Obras do bloco de salas de aulas do Centro de Ciências Biológias e Sociais Aplicadas seguem em ritmo intenso

25 de setembro de 2018

A perspectiva de novos espaços para os cursos de graduação, pós-graduação e do Núcleo de Línguas do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é vislumbrada a partir do reflexo das obras em andamento na área do Complexo Educacional José Lins do Rêgo. A construção, cujo investimento financeiro e acompanhamento da execução é de responsabilidade do Governo do Estado, está prevista para ser entregue em maio de 2019.

Atualmente, os trabalhos estão na fase estrutural para, posteriormente, ser feita a vedação de todo o bloco, instalações elétrica e hidráulica, acabamentos e revestimentos. O edital de licitação para a realização da obra foi lançado em outubro de 2017 e, após essa data, foram encaminhados os trâmites necessários ao processo. A empresa aprovada no referido edital, Link Engenharia, está responsável pela construção do bloco com 18 salas de aulas. Todo o processo é acompanhado pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (SUPLAN), tendo a engenheira Idisa Virgínia Ferreira como responsável pela gestão do contrato e supervisão das obras.

A diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría Barrancos, destaca a importância da obra para a otimização dos espaços de pesquisa, extensão e práticas de ensino, além de possibilitar a expansão do Câmpus V. “Desde o início da nossa gestão buscamos soluções para essa dificuldade que o Câmpus V enfrenta, relacionada à falta de um espaço próprio. Atendendo a uma demanda da comunidade acadêmica, participamos da audiência do Orçamento Democrático do Estado, quando nos foi ofertada a possibilidade de construção do bloco de salas de aulas e consolidação definitiva do Câmpus V nas atuais instalações. Após dialogar com a comunidade acadêmica foi iniciado o processo licitatório por parte do Governo do Estado, seguindo os trâmites burocráticos necessários na administração pública. Estamos acompanhando o encaminhamento dessa iniciativa com a perspectiva de contar com espaços mais adequados para abrigar nossas atividades de ensino e nossos projetos de pesquisa e de extensão. Também poderemos, a partir da conquista desse novo espaço, consolidar o espaço físico do mestrado em Arquivologia, que em breve deverá estar em funcionamento, melhorar as acomodações da biblioteca, laboratórios, enfim, atenderemos demandas há tempos solicitadas pelos nossos estudantes, professores e técnicos-administrativos”, planejou a diretora.

De acordo com a professora Jacqueline, a direção de Centro e o setor de infraestrutura do Câmpus V têm procurado acompanhar o andamento da obra e buscado estabelecer um diálogo com a empresa responsável pela execução para facilitar a adequação do novo espaço à realidade da instituição. Porém, a diretora enfatiza que não há participação de nenhum servidor da UEPB nessa construção do bloco de salas de aula e todo o investimento de capital financeiro e responsabilidade pela execução são do Governo do Estado, por meio da Suplan e Link Engenharia, aprovada em edital de licitação.