Professora Maria de Fátima Araújo é eleita paraninfa das turmas concluintes do CCBSA do período letivo 2019.1

5 de julho de 2019

Com uma trajetória de mais de trinta anos de docência na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), parte desse período vinculada ao curso de Ciências Biológicas do Campus V, a professora Maria de Fátima Araújo, foi escolhida como a paraninfa das turmas concluintes do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), período letivo 2019.1.

A docente, cuja formação acadêmica ocorreu na UEPB, onde ingressou para o curso de graduação em Serviço Social em 1981, militou no movimento estudantil, tendo passado pelo centro acadêmico de Serviço Social e Diretório Central dos Estudantes da UEPB, retornou à instituição como professora substituta em 1988, tendo atuado ainda como militante do Sindicato dos Docentes, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Pro-reitora de Graduação, Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu, entre outras atribuições.

Atualmente, a professora Fátima Araújo atua como representante da UEPB no Fórum Estadual de Educação, membro do Conselho Social da UEPB, e é responsável por coordenar o projeto “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, que há mais de 6 anos atua ajudando a dar dignidade e melhores condições de vida por meio de ações de formalização e organização em cooperativas, alfabetização e letramento de centenas de catadores de materiais recicláveis da Zona da Mata (João Pessoa, Bayeux e Santa Rita).

“Eu fiquei muito feliz por este convite, vejo que é um reconhecimento do nosso trabalho acadêmico, desenvolvido há 30 anos na  Universidade Estadual da Paraíba. É muito importante ser escolhida para dar a última orientação a estes alunos na cerimônia de Colação de Grau. Numa conjuntura tão difícil do ponto de vista econômico e político, com o desemprego atingindo 13,4  milhões de pessoas, eles concluem uma etapa importante na formação profissional. Isto nos preocupa e nos chama atenção para uma nova leitura do que está acontecendo no Brasil, considerando, também, que a oportunidade dos alunos darem continuidade à sua formação, na busca da pós graduação, também está comprometida, em virtude dos cortes na educação brasileira. Portanto, entendemos que  este  título também nos coloca diante de uma responsabilidade de  apresentar para essa geração que se forma neste contexto de grandes desafios, um olhar de esperança, mesmo diante de tudo que está  acontecendo no Brasil e no mundo. Acredito que essa realidade é possível ser revertida com a educação e com o conhecimento”, reflete a professora Fátima Araújo.

A colação de grau do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) do período letivo 2019.1 será realizada no dia 23 de julho, às 10h, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizada à Rua Rita Xavier de Oliveira S/N, Mangabeira.

Até o dia 23 de julho, das 8 às 20h, os formandos devem comparecer à secretaria de centro, para a retirada das becas que usarão durante a cerimônia de colação de grau. Para tanto, é necessário que aluno tenha cumprido os pre-requisitos de conclusão do curso (integralização dos créditos e defesa do TCC) e a assinatura de um termo de compromisso em que o formando e responsabiliza pela devolução da vestimenta.

Em reunião realizada junto ao cerimonial da UEPB no dia 16 de maio, foram escolhidos os formandos Vitória Gomes de Carvalho (Arquivologia), Damara Freitas Rodrigues (Ciências Biológicas) e Jarbele de Costa Silva (Relações Internacionais), para colar grau representando os demais concluintes. A formanda Juliana Sales de Freitas do curso de Ciências Biológicas, será a juramentista e a concluinte de Arquivologia Maria Eduarda de Oliveira santos será a oradora. A paraninfa das turmas concluintes será a professora do curso de Ciências Biológicas Maria de Fátima Araújo.

Texto e foto: Juliana Marques