Histórico

A aula inaugural aconteceu em 28 de agosto de 2006, com a palestra “A Nação brasileira”, sobre a função social da universidade pública, proferida pelo professor doutor Manoel Domingos Neto, consultor da instituição e ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

A Universidade Estadual da Paraíba, mediante o Projeto de Expansão do Ensino Superior, com ação complementar para o desenvolvimento educacional do Estado da Paraíba, criou o Campus V – Alcides Carneiro, de João Pessoa, em 22 de junho de 2006, na gestão da Reitora profa. Marlene Alves Sousa Luna. Em 07 de julho de 2006, o Consuni aprovou o projeto da criação do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas no Campus V da UEPB, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais.

A aula inaugural aconteceu em 28 de agosto de 2006, com a palestra “A Nação brasileira”, sobre a função social da universidade pública, proferida pelo professor doutor Manoel Domingos Neto, consultor da instituição e ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

A história do Campus V, vem sendo construída desde a fundação nas instalações da ESPEP. Em 2009, passou a funcionar em uma unidade na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, 487, no bairro de Tambiá. Nesse mesmo ano foram iniciadas atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), primeiro da região do Norte e Nordeste, recrutando alunos oriundos tanto do interior do estado, como também de estados vizinhos.

A princípio, no momento da fundação, a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), Campus V, ficou a cargo da professora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Dra. Marcionila Fernandes. Em outubro de 2006, a professora Ma. Terezinha de Jesus Costa assume tal função, passando-a, em setembro de 2010, para o professor Dr. Elquio Eleamen. Em 2012 o professor Dr. Francisco Jaime, assumiu a função de diretor do CCBSA, reassumindo o cargo em 2014. No ano de 2016, a professora Dra. Jacqueline Echeverría Barrancos assumiu o cargo e foi reconduzida ao cargo em outubro de 2018.

Desde sua criação e ao longo de toda sua história, o Campus V, vem cumprindo seu papel fundamental na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Nessa esfera da educação superior, o CCBSA tem o reconhecimento social como resultado de sua histórica contribuição, tanto para o avanço científico, quanto para a formação de quadros profissionais de excelência para o Estado da Paraíba e para o restante do país, com destaque para a Região Nordeste.

Estrutura Atual

Em 2011 o Campus V foi transferido para o local onde funcionava a Escola José Lins do Rego com o objetivo de oferecer uma estrutura mais adequada aos estudantes da Instituição, já que o antigo prédio não comportava o número de alunos cada dia maior dos bacharelados em Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais, Mestrado em Relações Internacionais e Núcleo de Línguas.

A sede atual do Campus V da UEPB conta com uma estrutura composta por laboratórios; salas de aula com tela de projeção elétrica retrátil, aparelho de data show e acesso à Internet; biblioteca composta por espaços individuais de leitura e um acervo de mais de 10 mil livros e auditório, num espaço de 6 mil m² de área construída e 12 mil m² de área total.