Projeto do curso de Ciências Biológicas do Campus V promove ações de prevenção primária e promoção da saúde

13 de maio de 2019

Palestras, mesas redondas, mostras, cartazes, balcão de dúvidas, campanhas de vacinação, são algumas das ações que integram o projeto “Universidade Saudável: estudos, planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas à prevenção primária”, vinculado ao curso de Ciências Biológicas do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades estão relacionadas ao calendário de saúde do Ministério da Saúde.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos Costa, “baseado nas diretrizes do Programa de Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, Decreto Presidencial nº 6.286, este projeto tende a fixar seus alicerces na mudança dos hábitos de vida e na visão geral dos seus participantes quanto os cuidados individuais e coletivos em saúde aproximando os conteúdos relacionados à saúde e a educação como fundamentos na formação do profissional e na construção de cidadãos plenos no usufruto da cidadania”.

Durante o mês de maio estão sendo realizadas ações relacionadas à endometriose, hipertensão e diabetes, fibromialgia, prevenção aos acidentes de trânsito, talassemia, lúpus, alergia, uso racional de medicamentos, entra outras temáticas.

Dentre as atividades está prevista a palestra sobre diversidade sexual e o enfrentamento da discriminação e violência contra grupos LGBT em alusão ao “dia internacional de combate à homofobia”, a ser realizada no dia 30 de maio, às 9h, no auditório Pioneiros, com o psicólogo e coordenador do Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa Roberto Cezar de Souza.