UEPB promove seminário sobre gestão e preservação de documentos nos arquivos universitários

16 de agosto de 2019

Diante de uma sociedade na qual a informação é considerada elemento primordial, a estruturação da produção, do fluxo, tratamento e armazenamento adequado dos documentos é um fator decisivo para a gestão das organizações. Com essa perspectiva, a Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Curso de Arquivologia e os arquivistas da Instituição, promove, nos dias 22 e 23 de agosto, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, o “1º Seminário de Arquivos Universitários da UEPB: gestão e preservação de documentos físicos e digitais”.

O evento, que é destinado aos servidores da Universidade que trabalham com a produção cotidiana de documentos (secretários, pró-reitores, entre outros), pretende discutir a importância do correto gerenciamento de documentos e informações para garantir a preservação de documentos, físicos ou digitais. A iniciativa reforça a importância de uma política institucional de valorização do arquivo, possibilitando, inclusive, a eliminação racionalizada e a preservação das informações permanentes, viabilizando e facilitando o acesso no momento em que o documento é solicitado.

A mesa de abertura de evento será dia 22 de agosto, às 9h30, com a participação do reitor Rangel Junior; da diretora do Câmpus V, professora Jacqueline Barrancos; do coordenador de Arquivologia, professor Henrique França; dos pró-reitores de Gestão Financeira (PROFIN), Planejamento (PROPLAN) e Gestão de Pessoas (PROGEP), respectivamente, Giovana Carneiro, Luciano Albino e Célia Regina Diniz; do coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação, Carlos Alberto Júnior e do ouvidor da UEPB, Germano Ramalho.

Integram a programação do evento as mesas de discussões “Arquivos universitários: desafios e perspectivas”, “Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade aspectos práticos nas instituições universitárias”, “Gestão e Preservação de Documento Arquivísticos Digitais” e “Estruturação de um Arquivo e de um Sistema de Arquivos para a UEPB”. Na ocasião, será lançada a proposta de criação do Arquivo Geral da UEPB, um projeto que vem sendo discutido pelos arquivistas da Instituição há bastante tempo e, agora, deverá ser consolidado.

Participam das discussões arquivistas e docentes da UEPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), que devem contribuir com o enriquecimento do debate em torno da gestão da documentação dos arquivos universitários. Confira a programação completa do evento clicando AQUI.

Texto: Juliana Marques