Semana de recepção aos feras é encerrada com aula magna e discussão sobre Educação e Gestão Pública

12 de agosto de 2019

Após uma semana de atividades diversas voltadas aos calouros do período letivo 2019.2 foi realizada na sexta (9) à noite no auditório do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a aula magna “Estado e Gestão Democrática da Educação: experiências e práticas na administração pública”, ministrada pelo ex-governador da Paraíba Ricardo Vieira Coutinho.

A abertura do evento contou com a apresentação cultural dos músicos Lula Marinho e Bento Júnior e declamação de poema de cordel dos representantes da Academia de Cordel do Vale da Paraíba, Sander Lee e Cristine Nobre Leite.

A mesa de abertura reuniu a diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB, professora Jacqueline Echeverría Barrancos; a representante do reitor da UEPB e diretora do Câmpus III, Ivonildes Fonseca; a representante do Governo do Estado da Paraíba e secretária executiva de juventude, Priscila Gomes; o representante do Legislativo Federal, deputado Gervásio Maia; a representante do Legislativo Estadual, Cida Ramos; a representante do Legislativo Municipal, Sandra Marrocos; o diretor Executivo de Desenolvimento Estudantil, Tulhio Serrano; o procurador da república, José Godoy, e o representante da comunidade acadêmica, professor Sanderson Dorneles.

Na oportunidade a diretora do Câmpus V fez uma breve saudação aos presentes, relembrou a trajetória do Campus V e divulgou parte das atividades do evento alusivo aos 13 anos de fundação do CCBSA, previsto para ocorrer entre os dias 28 e 29 de agosto.

O ministrante da aula magna, Ricarco Coutinho, apresentou uma reflexão sobre a Educação brasileira na atualidade, os desafios a serem enfrentados e as práticas de gestão implementadas durante os mandatos como governador da Paraíba. “Medimos o tamanho que uma nação pode ter a partir da sua visão de educação. Precisamos redimensionar essa situação que estamos vivenciando no Brasil, de destruição de uma proposta de ensino superior sobre o pretexto de apoio da educação de base, que não ocorre, cortes e desarranjo total em torno de algo que pode ferir gravemente o país. Quanto à Paraíba, avançamos muito, mas ainda há muito a conquistar e a resistir, e iniciativas como essa são importantes para que possamos suscitar reflexões junto aos estudantes sobre o papel deles nessa missão”, avaliou o palestrante.

A programação de recepção aos calouros do período letivo 2019.2 realizada ao longo da semana contou, ainda, com uma discussão sobre Políticas e Diretrizes de Assistência Estudantil, com a participação da Pro-reitoria estudantil, direção de centro e coordenações de curso; um tour pelo Câmpus para apresentar aos calouros os diversos espaços e setores do CCBSA; uma roda de conversa sobre cada curso e funcionamento das coordenações e as secretarias, além de atividades culturais e esportivas.

Fotos: Amanda Carvalho