Campus V recebe kits de primeiros socorros encaminhados pela Pro-reitoria de Gestão de Pessoas da UEPB

8 de maio de 2018

Com o objetivo de possibilitar condições para um atendimento emergencial em casos de pequenos acidentes no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a Pro-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UEPB encaminhou ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) dois kits de primeiros socorros que estão a disposição da comunidade acadêmica na secretaria de centro e laboratório didático do curso de Ciências Biológicas.

Cada kit reúne artigos básicos que podem ser utilizados em situações de urgência, como antisséptico para limpeza de ferimentos, clorexidina, gaze, algodão, esparadrapo, tesoura, soro fisiológico, luvas e ataduras. “Disponibilizamos o básico que os servidores podem utilizar em intervenções simples para urgência leves”, salientou a enfermeira da PROGEP Maísa Ferraz Pinto. “É importante frisar que essas maletas terão uma espécie de ‘controle’ com um objetivo maior. Ou seja, as informações sobre seu uso serão repassadas para o Setor de Saúde do Trabalhador mensalmente”, explicou Joselma Wilma Lacerda, técnica de segurança do trabalho da UEPB.

Segundo Joselma, “quando os responsáveis indicam se os produtos foram usados e em quais circunstâncias, ou se não foram utilizados porque não houve nenhuma intercorrência, é possível saber, por exemplo, as medidas que foram tomadas, quais foram as principais intercorrências, se os produtos estão dentro dos prazos de validade ou precisam ser repostos, entre outros aspectos”. Estas informações também colaborarão com a atividade do setor responsável pela Comunicação Interna de Acidentes de Trabalho (CIAT), uma ferramenta que visa contribuir para manter os dados atualizados sobre os possíveis acidentes na UEPB.