Câmpus V da UEPB sedia palestra durante Seminário sobre Arquivos Públicos e Governança que ocorre entre os dias 20 e 22 de novembro

19 de novembro de 2019

O Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sedia, na quinta-feira, 21 de novembro, às 19h, a palestra “Desafios para a implantação de sistema de Arquivos: Relato de Experiência”, a ser ministrada pela representante do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Ieda Bernardes. A atividade integra a programação o seminário “Arquivos e Governança Pública: a implantação do Arquivo Público”, que ocorre de 20 a 22 de novembro, através de uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Governo.

O evento tem como objetivo ressaltar a importância da implantação do Arquivo Público do Estado (APEPB) para a eficiência administrativa, transparência pública e preservação da memória do estado, além de apresentar os trabalhos já realizados pelo Arquivo. O seminário tem o apoio da UEPB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), , Fundação Casa de José Américo, Funesc, entre outros.

O Arquivo Público do Estado tem como missão orientar/normatizar a gestão da documentação no âmbito estadual, nos seus mais diferentes níveis de organização, como meio para prover o acesso aos documentos, além de promover a preservação da memória.

De acordo com a diretora do APEPB e docente do curso de Arquivologia da UEPB, Naiany Carneiro, é importante enfatizar que o Arquivo Público tem a competência de definir as diretrizes da política estadual de arquivos públicos e privados de interesse público e social. “Como ele ainda é recente, muitas secretarias e órgãos desconhecem a criação e a importância desse órgão e do Sistema de Arquivos para o Estado. Com esse seminário, vamos apresentar a diretoria do APEPB, mostrar as competências com relação à normatização e criação de diretrizes para a elaboração de políticas públicas entre outras abordagens”, explicou.

Naiany Carneiro ainda acrescentou que o evento vai contar com a presença da diretora técnica do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos Públicos do estado de São Paulo, Ieda Bernardes, e será um momento para que o público esclareça dúvidas sobre o papel do APEPB, bem como suas responsabilidades enquanto órgão na garantia da gestão dos documentos públicos conforme a Lei. “Essa é a oportunidade de unirmos forças por meio de parcerias. Ainda vamos contar com a presença de Ieda Bernardes que tem muito conhecimento nessa área e irá relatar sua experiência na administração paulista, no Arquivo de São Paulo que hoje é referência em termos arquivísticos. O evento tem uma programação instigante, sendo considerado mais um marco para a Arquivologia paraibana”, frisou.

20/11 (quarta-feira)
17h30 – Consultoria ao Arquivo Central da UFPB – Ieda Bernardes
19h – Palestra: Governança pública e políticas de gestão de documentos: do atendimento ao cidadão às demandas dos órgãos de controle. Palestrante: Ieda Bernardes – Coordenação da mesa: Julianne Teixeira
Local: UFPB – Auditório 211
Público em Geral

21/11 (quinta-feira)
8h – Mesa Redonda: Desafios para a implantação de Arquivos Estaduais: Relato de Experiência no APESP e no APEPB – Expositoras: Naiany Carneiro (APEPB) e Ieda Bernardes (APESP) – Mediação: Ana Andréa Vieira de Castro
Local: Funesc – Auditório 1, Mezanino 2
Público: Representantes dos Órgãos da Administração Direta e Indireta.
19h – Palestra: Desafios para a implantação de sistema de Arquivos: Relato de Experiência – Palestrante: Ieda Bernardes – Coordenação da mesa: Sânderson Dorneles
Local: UEPB – Auditório Pioneiros
Público: Professores, Estudantes, profissionais de Arquivo.

22/11 (sexta-feira)
8h – Consultoria à APEPB e à Codata – Ieda Bernardes