Festival de Artes e Participação Social da UEPB tem início nesta quarta-feira (24) no Campus de João Pessoa

23 de abril de 2019

Oficinas, rodas de conversa, sessões de conversa e apresentações culturais marcam a terceira edição do Festival de Artes e Participação Social (FARPAS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que será realizada nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de abril, nos turnos da manhã, tarde e noite, no Campus V da UEPB, localizado à Rua Horácio Trajano de Oliveira, S/N, Cristo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Com o tema “FARPAS 2019 – O Festival dos sonhos”, o evento mantém a perspectiva de suscitar a reflexão e o debate de temas socialmente relevantes. “Escolhemos abordar a questão dos sonhos, não como algo fantasioso ou utópico, mas, como metas a serem alcançadas, desafios sociais a serem superados. Sonhamos com uma educação melhor, então o que fazer para buscar alcançar esse sonho? Temos o desafio do primeiro emprego, desejamos um Brasil melhor. Então nossas atividades serão permeadas por reflexões sobre como atingir esses ideais que buscamos”, explica o coordenador geral do evento, professor Henrique França.

Nesse sentido, o FARPAS 2019 terá rodas de conversa sobre o aquecimento global, sustentabilidade, violência de gênero, racismo, homofobia, machismo, uso de drogas, fakenews, saúde mental. Também serão ofertadas oficinas de pífanos, ukulelê, Tape Art, Danças Urbanas, Cordel, Empreendedorismo Juvenil, Graffitti, Pandeiro, arte circense. O evento contará ainda com sessões de cineclube exibindo os filmes “Onde fazer a próxima invasão”, de Michael Moore, “Salvo Conduto”, de Fernando Carvalho e “Jaguaribe Rio das Onças”, de Marcus Vilar. O encerramento da programação nos dois dias contará com apresentações das bandas “Pau de Dar em Doido”, “Digzin”, “Primavera Blue” e “Caburé”.

Confira a programação completa [wpfilebase tag=fileurl id=470 linktext=aqui /].

Sobre o FARPAS

Vinculado ao projeto de extensão “Memória, sociedade e cidadania (MUDDE): reflexão para além dos muros acadêmicos” e “Audiovisualmentes: produzindo e mediando conteúdos educacionais como ferramenta de disseminação social e comunicação pedagógica”, do curso de Arquivologia, o FARPAS reúne a comunidade acadêmica do Campus V da UEPB e Escola Estadual José Lins do Rêgo para discutir e promover uma reflexão sobre temas de relevância social e política da atualidade.

Durante essa edição de 2019 também haverá ações relacionadas ao “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”, instituído pelo Conselho Universitário da UEPB como forma de lembrar o centenário de nascimento do artista paraibano.

Texto: Juliana Marques