Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais do Campus V promovem ciclo de debates sobre pós-colonialismo

7 de outubro de 2019

A graduação e o mestrado em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promovem, nesta terça-feira, 8 de outubro, das 8h30 às 12h, no auditório Pioneiros, o “2º Ciclo de Debates – Ex-colônias em foco: discutindo pós-colonialismo”. O evento é voltado aos estudantes de graduação e Mestrado em Relações Internacionais, além do público em geral.

Na oportunidade, as pesquisadoras Giuliana Dias Vieira, Mônica Santana, Lucila Vilhena e Sílvia Nogueira, apresentam uma discussão sobre os efeitos do colonialismo em ex-colônias  a partir da realidade de países como Índia, Timor-leste, Austrália e Angola, considerando, por meio de teorias pós-coloniais, quais foram os efeitos desse processo do ponto de vista político, econômico e religioso.

De acordo com a professora Giuliana essa discussão possibilita lançar novos olhares para questões aparentemente definidas historicamente, mas, que na maioria das vezes são discutidas através de um ponto de vista do colonizador, de uma visão hegemônica. “A abordagem pós-colonialista tenta revelar outras construções e possibilidades de narrativas e possibilidades de narrativas e, portanto, de novas compreensões de determinados contextos, a parte dos considerados ‘subalternos’, do colonizado do sul global”, explica a docente.

Esse evento dá prosseguimento ao Ciclo de Debates que traz discussões contemporâneas de interesse da comunidade acadêmica de relações internacionais. Em 2016 foi realizada a primeira edição do evento com a temática das relações de gênero.

As inscrições para o evento devem ser feitas previamente através de formulário eletrônico.

Texto: Juliana Marques