Reitoria e pró-reitorias realizam reunião com gestores do CCBSA para discutir estratégias de retorno às aulas práticas

1 de fevereiro de 2021

Com a participação da reitora, Célia Regina Diniz, da vice-reitora, Ivonildes Fonseca, do pro-reitor de graduação, Eli Brandão, do pro-reitor de pós-graduação e pesquisa, Francisco Jaime Mendonça Júnior, da pro-reitora de infraestrutura, Alessandra Teixeira e dos gestores do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi realizada, na manhã desta segunda-feira (1º), uma reunião, seguida de visita técnica, com o objetivo de verificar as necessidades de ajustes e antecipar o planejamento para a execução de atividades práticas de laboratórios e estágios supervisionados quando for instituída a volta destas ações presenciais pós-pandemia.

De acordo com a reitora, professora Célia Regina, o retorno das atividades práticas na UEPB acontecerá de forma planejada e segura tão logo seja autorizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e autoridades sanitárias. A reitora lembra que vários cursos da UEPB tem componentes práticos que não puderam ser realizados em 2020 em decorrência da pandemia e dos decretos que impossibilitaram a realização de aulas presenciais.

“A retomada dessas atividades práticas visa dar continuidade às disciplinas que ficaram em aberto e que são necessárias para que os alunos possam integralizar seus currículos, a exemplo dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Ciências Biológicas, entre outros, que têm estágios e atividades práticas em laboratórios e que precisam ter continuidade. Neste sentido, precisamos entender como está a realidade de cada Centro, tomar ciência de quais são as necessidades mais urgentes para que possamos atendê-las para o início das aulas”, destacou.

O pro-reitor de graduação, professor Eli Brandão reforça que as aulas teóricas continuam ocorrendo remotamente, conforme regulamentação do Conselho Superior Universitário, até que haja um controle da pandemia e as aulas teóricas possam ser retomadas presencialmente com segurança e responsabilidade. “A ideia é que possamos conhecer as necessidades específicas do centro, verificar o que precisaremos adquirir e adaptar para que, quando formos retornar, tenhamos um bom planejamento. Até porque, se precisarmos adquirir algo via licitação, leva um tempo para esse procedimento ocorrer, então, é necessária essa organização prévia e construção coletiva desse plano”, explicou.

Após a reunião a reitora, vice-reitora, pro-reitores, diretores e coordenadores, visitaram os laboratórios do CCBSA para verificar as necessidades de reforma, aquisição de materiais e eventuais ajustes a serem realizados nos espaços.

Texto: Juliana Marques e Severino Lopes.

Fotos: Juliana Marques