Catadores integrantes de projeto da UEPB são beneficiados com exames de vista e entrega de óculos de grau

21 de julho de 2017

Dignidade, geração de emprego e renda, melhoria na educação, sustentabilidade e qualidade de vida. Essas são algumas das metas alcançadas pelo projeto de extensão “Mobilização, inclusão e formação de catadores/as de materiais recicláveis da cidade de João Pessoa: uma experiência necessária”, desenvolvido pelo Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus V, em João Pessoa.

Como parte de uma ação desenvolvida pelo projeto, coordenado pela professora do curso de Ciências Biológicas da UEPB, Maria de Fátima Araújo, 25 catadores de materiais recicláveis receberão gratuitamente óculos de grau para poder fazer suas leituras e estudar melhor. Os catadores contemplados com a iniciativa realizaram recentemente as consultas e exame de vista e, nesta quinta-feira (20), escolheram, mediram e provaram a armação dos óculos na Ótica Rocha, em Campina Grande. No próximo dia 10 de agosto eles receberão os óculos prontos, confeccionados de acordo com suas necessidades.

A conquista é resultado de uma parceria entre a UEPB, secretarias de Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde do Estado, Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e Organização Sal da Terra. Na prova das peças, os catadores receberam toda a assistência e foram acompanhados por duas professoras do projeto, além da representante da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

De acordo com a professora Maria de Fátima Araújo, os 25 catadores são estudantes do Projeto de Alfabetização Para Jovens e Adultos, uma iniciativa do Governo Federal que na Paraíba funciona dentro da ação extensionista realizada pela UEPB. Eles estudam em um dos galpões do Centro de Triagem e Coleta Seletiva da UEPB, localizado na Rua Tancredo Neves, bairro de Mandacaru. A professora Fátima Araújo explica que 80% dos catadores de João Pessoa são analfabetos e os cadastrados do projeto estão tendo o contato com a sala de aula pela primeira vez.

Recém-inaugurado, o prédio onde as aulas acontecem e o projeto é desenvolvido atende, atualmente, a 700 catadores cadastrados. No espaço acontecem as palestras, oficinas e aulas. Alguns dos catadores sentiam dificuldades no aprendizado devido a problemas de vista, o que levou a coordenação do projeto a buscar junto aos parceiros as condições para oferecer os óculos aos estudantes.

Catador de material reciclável há mais de 20 anos e presidente da Associação Acordo Verde, Severino Pereira da Silva destaca que a iniciativa da UEPB tem ajudado a melhorar a qualidade de vida dos catadores. Ele não esconde o entusiamo em frequentar pela primeira vez uma sala de aula. Ele conta que os catadores que se deslocaram de João Pessoa para Campina Grande há muito tempo enfrentam problemas de vista e sonhavam em fazer os exames e receber os óculos. Agora poderão estudar sem maiores dificuldades. “Esse projeto tem sido uma maravilha e a Universidade tem ajudado muito a nossa Associação”, disse.

Presidente da Associação CataJampa e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Egrinalda dos Santos Silva ressalta que o projeto originado no CCBSA tem contribuído para melhorar a qualidade de vida dos catadores de João Pessoa através da Educação, além de favorecer o manuseio adequado dos resíduos sólidos e gerar sustentabilidade.

Catadora de materiais recicláveis há 20 anos, Carmelita Carneiro da Cunha, moradora dos Bancários, não escondia a satisfação,de fazer parte do projeto e ganhar seus óculos. “Agora eu preciso dos óculos porque virei estudante”, afirmou sorridente. Outro que comemorou a conquista foi Cleilton Nascimento Barbosa que, mesmo cansado devido ao trabalho ao longo de todo o dia com a coleta, tem feito se esforçado para não perder as aulas.

Professora de Ciências Biológicas do Câmpus V, Bárbara Alexandre Oliveira Santos acompanhou os catadores e destacou o esforço de todos em assistir as aulas. A frequência tem sido um dos pontos positivos do projeto. Representante da Secretaria de Desenvolvimento Humano, Kely Oliveira também acompanhou a ação e enfatizou o sucesso da parceria com a UEPB, que tem ajudado a melhorar a vida dos catadores e catadoras da Capital paraibana. “A parceria tem rendido bons frutos”, garantiu.

Em João Pessoa, o projeto funciona há quatro anos e, nesse período, ajudou a dar dignidade a vida de centenas de pessoas que antes retiravam seu sustento nos lixões. A UEPB oferece apoio logístico com o material escolar. Professora Fátima Araújo frisa que o projeto tem obtido resultados satisfatórios. A iniciativa envolve estudantes dos cursos de Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas. Além da extensão, o projeto realiza pesquisa e, para isso, conta com alguns alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Além da professora Fátima Araújo, estão envolvidos no projeto outros docentes do Câmpus V. O projeto, atua na identificação, sensibilização, mobilização, formação e inclusão em associações e cooperativas de catadores de cinco comunidades: Vale das Palmeiras, Comunidade do Baixo Roger (área do antigo lixão da cidade), São Rafael, Mandacaru e Empasa, desenvolvendo atividades de encubação, assistência técnica e nucleação. Essa ação foi criada no intuito de fortalecer a participação política dos catadores de João Pessoa, incrementando a renda, adequando suas atividades às normas de saúde e segurança no trabalho, inserindo-os em políticas sociais, entre outros benefícios.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti