Projeto SESA: práticas arquivísticas e relatos de estágio serão apresentados em eventos esta semana

19 de abril de 2021

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com uma atuação marcada pela cooperação acadêmica e discussão de temáticas voltadas à tecnologia, inovação científica e desenvolvimento acadêmico e profissional, o Programa “Seminário de Saberes Arquivísticos: tecnologia, inovação e práticas (SESA)”, vinculado ao curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem empreendido diversas iniciativas voltadas não apenas à comunidade do curso de Arquivologia mas, que atende estudantes e pesquisadores das ciências sociais em geral, do Brasil e de outros países.

A partir dessa perspectiva, nesta sexta-feira, 23 de abril, às 8h30, também pelo canal do projeto SESA, será realizada a mesa “Práticas arquivísticas e formação profissional dos estágios ao mercado de trabalho”. O evento contará com a participação da coordenadora do programa SESA e do curso de Arquivologia, professora Eliete Correia dos Santos, da coordenadora de políticas Arquivísticas da Associação dos Arquivistas da Paraíba, Rita São Paio e do professor do curso de Arquivologia, Vancarder Brito.

Também nesta sexta-feira, às 9h30, serão apresentados relatos de estágio em Arquivologia. Participam desta atividade os discentes Elvis Chaves, Maria do Socorro Oliveira, Ana Carolina Santos e Saulo de Tarso Gomes.

Os dois eventos contam com o apoio dos coordenadores dos projetos de extensão que estão vinculados ao SESA: Arquivologia, linguagem e tecnologia: nivelamento e letramento na universidade” e “Pedipaper SESA: Conhecer João Pessoa com desporto, educação cultural e ambiental”, ambos coordenados pela professora Eliete Correia dos Santos; “Comunicação e informação do SESA: difusão da Arquivologia em redes sociais e Internet”, coordenado pela professora Zilka Nanes Lima; “Hemodoc: projeto de extensão para a organização do arquivo do hemocentro da Paraíba”, coordenado pelo professor Sânderson Lopes Dornelles; “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexões para além dos muros acadêmicos”, coordenado pela professora Suerde Miranda Brito e “Práticas arquivísticas e formação profissional: dos estágios ao mercado de trabalho”, que é coordenado pelo professor Vancader Brito. O programa e os subprojetos vinculados foram aprovados na cota PROBEX 2020/2021 da Pro-reitoria de Extensão da UEPB.

Sobre o SESA

Realizado anualmente desde 2007 o SESA surgiu no âmbito do curso de Arquivologia com uma abrangência regional tendo como pressupostos a literacia informacional e o “letramento” dos discentes do curso de Arquivologia da UEPB. Inicialmente o projeto contava apenas com a colaboração científica de diversas universidades brasileiras, mas, a partir de 2012, transformou-se num projeto internacional, de natureza luso-brasileira, com a parceria com instituições de Portugal.

Atualmente o programa conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), no Brasil; e IPP-PT, UC-PT e Universidade do Porto, em Portugal.

Além de consolidar-se nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, também foi aprovado no edital da FAPESQ-PB 2018/2020 o projeto “Cooperação acadêmica, tecnológica e inovação científica: as relações internacionais do Projeto SESA” que permitiu o investimento em infraestrutura para a produção e edição de vídeos e demais conteúdos a serem disponibilizados nas plataformas digitais e demais atividades do SESA.

Durante a pandemia foi realizada a primeira edição do SESA Online que contou com a participação de pesquisadores do Brasil, Portugal, Alemanha e Espanha, transmitidas online pelo canal do Projeto SESA no Youtube e discutindo as temáticas: “Ciência da Informação inter e transdisciplinar: o contributo do marketing e da comunicação para o seu caráter social de humano”, “Representação documental no contexto da arquivologia”, “Novas direções para a Ciência da Informação”, “Linhas de investigação em Ciência da Informação na Universidade de Coimbra” e “Organização do fundo de uma empresa do setor de construção: o caso do grupo empresarial de León (Espanha)”.

Texto: Juliana Marques