Página do Campus V conta com link de memórias para divulgar registros fotográficos históricos do CCBSA

10 de julho de 2018

Com o objetivo de disponibilizar à comunidade acadêmica os registros fotográficos de eventos e atividades realizados desde a criação do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, foi desenvolvido o projeto de extensão “Passado e Presente do Campus V: memórias fotográficas”. O acervo do projeto está disponível no menu inicial da página do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (https://centros.uepb.edu.br/ccbsa).

Coordenado pelo professor José Wilker de Lima Silva, o projeto conta com a participação dos arquivistas Adriana Viégas e Rafael Melo, da assessora de imprensa Juliana Marques e dos estudantes Camila Santos Silva e Mariana Marinho.

De acordo com o professor José Wilker o projeto visa preencher uma lacuna referente à preservação e divulgação da memória do Campus V. “Uma vez que existe um ingresso contínuo nos corpos discente, docente e técnico-administrativo do Campus V, a falta de uma rápida divulgação de arquivos especiais evidenciando o histórico do Campus desde a sua criação acarreta no desconhecimento local tanto do crescimento e desenvolvimento sociais quanto materiais. Além disso, como a Universidade divulga os acontecimentos em cada Campi para a sociedade de forma contínua, é importante que a comunidade em geral tenha acesso aos acontecimentos através de fotografias e de forma reunida, pois, para o senso comum, uma imagem fotográfica é um documento levando em consideração a relação com o alusivo que esteve à sua frente na hora da captura da imagem, que representa uma ocorrência, um conteúdo, uma tese, uma situação que foi publicada digitalmente”, avalia o docente.

São divulgadas no link do projeto imagens da inauguração do Campus V em 2006, Festival das Nações, corridas e caminhadas do CCBSA, colações de grau, inaugurações de espaços, eventos acadêmicos diversos, entre outras atividades que foram realizadas nas instalações pelas quais o Campus V passou ao longo dos 11 anos de história do CCBSA.

Os estudantes, docentes e técnicos-administrativos que possuírem registros do Campus V e desejarem compartilhar as imagens com a equipe do projeto podem enviar o material através do e-mail: memoriauepbcampusv@gmail.com.