Câmpus de João Pessoa realiza diversas atividades online alusivas aos 14 anos de fundação do CCBSA

1 de setembro de 2020

Tradicionalmente o mês de agosto é de comemoração para o Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), pois, no dia 28, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas esteve fazendo 14 anos de fundação. Todos os anos é realizada uma programação presencial alusiva à data, no entanto, devido à pandemia da Covid-19, em 2020 o evento teve que ser repensando para ocorrer no formato on line. E mesmo diante das limitações, readequações e novos aprendizados que o ambiente remoto oferece, a direção do Centro de Ciências Biológicas realizou, de 26 a 31 de agosto, diversas atividades celebrativas com a participação da comunidade acadêmica.

Compuseram a programação a “Exposição de Fotografias do Curso de Arquivologia“, as mesas “Novas Oportunidades, Novos desafios no Campus V”, “Universidade e Sociedade: os desafios contemporâneos”, “Caminhos da Pesquisa Científica: acesso e uso de base de dados no fazer da ciência”, “COVID-19 e a Modernidade: mais uma crise ou esgotamento de um sistema de reprodução da existência?”, “Empreendedorismo e Ações Inovadoras na UEPB”, “Os registros das informações orgânicas em saúde: A Arquivologia e os Arquivistas no enfrentamento das pandemias” e “Nas trilhas da difusão científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”.

Também foram realizados os minicursos do Núcleo de Línguas: “Classes Gramaticais no Ensino de Inglês Aplicadas ao vocabulário da pandemia de 2019”, “Regras de cortesia e choques Culturais no ensino de línguas estrangeiras” e “Curiosidades francesas: importante conhecê-las”.  Além disso, a direção do CCBSA também divulgou um vídeo com um balanço das reformas e ações realizadas no Câmpus V.

As atividades contaram com a organização da direção do CCBSA e da equipe vinculada ao setor; o apoio das coordenações dos cursos de Arquivologia, Ciências Biológicas e Relações Internacionais; do projeto SESA, que cuidou do apoio tecnológico para a realização das lives; dos projetos “Nas trilhas da difusão científica” e “Base de dados científica”, que propuseram atividades para compor a programação; do Núcleo de Línguas que realizou minicursos com o padrão de excelência que este setor tem apresentado em seus eventos, e todos os docentes, técnicos-administrativos e estudantes que auxiliaram na preparação e operacionalização das atividades, participando das mesas, ministrando conteúdos e prestigiando as ações.

Todas as atividades foram realizadas por via remota, seja através do Google Meet, Facebook e, grande parte das atividades, através do canal do CCBSA no Youtube onde estão salvos os vídeos do evento.