Bacharelado em Relações Internacionais

Turno: Diurno / Noturno

Duração: Diurno – Mínimo: 4  anos / Máximo: 6 anos

Noturno – Mínimo: 4 anos e 6 meses/ Máximo: 7 anos

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Enrique Ruiz Ferreira

Coordenador adjunto: Prof. Dr. Filipe Reis Melo

Secretários:

Endereço: Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo Redentor, João Pessoa-PB, Cep 58071-160.

Telefone: (83) 99444-6087

Email: secri@setor.uepb.edu.br

Modalidade: Bacharelado

Regime Acadêmico: Seriado semestral

Criação: RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/09/2006

Criado em 2006, através da resolução UEPB/CONSUNI/09/2006 o curso de Relações Internacionais foi o primeiro da área na Paraíba e um dos pioneiros do Norte e Nordeste, surgindo como uma área promissora e tendo como foco principal de formação a área de Política Internacional. A graduação tem um caráter multidisciplinar com a abordagem de temas nas áreas de Economia, Direito, Ciência Política, Globalização, Cultural, Segurança, entre outros.

Na busca por oferecer um ensino dinâmico e atual várias atividade acadêmicas e de pesquisa vêm sendo desenvolvidas com o intuito de melhor preparar o estudante para o mercado de trabalho e vida acadêmica.

O curso também tem se afirmado na organização de eventos regionais, nacionais e internacionais a exemplo do Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (SIEPRI). Este seminário está na quarta edição e é o resultado natural da evolução dos seminários anteriores. Em 2008 e 2009 o curso organizou o Seminário Paraibano de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (SEPESPRI). Em 2010 o seminário tomou uma amplitude nacional, passando a chamar-se Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais (SENESPRI).

Pela dimensão e importância crescente que os seminários anteriores tomaram, percebeu-se que já havia condições para se organizar um evento de âmbito internacional. Em 2011 o SIEPRI foi organizado pelo mestrado e pela graduação em Relações Internacionais. Essa sequência de seminários na área de Relações Internacionais, além de contribuir para a consolidação e para o reconhecimento nacional do Curso de Graduação e do Programa de Mestrado em Relações Internacionais da UEPB, tem fomentado o intercâmbio entre docentes e discentes da UEPB e de outras instituições nacionais e estrangeiras.

Formação profissional

Os profissionais formados em Relações Internacionais estão aptos a trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, assim como no assessoramento de atividades parlamentares e de partidos políticos que demandem percepções amplas e aprofundadas da realidade internacional e de conhecimentos específicos sobre os processos, mecanismos e práticas inerentes à dinâmica das relações entre os povos e nações.

Além disso, muitos graduados em Relações Internacionais da UEPB têm sido aprovados em cursos de pós-graduação em todo o Brasil, e optam por seguir uma carreira acadêmica, principalmente após a criação da pós-graduação em Relações Internacionais da Instituição. Com professores doutores e de referência a graduação tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento, atividades que somadas às publicações de caráter científico e eventos com abrangência nacional e internacional têm projetado o curso por todo o país.

Durante o bacharelado o aluno de Relações Internacionais da UEPB tem oportunidades de aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula, seja através do intercâmbio internacional que já favoreceu alguns alunos do curso ou com as práticas em simulações de organizações internacionais a exemplo do Modelo Universitário de Diplomacia – Mundi, no qual alunos e professores simulam reuniões de diversas organizações internacionais como a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OEA (Organização dos Estados Americanos) nas quais são discutidas temáticas diretamente ligadas à cena internacional atual.

Campo de atuação

O bacharel em Relações Internacionais estará habilitado a trabalhar em órgãos do governo, empresas privadas, organizações internacionais, associações de classe, bem como em organizações do terceiro setor.

Nos órgãos do governo, o analista de Relações Internacionais pode ser solicitado para elaborar análises de conjuntura, formular políticas, negociar convênios e tratados internacionais e desenvolver estratégias de negociações em setores que demandem intercambio internacional, tanto em instituições dos governos municipais, estaduais ou federais, de universidades, de órgãos culturais e de fomento ao desenvolvimento cientifico e tecnológico, sem esquecer a formação especifica para o ingresso na carreira diplomática.

Nas empresas privadas, atuará em empresas de todos os setores, como agronegócios, indústrias e serviços, em bancos e instituições financeiras, desempenhando tarefas de comunicação e consultoria. Pode também prestar consultoria autônoma, principalmente para empresas com atuação internacional.

Pode tornar-se funcionário de entidades supranacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) O Banco Mundial e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Juntamente às Associações de Classe, patronais ou trabalhistas, pode desenvolver trabalhos de formação de novos mercados, dar suporte ou participar de negociações, elaborar projeções sobre novos mercados, etc. Dentro do Terceiro Setor, o profissional pode atuar na tomada de decisões das decisões de organizações não-governamentais, nacionais ou internacionais.Pode ainda assessorar atividades parlamentares e de partidos políticos.

Professores efetivos:

Doutor em Ciências Sociais/Relações Internacionais. Mestre em Economia Política. Especialista em Relações Internacionais e Cooperação Sul-Sul e Triangular na América Latina. Graduado em Ciências Econômicas. Tem experiência com pesquisas relacionadas à política internacional e política externa, análise de política externa e desenvolvimento comparado. Estuda a Ásia e principalmente a China.

Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Direito Internacional. Especialista em Direito Internacional Público. Tem experiência com Organizações Internacionais, Direitos Humanos e Humanitário, deslocados ambientais, migrantes e refugiados.

Doutor e Mestre em Ciência Política. Graduado em Relações Internacionais. Tem experiência com Filosofia, Teoria Política e de Relações Internacionais. Pesquisa Política Externa Brasileira analisando a atuação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência Política. Graduada em Direito. Pesquisa Teoria Política e Política Internacional Comparada, Instituições/Organizações Internacionais e Política Externa dos Estados Unidos.

Doutor e Mestre em Ciência Política. Graduado em Relações Internacionais. Estuda Teorias de Segurança Internacional, com foco para as teorias de securitização, defesa da região amazônica do Brasil e as Relações Brasil-Colômbia.

Doutor em Ciência Política e Sociologia. Especialista em Estudos Europeus. Graduado em Ciências Econômicas. Pesquisa Terras Raras, Economia Política Internacional, Mídia e Relações Internacionais e Terrorismo.

Doutora em Direito Internacional e Europeu. Mestre em Ciências Jurídicas. Graduada em Direito. Dedica-se particularmente ao estudo da proteção internacional dos Direitos Humanos e dos efeitos da jurisprudência das Cortes Internacionais.

Doutoranda e bolsista pela Universidade de Lisboa em Direito Internacional e Europeu. Graduação em direito, Mestrado em Direito Civil e especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra. Professora das disciplinas de Cooperação Internacional, Comércio Internacional e Tópicos Especiais de Relações Internacionais 3. Linhas de pesquisa: 1. Comércio e tecnologia; 2. Liberdade de expressão. Diretora de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da UEPB.

Doutorado em Direito Internacional. Mestre em Ciências Jurídicas. Especialista em Direito Civil. Graduada em Direito. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Direito Internacional Privado e Consular.

Doutora em Sociologia. Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Graduada em Letras. Tem experiência com Desenvolvimento sustentável, políticas de acesso à água e proteção do Meio Ambiente.

Doutora em Linguística. Mestre em Letras Clássicas. Especialista em Língua Inglesa e Literatura Anglo-Americana. Graduada em Letras. Atua nas linhas de pesquisa: Relações Internacionais, Religião e Literatura e Relações Ocidente e Oriente.

Doutor e Mestre em Ciência Política. Especialista em História das Relações Internacionais e Planejamento de Defesa e Administração de Recursos. Graduado em Ciências Militares. Pesquisa paz, conflitos e estudos críticos de segurança. Trabalha construção de paz através da arte, do teatro, Clown, mímica e manipulação de bonecos.

Doutora e Mestre em Relações Internacionais. Graduada em Direito. Áreas de Interesse: Mediação internacional, operações de paz, construção da paz e ONU.

Pós-Doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Doutorado em Antropologia e Mestrado em Antropologia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: opinião pública, mídia e política externa; cultura e comunicação na América Latina; antropologia dos meios de comunicação; migrações internacionais; cooperação acadêmica internacional, mobilidade estudantil e fuga de cérebros; relações Timor-Leste, Brasil e Portugal.

Professores substitutos

Doutoranda em Ciência Política no Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP/UFPE). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais da UEPB (PPGRI). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do Núcleo de Estudos em Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI-UFPE).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCP/UFPE). Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional, Bacharel em Relações Internacionais e Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora (2022) pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Mestra (2016) em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp-Unicamp-PUCSP), com bolsa CNPq. Possui graduação em Relações Internacionais pela UEPB (2012).

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco em 2007, onde também foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) pelo respectivo curso. Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), vinculado à Universidade Cândido Mendes, em 2009. Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ), em 2016, tendo feito intercâmbio na Universidad Complutense de Madri em 2013.

Doutorando em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).

Doutorado em Ciência Política pela UFPE (2022). Mestrado em Relações Internacionais pela UEPB (2016). MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Digitais pela Faculdade Estácio da Paraíba (2016). Graduação em Relações Internacionais pela UEPB (2013). Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFPB (2013). Graduação em andamento em Direito pela UFPB.

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); Especialistas em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Universidade Estadual da Paraíba (2014); Bacharel em em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2011); Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda).

Doutoranda em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPE). Membro do Centro de Pesquisa sobre Comportamento Político e Opinião Pública  e do Grupo de Pesquisa em Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais. Mestre no Programa de Pós Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/ UFPB). Graduada em Relações Internacionais (UFPB).

Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFPE, 2021). Mestre em Relações Internacionais (PPGRI/UEPB, 2014), Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2023), Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade Legale (FALEG, 2022), Especialista em Direito Público (UCAM, 2021), Bacharel em Relações Internacionais (UEPB, 2011), Licenciado em História (UNIASSELVI, 2021). Bacharel em Direito (UFPB, 2023).

Bolsistas de Pós-doutorado

Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Editor Externo da Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais (RICRI) do DRI-UFPB. Também possui os títulos de Mestre e Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

Doutora em Ciência Política com área de concentração em Relações Internacionais pela UFPE (2015-2020). Mestre em Relações Internacionais e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Membro do Núcleo de Estudos de Política Comparada e Relações Internacionais (NEPI-UFPE).

Professor visitante

Bacharel em Geografia pela Universidade de Brasília (1986); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), Doutor em Geografia Física na Universidade de São Paulo (1998), Pós-Doutor em Geologia Sedimentar e Ambiental, na Universidade Federal de Pernambuco (2004); Pós-Doutor em Geoecologia das Paisagens, pela Universidade Federal da Bahia (2006); Pós-Doutor em Gestão Socioambiental de Parques Nacionais, pela Universidade Central do Chile (2015).

Empresa Júnior

ELEVEN JR. – A empresa júnior do curso de Relações Internacionais da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Nossa missão é facilitar a inserção da Paraíba no mercado internacional, por meio de soluções estratégias e projetos inovadores.

Presidente Executiva –  Maria Eliane Gomes de Souza

Presidente Organizacional – Maria Thalya Mendonça Bazante

E-mail: elevenjr.comercial@gmail.com

Facebook/Instagram: @elevenjr

Telefone: (68) 99934-0680 (Maria Eliane)