor Rangel Junior, todos os formandos merecem aproveitar esse momento de conclusão do curso por terem superado todas as dificuldades encontradas ao longo do curso. Ele destacou o empenho dos professores e frisou que as portas da Universidade estarão sempre abertas para aqueles que ainda desejam continuar fazendo parte dela, se integrando aos programas de Pós-Graduação da Instituição. “Para quem quiser trilhar o caminho da Pós-Graduação, o pesado ainda estar por vir. Do mesmo modo que aqueles que iniciarão sua profissão no mercado de trabalho, se vocês conseguiram chegar até aqui, é porque terão um belo futuro. Sejam felizes e que a cada dia vocês possam honrar o nome dessa Instituição e os nomes dos pais de vocês, que os ajudaram a chegar até aqui. Parabéns e comemorem bastante esse dia de hoje”, desejou o reitor.

Para a conferência do grau acadêmico foram chamados alunos que representaram todos os formandos em seus respectivos cursos. Bianca Soares Barros Crispim, representante dos formandos em Administração, recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Carolina Coeli Rodrigues. Em seguida, o aluno Theógene Nunes de Oliveira representou os alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Computação e recebeu o grau conferido pelo professor Rodrigo Alves Costa. Já o professor Marcelo da Silva Vieira concedeu o grau acadêmico a aluna Poliana Targino Batista, que representou os estudantes do curso de Licenciatura em Física. Logo depois, foi conferido, pelo professor José Ginaldo de Souza Farias, o grau acadêmico para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, representados pela aluna Crystiane Medeiros Fernandes.

Também participaram da solenidade de Colação de Grau do Câmpus VII o diretor do CCEA, professor Adriano Homero Vital; o diretor adjunto do Câmpus, professor Odilon Avelino da Cunha; a pró-reitora adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professora Rochane Villarim; a pró-reitora adjunta de Infraestrutura, professora Cheyenne Ribeiro; a pró-reitora de Administração da Universidade Federal de Campina Grande, professora Vânia Sueli Guimarães; o diretor do Centro de Educação e Saúde da UFCG no Câmpus de Cuité, professor José Justino; e o frei Roberto Alexandre.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

O post Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática apareceu primeiro em UEPB.

[post_excerpt] =>

A solenidade de Colação de Grau do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi realizada na tarde desta quarta-feira (19), no Ginásio de Esportes do Câmpus VII, em Patos, e marcou a formatura dos alunos dos cursos de Bacharelado em Administração, Bacharelado e Licenciatura em Computação, Licenciatura Leia Mais...

O post Câmpus de Patos forma alunos dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Física e Matemática apareceu primeiro em UEPB.

[post_date_gmt] => 2018-12-20 15:02:18 [post_date] => 2018-12-20 15:02:18 [post_modified_gmt] => 2018-12-20 15:02:18 [post_modified] => 2018-12-20 15:02:18 [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [guid] => http://www.uepb.edu.br/?p=45891 [meta] => Array ( [enclosure] => Array ( [0] => ) [syndication_source] => CCEA – UEPB [syndication_source_uri] => http://www.uepb.edu.br [syndication_source_id] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [rss:comments] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica/#respond [wfw:commentRSS] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica/feed/ [syndication_feed] => http://www.uepb.edu.br/category/centros/ccea/feed/ [syndication_feed_id] => 8 [syndication_permalink] => http://www.uepb.edu.br/campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica/ [syndication_item_hash] => Array ( [0] => 829076c32687b37e5bb6e3d7f639e78b [1] => 05c576c6f3cd5e442e8953ff21d67b38 ) ) [post_type] => post [post_author] => 25 [tax_input] => Array ( [category] => Array ( [0] => 8 [1] => 3 ) [post_tag] => Array ( ) [post_format] => Array ( ) ) [post_name] => campus-de-patos-forma-alunos-dos-cursos-de-administracao-ciencia-da-computacao-fisica-e-matematica )