Representante da ONG Doe Sangue PB realiza palestra no Campus V para conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue

11 de junho de 2019

“Campanha Sangue Junino em Prol de uma Paraíba Sangue Bom”, esse é o título da palestra realizada nesta terça-feira (11) pela manhã no auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de uma parceria entre o projeto “Universidade Saudável: estudos, planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas à prevenção primária”, que é vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Campus V, e a Organização Não-Governamental Doe Sangue PB.

Na ocasião, o coordenador da ONG Doe Sangue PB Thiago Gonçalo destacou a importância da doação de sangue para salvar vidas. “Em 2010 fundamos essa ONG após acompanharmos uma amiga que havia adoecido e precisava de doações de sangue e testemunharmos a necessidade de conscientização da população sobre a importância das doações. Desde então temos realizado um trabalho voluntário em igrejas, faculdades, empresas demonstrando o valor desse líquido tão precioso que corre em nossas veias. E nesse período junino intensificamos as palestras e campanhas porque com a proximidade do São João os estoques de sangue no hemocentro diminuem, e, considerando que o número e doadores regulares é insignificante, há uma necessidade grande”, explicou Thiago.

Essa palestra integra as diversas atividades desse projeto que, de acordo com o coordenador, professor Marcos Costa,  “é baseado nas diretrizes do Programa de Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, Decreto Presidencial nº 6.286, e tende a fixar seus alicerces na mudança dos hábitos de vida e na visão geral dos seus participantes quanto os cuidados individuais e coletivos em saúde aproximando os conteúdos relacionados à saúde e a educação como fundamentos na formação do profissional e na construção de cidadãos plenos no usufruto da cidadania”.

De acordo com o professor Marcos Costa, a perspectiva é que seja realizada uma ação conjunta com a participação da ONG Doe Sangue PB e o Hemocentro da Paraíba no início do mês de agosto, como parte das atividades do aniversário do Campus V da UEPB.

Texto e foto: Juliana Marques