Empossadas nova direção de Centro e coordenações de cursos que compõem o Câmpus V da UEPB

3 de outubro de 2018

Foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Auditório do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a solenidade de posse da nova direção de Centro, além das coordenações e coordenações adjuntas dos cursos que compõem o Câmpus V da Instituição, em João Pessoa. O evento foi presidido pelo reitor Rangel Junior, que entregou as portarias de nomeação aos professores escolhidos em eleição pela comunidade acadêmica para o biênio 2018/2020.

Foram empossados para a direção do CCBSA a professora Jacqueline Echeverría Barrancos e o professor Ênio Wocyli Dantas, respectivamente diretora e diretor adjunto. Na coordenação do curso de Arquivologia tomaram posse os professores Henrique Elias Cabral França, (coordenador) e Sânderson Lopes Dorneles (coordenador adjunto). Já os professores Cleber Ibraim Salimon e Vancerde Brito Sousa tomaram posse como coordenador e coordenador adjunto do curso de Ciências Biológicas. Já as professoras Raquel Bezerra Cavalcanti Leal e Marcionila Fernandes foram empossadas para os cargos, respectivamente, de coordenadora e coordenadora adjunta do curso de Relações Internacionais.

O reitor Rangel Junior parabenizou todos os professores empossados e destacou que os novos gestores têm como desafio renovar práticas, condutas e ideias. Ele ainda afirmou que este momento atual de desafios, pelo qual todos estão passando, reforça a necessidade de que possam trabalhar em coletividade para contribuir na construção de um processo civilizatório mais humanizado.

“Precisamos ultrapassar barreiras que são invisíveis, mas que estão nas nossas relações. Vamos buscar fazer aquilo que a gente acredita que seja traduzido e preenchido de verdade, para que possamos aproximar cada vez mais aquilo que pensamos daquilo que dizemos e fazemos. Por isso, precisamos refletir da seguinte forma sobre práticas: é melhor errar com o coletivo do que tentar acertar sozinho, achando que é o centro do universo. Desejo a todos que cumpram com aquilo que se comprometeram, que possam colocar em prática essas propostas, além do êxito no trabalho. Tenham certeza de que terão, indiscutivelmente, apoio da gestão da UEPB”, destacou o reitor.

A diretora do CCBSA, professora Jacqueline Echeverría, que foi reconduzida ao cargo, destacou algumas ações que foram realizadas no Câmpus V nos últimos dois anos, agradeceu o trabalho e dedicação de todos os professores e servidores, bem como apontou os avanços nas áreas de ensino, extensão e cultura. Ela ainda apontou o trabalho da gestão, embasado na ética, respeito e disciplina, fatores que fundamentaram os bons resultados das atividades acadêmicas no Centro.

“Essa é a vitória de uma ideia que deve sempre estar na cabeça de todos nós. Trabalhar com todos, como foi o lema da nossa campanha. Tenho consciência que meu papel foi o de vencer o primeiro desafio: a conquista do prédio para o Câmpus V. Mas, desafios ainda maiores estão postos e a consolidação de uma cultura de universidade que fortaleça os princípios do ensino, da pesquisa e da extensão como um câmpus com atividade didática inovadora e uma universidade com profundo vínculo com a comunidade em que atua”, discursou a diretora.

Também participaram da solenidade de posse do Câmpus V, compondo a mesa de honra, o professor Ênio Wocyli Dantas, diretor adjunto do CCBSA; professor Francisco Jaime Mendonça, ex-diretor do CCBSA; Sandra Maranhão, servidora técnico administrativa do Câmpus V; Janiery Barbosa, aluna do curso de Arquivologia; e a vereadora de João Pessoa, Sandra Marrocos.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos