Campus V realiza parceria com Sebrae para a realização de formação em empreendedorismo para docentes e alunos

17 de abril de 2017

Com o objetivo de promover a formação e a cultura do empreendedorismo inovador entre discentes e docentes, o Campus V da Universidade Estadual da Paraíba realizou uma parceria com o Sebrae – PB, que possibilita a oferta para o público do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) de um curso de empreendedorismo que deve ser ministrado por professores capacitados pelo Sebrae.

Pelo termo de adesão firmado pela direção do CCBSA, devem ser indicados, inicialmente, três docentes do CCBSA, que devem cursar, gratuitamente, a capacitação ainda no primeiro semestre de 2017. A formação é realizada em 32h, por 4 dias seguidos. Posteriormente, esta capacitação poderá ser estendida para o corpo discente com a opção da oferta de uma disciplina completa (80h) ou em três módulos (60h).

No início deste ano, três docentes do CCBSA, Ana Lúcia Carvalho, Esmeralda Porfírio de Sales e Jacqueline Echeverría Barrancos, compuseram a turma pioneira deste curso, junto a docentes de outras instituições de ensino superior do Estado. Após essa experiência, o projeto de extensão “Empreendedorismo: práticas e projetos para se tornar um empreendedor na comunidade do Cristo Redentor em João Pessoa/PB”, que é coordenado pela professora Jacqueline Barrancos,  está ofertando uma vez por semana, nas instalações do CCBSA, um curso de empreendedorismo que atende a moradores do bairro do Cristo e utiliza a metodologia adotada pelo Sebrae nas formações com esse conteúdo. De acordo com a professora Jacqueline, o curso de empreendedorismo do Sebrae é uma oportunidade única para que os professores possam desenvolver o espírito inovador nas atividades de ensino, pesquisa ou extensão e isso se reflita na experiência de aprendizado possibilitada por estes profissionais no desenvolvimento dos futuros profissionais.