Projeto do laboratório de Botânica que recolhe óleo vegetal para a transformação em sabão solicita doações

13 de abril de 2018

 

Com o objetivo de promover uma ação voltada à preservação do meio ambiente, o Laboratório de didática do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está desenvolvendo um projeto de reciclagem do óleo de cozinha transformando-o em sabão artesanal. A ação conta com a participação dos coordenadores Amanda Coutinho e Ênio Wocyli Dantas e uma equipe de colaboradores da graduação e pós-graduação que integram o referido laboratório.

A equipe solicita à comunidade acadêmica a doação de óleo vegetal utilizado, e, em troca o doador receberá duas barras de sabão para cada 500ml de óleo doado. Segunda a técnica de laboratório Amanda Coutinho, a perspectiva é que em breve também sejam oferecidas oficinas de reciclagem de óleo para “cada um cuidar do seu resíduo ajudando a preservar o meio ambiente”.

“Quando descartado de forma incorreta o óleo polui as águas, os solos e o meio ambiente, além de provocar entupimento das tubulações e problemas no sistema de tratamento de esgoto quando lançados nas pias. Cada litro de óleo polui cerca de 25 mil litros de água. Além disso, o óleo na água do mar provoca a produção do gás Metano, contribuindo para o Aquecimento global, por isso a importância desse tipo de iniciativa”, destacou Amanda.

As doações podem ser realizadas no laboratório de botânica de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.

Contatos: sabao.artesanal01@gmail.com / (83) 99691-1267 (Amanda) / Instagram: @sabao_artesanal
Texto: Juliana Marques