Curso de Arquivologia ganhará laboratório de conservação com equipamentos modernos e profissionais qualificados

20 de julho de 2016

Pioneiro do Estado da Paraíba, o curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está prestes a estabelecer mais um marco na formação de profissionais de excelência para atuar em todo o país: a inauguração do Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (LACRE), que ocorrerá no dia 3 de agosto, às 10h, no Campus V da UEPB.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Esmeralda Porfírio Sales, essa iniciativa “irá impulsionar as pesquisas, ações extensionistas e práticas de ensino na área de preservação e conservação de documentos, já desenvolvidas com destaque por discentes do curso que agora terão mais subsídios para a realização de trabalhos”.

O coordenador do LACRE professor Eutrópio Bezerra, destaca que além de equipamentos de qualidade o laboratório contará com profissionais qualificados auxiliando os usuários durante as atividades desempenhadas no local. “Certamente estamos diante de um dos melhores laboratórios de conservação do Nordeste, com equipamentos e profissionais que nos habilitam a trabalhar com restauração e conservação em acervos bibliográficos com a segurança e qualidade necessárias à boa prática acadêmica e profissional”, avaliou.

Além da readequação do espaço físico, que já era utilizado para as aulas de preservação e conservação de documentos, o laboratório foi equipado com mesa de umectação, Máquina Obturadora de Papel (MOP), câmera de desinfetação para gás inerte e um aparelho multifuncional desenvolvido pelo professor Eutrópio, destinado à armazenagem de água deionizada e hidróxido de cálcio, que é ligado diretamente ligado à cuba e à MOP. O espaço conta ainda com bancadas e pias.

Com o LACRE o curso de Arquivologia passa a contar com três laboratórios, já que o referido bacharelado conta com os laboratórios de Tecnologia da Informação e o Laboratório Integrado de Arquivologia, que são utilizados para atividades práticas acadêmicas desde 2011.