27 de outubro de 2017

Clique para exibir o slide.

Com o objetivo de capacitar profissionais de ensino para o desenvolvimento de ações educativas, além de contribuir com a construção de uma cultura de cidadania e segurança no trânsito, teve início no último sábado (21), no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Curso de Formação Continuada em Educação para o Trânsito.

Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Educação do Estado e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o curso é destinado à preparação de professores e coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino para atuar com os estudantes na orientação e implementação de práticas pedagógicas eficazes, que permitam o trabalho didático sobre as medidas adotadas para transformar o espaço público de deslocamento em um espaço de melhor convívio social.

A aula inaugural foi aberta pelo professor Valdeci Mestre da Silva Junior, colaborador e representante da Universidade Estadual da Paraíba, que discorreu sobre a iniciativa adotada, reconhecendo o investimento do Estado em políticas educacionais diretamente ligadas ao desenvolvimento da pessoa e as características da nossa sociedade, contemplando conteúdos e aspectos que contribuem na construção da cidadania, visto que o trânsito não é tão somente um problema técnico, mas sobretudo uma questão social.

Milene Karine Alves Pereira, colaboradora representante da 6ª Gerência Regional de Ensino, orientou os multiplicadores a repensarem o trânsito e o seu verdadeiro significado na construção da cidadania e falou sobre a relação dialógica da Educação para o Trânsito voltada para uma prática educativa, que prepara os indivíduos para serem cidadãos ativos capazes de interferir de forma efetiva nas práticas sociais.

A professora Lidiane Campelo ministrou a primeira aula do curso e prestou relevantes considerações acerca dos fundamentos e princípios da educação e do processo de ensino-aprendizagem, adotando análises reflexivas e discussões para a construção de uma proposta de intervenção pedagógica que considere os novos desafios dos profissionais da Educação e as relações entre os aspectos dos diferentes campos do conhecimento.

As atividades presenciais do Curso de Formação em Educação para o Trânsito acontecem aos sábados, das 7h30 às 13h30, no Câmpus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em Patos, e terão duração de três meses. Com carga horária de 80 horas/aula, o curso conta ainda com atividades semipresenciais voltadas a ampliação e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos pedagógicos especializados.

Texto e fotos: Tatiany Escarião

O post Curso de Formação Continuada em Educação para o Trânsito é realizado no Câmpus VII da UEPB apareceu primeiro em UEPB.