Professor Josemar Henrique de Melo é eleito paraninfo das turmas concluintes do CCBSA do período letivo 2018.1

14 de dezembro de 2018

Com uma trajetória de militância no movimento sindical e em defesa do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Arquivologia paraibana, o professor do curso de Arquivologia da UEPB, Josemar Henrique de Melo, foi escolhido paraninfo das turmas concluintes do período letivo 2018.1 de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas e Administração Pública, do Polo de Educação a Distância de João Pessoa.

Graduado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutor em Documentação pela Universidade do Porto (Portugal) com reconhecimento em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Josemar Henrique de Melo teve uma carreira dedicada, sobretudo, ao trabalho em arquivos de instituições públicas e privadas, o que culminou com o ingresso no corpo docente da UEPB em 2008.

Atualmente o docente é responsável por ministrar componentes curriculares de Fundamentos Arquivísticos, Documentos Digitais e Gestão de Documentos. Além disso, é pesquisador na área de Ciência da Informação com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, sistemas de arquivos, gestão documental, administração em Arquivística, arquivos coloniais, documentos digitais e epistemologia arquivística e pesquisador em História, com ênfase em História luso-brasileira.

Além da atuação acadêmica, Josemar Henrique também integra a Comissão Provisória do Arquivo Público da Paraíba (CPAP) e acompanhou o trabalho de implantação do Arquivo da Prefeitura de João Pessoa. “Eu tenho procurado dar a minha contribuição para que a Arquivologia paraibana se consolide e para fortalecer o curso de Arquivologia da UEPB e acredito que essa homenagem é uma forma de reconhecimento dos alunos que acompanham esse meu esforço cotidiano a favor de uma área que eu abracei”, avalia o docente.

O professor ainda manifestou a alegria de ter sido escolhido paraninfo entre tantos nomes importantes na história do CCBSA, cuja tradição é eleger como paraninfos docentes, pesquisadores e técnico-administrativos que integram a comunidade acadêmica do Campus V. “Fiquei muito lisonjeado, não esperava ser homenageado dessa forma, e só tenho a agradecer a todos os estudantes que me confiaram essa missão”, comemora Josemar.

Colação de Grau 2018.1

A cerimônia de colação de grau do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas ocorrerá no dia 18 de dezembro, às 10h, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, localizada à Rua Rita Xavier de Oliveira S/N, Mangabeira.

Em reunião realizada junto ao cerimonial da UEPB no dia 13 de novembro, foram escolhidos os formandos Maurina Pinheiro da Silva (Arquivologia), Otoniel Gonçalves de Lima (Ciências Biológicas) e Larissa de Oliveira Viegas (Relações Internacionais), para colar grau representando os demais concluintes. A formanda Maria Eduarda Câmara do curso de Relações Internacionais, será a juramentista.

Outras informações: (83) 3223-1128

Texto e foto: Juliana Marques