Estudante do Campus V realiza intercâmbio em Portugal e apresenta relato de experiência durante aniversário do CCBSA

10 de agosto de 2017

Enriquecimento curricular, contato com novas línguas e culturas diferentes, ampliação de conhecimentos e horizontes, amadurecimento pessoal e profissional. Esses são alguns dos benefícios do intercâmbio estudantil, experiência vivenciada por alguns estudantes do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba, a exemplo do aluno de Arquivologia Pedro Augusto, que esteve de janeiro e julho de 2017 cursando Ciência da Informação na Universidade do Porto, em Portugal, após ter sido aprovado em primeiro lugar para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidade – 2016.

A experiência vivenciada pelo estudante será apresentada durante a oficina “Intercâmbio Cultural: países, experiências e dicas”, que será ministrada pela Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da UEPB no dia 28 de agosto, das 14 às 16h no auditório Pioneiros, como parte da programação do evento “UEPB Campus V: 11 anos de história, conquistas e desafios”.

Na oportunidade, os participantes da oficina poderão se informar sobre os trâmites necessários para inscrever-se em algum dos programas que contemplam estudantes da UEPB, o perfil do intercambista, as dificuldades e os benefícios de participar de um programa desses. As inscrições para as oficinas são realizadas no site do evento (https://www.even3.com.br/ccbsa11anos), enquanto não forem preenchidas as 110 vagas disponibilizadas.

Além da oficina de intercâmbio, durante o evento de aniversário do Campus V o corpo de docentes do Núcleo de Línguas do CCBSA ministrará as oficinas: “Aspectos linguísticos e culturais em Inglês: como sobreviver em viagens internacionais”, com 55 vagas, “Aspectos linguísticos e culturais em Espanhol: como sobreviver em viagens internacionais”, com 20 vagas, “Aspectos linguísticos e culturais em Francês: como sobreviver em viagens internacionais”, com 20 vagas e “Linguagem em uso: um passeio cultural pela diversidade linguística paraibana”, com 15 vagas.

Enriquecimento da formação e desafios da troca de culturas

Para o estudante Pedro Augusto, que cursou o 6º período de Arquivologia na Universidade do Porto, a principal dificuldade encontrada foi de adaptação aos moldes de ensino diferentes e a saudade da família e amigos. E, dentre as principais conquistas, ele enumera a troca de culturas e o enriquecimento da formação.

“O modelo de ensino é diferente do nosso, não há a interação entre professor e aluno como no Brasil. Mas, todo o material é disponibilizado no sistema acadêmico o que facilita para termos acesso ao conteúdo e acompanhar melhor o ritmo dos estudos. Além disso, no que diz respeito à Arquivologia, eu pude conhecer uma nova realidade da área, de valorização. Na Europa, em todo lugar tem um cientista da informação”, relembra Pedro.

O estudante, que chegou a estagiar como voluntário na Biblioteca do Serviço de Documentação e Informação da Universidade do Porto, aproveitou a oportunidade para conhecer cidades como Barcelona, Madri, Lisboa, Salamanca, Nante e Lourdes e já faz planos para voltar à Europa para cursar pós-graduação e conseguir novas experiências profissionais.