8 de novembro de 2017

Integrantes do projeto de extensão “Utilização do Karatê como Instrumento de Inclusão Social” (UKIIS), do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Patos, participaram da 7ª edição da Copa CAD de Karatê e conquistaram medalha de ouro no último final de semana, em Campina Grande.

Promovida pelo Colégio Alfredo Dantas (CAD) e Associação de Karatê Kiai (ASKAKI), com apoio da Federação Paraibana de Karatê (FPBK), o evento foi realizado no último sábado (4), no Ginásio Poliesportivo do Colégio Alfredo Dantas e reuniu atletas da Paraíba e dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Organizada pelo professor Jurandir Olímpio Alves, as competições nas categorias shiai–kata e shiai-kumite foram realizadas nas modalidades pré-mirim para crianças de sete anos, mirim (oito e nove anos), infantil (10 e 11 anos), infanto-juvenil (13 a 15 anos), juvenil (16 e 17 anos), adulto (de 18 a 35 anos) e master (a partir de 36 anos).

Os irmãos Caique e Cauan Silva Lucena de Carvalho, integrantes do projeto social desenvolvido na Universidade, competiram nas categorias Kata 8/ 9 anos e 10/ 11 anos, respectivamente, e conquistaram o lugar mais alto do pódio nas suas modalidades. Os atletas comemoraram o ouro e comentaram a sua participação no evento. “A Copa CAD é uma competição muito importante. Ficamos muito felizes com essa conquista”, afirmaram os pequenos vitoriosos.

Há três anos no UKIIS, o atleta Renê Pergentino também se destacou na competição e conquistou o terceiro lugar na categoria kumite até 75 kg adulto. Esta é a oitava competição que o atleta participa e aos 23 anos já conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e três de bronze. Renê contou que a competição foi difícil, mas que conseguir a classificação e conquistar um lugar no pódio foi gratificante.

O organizador do evento, Jurandir Olímpio Alves, afirmou que “a Copa CAD está em sua 7ª edição e é um evento consagrado no Estado. Muitos competidores que participaram do evento são atletas de destaque no cenário nacional e apresentaram um aprimoramento de habilidades defensivas de alto nível técnico que engrandeceu o evento. Competições com o nível apresentado na CAD fortalecem a modalidade esportiva”. Ele ressaltou ainda a importância do Karatê como instrumento de transformação social e finalizou agradecendo a todos os participantes pela preservação do espírito esportivo na competição.

Texto e foto: Tatiany Escarião

O post Atletas de projeto social do Câmpus VII da UEPB conquistam medalhas na 7ª edição da Copa CAD de Karatê apareceu primeiro em UEPB.