Estudante de RI apresentará projeto voltado ao consumo consciente na Cúpula Ambiental da América Latina

10 de julho de 2020

O estudante Lucas Samuel da Silva, do Curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus V, em João Pessoa, é mais um aluno da Instituição que estará participando da Terceira Cúpula Ambiental da América Latina, a ser realizada em outubro de 2021, na Faculdade de Agronomia da Universidade Nacional de Buenos Aires (FAUBA), na Argentina. Além dele, foi selecionado  para o evento internacional, o aluno Emanuel Júnior Silva Soares, do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e Sanitária, localizado no Câmpus I, em Campina Grande.

Lucas Samuel vai atuar como delegado na Cúpula e apresentar o projeto de extensão “REUTILIZA: Desenvolvendo o consumo consciente e a Economia Criativa para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, orientado pela professora Lucila Vilhena e que se encaixa na esfera da sustentabilidade alinhada com o empreendedorismo. A iniciativa,  conforme destacou Lucas, visa demonstrar que a tecnologia é uma aliada para o alcance dos ODS e que, sem ela, se está fadado ao insucesso na implementação da necessária Agenda 2030, perdendo-se a oportunidade de construir uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.

Lucas disse que ficou surpreso em ser selecionado para o evento e que será uma grande satisfação representar o Brasil e a UEPB como delegado na Cúpula. “Fiquei muito feliz em ser selecionado pelo Comitê Organizador do evento. Me inscrevi sem ter muita expectativa e quando recebi o resultado final fiquei muito contente”, comentou. O estudante de RI acredita que essa será uma incrível oportunidade para o seu desenvolvimento profissional, para o currículo e para estabelecer uma rede de network com os estudantes dos demais países latinoamericanos.

“Minha expectativa é conhecer os avanços obtidos no campo da sustentabilidade, conhecer projetos inovadores e poder mostrar para a América Latina que a tecnologia é uma ferramenta muito importante para alcançar os ODS. Agradeço a UEPB por sempre oferecer aos seus discentes a oportunidade de ter experiências internacionais”, afirmou Lucas.

Ainda sobre o projeto, ele enfatizou que o seu objetivo é criar uma startup. Para isso, já está desenvolvendo um aplicativo e um site com o nome REUTILIZA, por meio dos quais os consumidores poderão, após a realização de um cadastro prévio, anunciar bens (novos ou usados) de que disponham e serviços que possam oferecer aos demais usuários, com a finalidade de efetuar trocas por outros bens ou serviços de igual valor.

“É uma espécie de escambo moderno, já que utiliza plataformas digitais. Na REUTILIZA, uma pessoa poderá anunciar bens e/ou serviços nos moldes do que já existe em outras plataformas como Mercado Livre, OLX, etc. Só que ao invés de o interessado comprar um produto ou adquirir um serviço, ele vai trocar por outro produto ou serviço de igual valor, o que será combinado entre os interessados em um chat aberto dentro da plataforma”, explicou o estudante, acrescentando que o projeto é importante por conscientizar as pessoas sobre a obsolência dos bens de consumo e estimular a reutilização dos mesmos que, em muitos casos, não possuem serventia para seu proprietário, mas ainda estão em perfeitas condições de uso para outra pessoa, contribuindo assim para o bem de todo o meio ambiente.

A Terceira Cúpula Ambiental de Estudantes da América Latina tem como objetivo discutir a sustentabilidade dos países latinoamericanos, bem como fortalecer a rede de alunos desses países. Durante quatro dias, os participantes assistirão a palestras de especialistas, participarão de oficinas e discussões. Eles irão debater a respeito de resultados e propostas sobre mudança global, gestão de resíduos, energia renovável, poluição, desmatamento e outros tópicos relacionados ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Texto: Severino Lopes
Foto: Arquivo pessoal