Campus V da UEPB realiza palestra com representante da Campus France sobre oportunidade de estudos na França

9 de abril de 2019

Com a participação de estudantes e profissionais interessados em vivenciar a experiência de um intercâmbio na França, foi realizada, na manhã desta terça-feira (9), no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) uma palestra sobre “Estudos na França” com a representante da Campus France Brasil Letícia de Pontes.

Na oportunidade, foram apresentadas as atribuições da Campus France, que é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional, a estrutura do ensino superior francês, oportunidades nos níveis da graduação, mestrado e doutorado, procedimentos de candidaturas, bolsas, cursos de francês na França, custos dos estudos, entre outros temas.

Promovido pela professora do curso de Relações Internacionais, Giuliana Dias Vieira e pela docente do Núcleo de Línguas do Campus V da UEPB e presidente da Associação de Professores de Francês na Paraíba Rossana Koffmann, o evento contou com a presença da diretora da Aliança Francesa Eloíse Dumas, da diretora do CCBSA, Jacqueline Echeverría Barrancos, e de um público formado, sobretudo, por estudantes de cursos de idiomas e Relações Internacionais. O estudante do 1º período de Relações Internacionais, Pedro Nunes destaca que a palestra foi uma oportunidade de conhecer as possibilidades para que ele possa realizar o sonho de estudar fora do país e desenvolver o francês. “Eu já tinha interesse em fazer francês fora do país não só por conta da profissão que eu escolhi, já que eu quero ser diplomata, como pela cultura francesa que me atrai. Então quando eu soube dessa palestra que nos apresenta um leque de opções eu me interessei e vou aproveitar para sanar todas as duvidas”, explicou.

Presente em mais de 110 países, a Campus France atua na orientação gratuita sobre estudos superiores na França (informações gerais, prazos de inscrição, pré-requisitos, procedimento, bolsas etc.); esclarecimento de dúvidas e acompanhamento gratuito das candidaturas, no procedimento pré-consular obrigatório para a solicitação do visto de estudante, entre outros.

Além do Campus V da UEPB a entidade tem visitado outras instituições em todo o país e a palestra na UEPB, assim como as demais atividades com a finalidade de apresentar as oportunidades de estudos na França, é gratuita e aberta ao público em geral.

Texto e fotos: Juliana Marques