Jornada do Arquivista é realizada em João Pessoa para celebrar o dia do arquivista e discutir temas de relevância na área

20 de outubro de 2017

Com uma programação diversificada voltada a estudantes e profissionais da área, está sendo realizada, até este sábado, 21 de outubro, em João Pessoa, por meio de uma parceria entre as coordenações de curso e Centros Acadêmicos de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB), a Jornada do Arquivista.

O evento, que teve início na quarta-feira, 18 de outubro, contou com palestras, visitas técnicas, ato público, mesas de discussão e apresentações culturais. A abertura do evento foi realizada na quarta-feira (18) à noite, com a palestra “Arquivos digitais: proposta para o século da Informação”, ministrada pelo professor Josemar Henrique de Melo, sob mediação do professor Luiz Eduardo da Silva. Na quinta-feira (19), às 8h foi realizado um ato público na Praça Venâncio Neiva, e às 18h, no auditório do Campus V da UEPB, foi discutido o tema “Repositórios e preservação digital”, com a participação do professor Charlley Luz, e mediação do professor Josemar Henrique de Melo.

Na oportunidade, o professor Charlley Luz destacou a importância da abordagem dessa temática para estudantes e profissionais da área. “Na minha visão essa é a próxima fronteira que a gente está se encaminhando do ponto de vista profissional. O repositório digital vai ser o arquivo permanente do futuro. Para nós é um desafio que precisamos entender cada vez mais, um assunto que a gente precisa dominar”, enfatizou.

A coordenadora do curso de Arquivologia, professora Esmeralda Porfírio de Sales, lembrou da importância de serem realizadas iniciativas como esse evento, que fortalece a parceria entre os cursos de Arquivologia da UEPB e UFPB, possibilita o aprofundamento de questões inerentes à área e marca as comemorações alusivas ao dia do arquivista, celebrado nesta sexta-feira, 20 de outubro. “Durante o evento abordamos discussões necessárias à consolidação da Arquivologia paraibana, temas de relevância, como o Projeto de Lei 7.920, conhecido como PL da queima de arquivo, e lembramos o dia do arquivista com atividades voltadas não só aos estudantes como aos profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho”, explicou.

A Jornada do Arquivista prossegue nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 18h30, na UFPB, com uma palestra do professor Charlley Luz que visa aprofundar a discussão sobre o Projeto de lei 7.920. E o encerramento do evento será neste sábado, 21 de outubro, às 17h, no Campus V da UEPB com uma programação cultural.

Texto e foto: Juliana Marques