Núcleo de línguas do CCBSA promove Workshop de Estudos Remotos gratuito e aberto ao público

7 de julho de 2020

O Núcleo de Línguas do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove, de 29 a 31 de julho, remotamente, a primeira edição do Workshop de Estudos Remotos em Línguas Estrangeiras, gratuito e aberto ao público.

A atividade que será transmitida pelo canal “UEPB Campus V CCBSA” e pelo Google Meet reunirá palestra, mesa redonda e oficinas nas quais serão abordadas algumas atividades teórico-práticas pensadas para o ensino-aprendizado de LE (Língua Estrangeira).

O evento é organizado pelo coordenador do Núcleo de Línguas, professor José Wilker Silva, e pelas docentes da UEPB Eneida Maria Gurgel de Araújo e Kariny Dias de Oliveira, e contará com a participação de docentes do Câmpus V da UEPB e de instituições convidadas.

A conferência de abertura do Workshop, a ser realizada no dia 29 de julho, às 9h30, contará com a participação da diretora do Campus V da UEPB, professora Jaqueline Echeverría Barrancos, do professor José Wilker Silva e da representante docente do Núcleo de Línguas Eneida Gurgel. Na sequência, será realizada a palestra de abertura “Reflexões sobre o ensino aprendizado e línguas estrangeiras na Era Digital”, com a participação do professor Fábio Marques de Souza.

O evento contará com as oficinas “GAMIFICATION: didactic proposals for teaching and learning in English”, que será realizada na quarta-feira, 29 de julho, das 14 às 16h; “El uso del Whatsapp como herramienta para desarrollar la destreza oral en lengua española”, que ocorrerá na quarta-feira, 29 de julho, das 16 às 18h; “La relación entre lengua y cultura a partir del uso de las TDIC”, que ocorrerá na quinta-feira, 30 de julho, 14 às 16h; “Pronunciation strategies for beginner students of the English”, a ser realizada na quinta, 30 de julho, 16 às 18h; “El uso de la gramática contractiva en el proceso de enseñanza-aprendizaje de ELE en tiemps actuales”, a ser realizado na sexta-feira, 31 de julho, 9 às 11h; “Studies about culture in the english as a foreign language (EFL) class: why and how?”, que ocorrerá na sexta-feira, 31 de julho, das 14 às 16h e “L’utilisation de la plataforme TV5 Monde pour le développement des habilités de compréhension du Français comme langue étrangère [FLE]”, a ser realizada na sexta-feira, 31 de julho, das 16h às 18h.

Os participantes do evento recebem certificado de participação que será fornecido aos que estiverem acompanhando as atividades. A palestra e mesa-redonda serão transmitidas pelo canal do CCBSA no Youtube e para participar dessa parte da programação não é necessário realizar inscrições prévias e os certificados de participação serão fornecidos via endereço eletrônico disponibilizado no chat.

Já para as oficinas, a comissão organizadora optou pelo uso da plataforma Google Meet, que permitirá uma melhor interação com o público e adequação ao formato de apresentação da temática. Nesse sentido, para estas atividades o número de participantes será limitado e os interessados devem realizar inscrições prévias via formulário eletrônico.

Texto: Juliana Marques